A diferença é que, enquanto o pronome relativo que é invariável, o pronome relativo qual é flexionado em gênero e número: o qual, a qual, os quais, as quais. O qual e que: Aquele aluno, o qual foi selecionado para representar o colégio, é o Pedro.
A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente. O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado.
"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.
Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.
45 curiosidades que você vai gostar
Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.
Na qual. 1. É um pronome relativo. Parte de um discurso, ou de um poema épico, na qual se apresenta o tema a ser desenvolvido...
1 nesta, em, nela, nisto, numa.
1 em que, na qual, nos quais, nas quais, onde, quando. Exemplo: O colégio no qual eu estudei já não existe mais.
2. Pdp. Abreviação de "Pode pá". Utilizado pra reafirmar uma sentença ou ideia.
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Frequentemente observamos o uso indiscriminado de onde no lugar de em que, sobretudo em linguagem informal. No entanto, é importante lembrar que o emprego de ambos tem algumas distinções. Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico.
Como rejuntar tijolinho no piso?
Como reinstalar placa de rede?
O que é preciso para ser um bom engenheiro elétrico?
O que é ser um líder de si mesmo?
Quando o CPF está pendente de regularização?
O que precisa para ser um homem?
Como reiniciar roteador da Net remotamente?
Quem pode ser responsável técnico no CREA?
O que é comportamento de liderança?
Como se tornar um líder motivador?
Onde comprar óleo para revender?
Como ser simples e elegante homem?