Essa modalidade de obsolescência – a perceptiva – ocorre de maneira diversa: se na obsolescência programada o bem ou produto é que se torna obsoleto e demanda a substituição, na obsolescência perceptiva o bem ou produto ainda é perfeitamente utilizável, mas a sua aparência desperta no consumidor o desejo de ...
A obsolescência perceptiva acontece quando as mídias ou grupos te induzem a consumir produtos que se tornam obsoletos antes do tempo, por exemplo: Ao comprar o SUPERPHONE X a mesma marca lança após um ano o SUPERPHONE Y e o grupo ao qual você pertence, seu ídolo ou até mesmo as mídias te induzem a acreditar que o seu ...
A obsolescência perceptiva (ou obsolescência percebida) ocorre quando um produto ou serviço, que funciona perfeitamente, passa a ser considerado obsoleto devido ao surgimento de uma nova versão, com estilo diferente ou com alguma alteração em sua linha de montagem.
A obsolescência perceptiva é uma estratégia que tem o objetivo de estimular o consumo e aumentar as vendas. ... Esta estratégia é deferente da obsolescência programada, que consiste na fabricação de produtos que propositalmente irão apresentar defeitos em um tempo determinado, obrigando o consumidor a adquirir outro.
Entende-se por obsolescência planejada – ou obsolescência programada – um processo em que mercadorias são fabricadas com o intuito de apresentarem algum tipo de limitação em um tempo predeterminado a fim de que se tornem rapidamente obsoletas, aumentando, assim, o consumo.
43 curiosidades que você vai gostar
A obsolescência programada foi criada na década de 1920, pelo então presidente da General Motors, Alfred P. Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a fazerem constantes substituições, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios de seus veículos.
São elas: a obsolescência programada ou de qualidade, a obsolescência perceptiva ou de desejabilidade e a obsolescência tecnológica ou de função.
Essa durabilidade menor, que seria programada pelas fábricas, teria um objetivo claro para os negócios: aumentar a frequência de compras e, consequentemente, o lucro das companhias.
Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.
O Greenpeace (2010) afirmou que o resíduo eletrônico já totaliza 5% de todo o resíduo sólido no mundo, e um dos fatores que ajudam nesse crescimento desenfreado de “geração de resíduo eletrônico” é a obsolescência perceptiva e programada dos equipamentos que cada vez se torna maior, pois trata-se de uma estratégia que ...
A Obsolescência de função, obsolescência funcional ou obsolescência tecnológica, como também é conhecida, ocorre quando um produto, mesmo funcionando e cumprindo a função para o qual foi projetado, é substituído por um novo, com tecnologia mais avançada, que acaba desempenhando com mais eficiência as necessidades do ...
A obsolescência programada é a ação deliberada de criar, produzir e ofertar ao mercado um produto que tem um ciclo de vida útil menor do que poderia ter, no intuito de forçar os consumidores a estarem sempre adquirindo novos produtos.
Ela mostra como este modo de produção e de consumo mudou a relação do indivíduo com o produto, gerou inúmeras consequências ambientais e também propiciou a ascensão de resistências dentro da sociedade contra o consumismo ilimitado.
“A obsolescência programada tem como aspectos negativos o estímulo ao consumismo, o aumento do volume e da diversidade de resíduos, a redução da vida útil dos aterros e o aumento do consumo de insumos”, ressalta.
Empresas podem estar diminuindo a vida útil de produtos de propósito; entenda a prática. ... Ou mesmo trocar um produto em poucos meses de uso porque ele simplesmente deixou de cumprir sua função? É possível que não tenha sido um defeito, mas sim a intenção da fabricante de que você precisasse comprar um novo rapidamente.
O que significa exatamente a vida útil? Que há uma estimativa de quanto tempo pode ser usado sem perder suas características essenciais. Esta estimativa muitas vezes é proporcionada às empresas fabricantes para fornecer informação ao consumidor.
Os avanços tecnológicos e a redução do ciclo de vida útil dos aparelhos eletrônicos geram um crescimento exponencial de resíduos eletrônicos, que ao não obterem destinação adequada podem causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. no mercado e assinala um aumento espetacular na indústria da remoção do lixo.
Quando o produto se torna inútil devido a mudanças em outros produtos. Por exemplo, os relhos tornaram-se obsoletos quando as pessoas começaram a andar em automóveis, em vez de charretes. Quando as peças de reposição se tornam tão dispendiosas que se torna mais interessante comprar um produto novo.
É conseguir entender os conceitos que estão por trás das ferramentas, uma vez que as ferramentas evoluem e o conhecimento específico fica obsoleto - cada vez mais rápido. ...
A exclusão engendra o processo de consumo, pois os produtos comercializados na sociedade contemporânea são produzidos segundo um sistema de obsolescência programada.
Além de forçar a população a comprar cada vez mais, a obsolescência programada causa um outro problema: o acúmulo de lixo eletrônico. ... A indústria da tecnologia produz, sozinha, 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, de acordo com uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto. Dessa forma, as empresas lançam produtos no mercado para que sejam rapidamente descartados e substituídos por outros.
A obsolescência programada, para os que ainda não estão familiarizados com o conceito, é uma estratégia da indústria para “encurtar” o ciclo de vida dos produtos, visando a sua substituição por novos e, assim, fazendo girar a roda da sociedade de consumo.
Qual o objetivo do texto ao colocar a fala da diretora executiva do Instituto pelo Consumo Responsável durante a explicação do que é a “obsolescência planejada”? a) Expor a visão do consumidor sobre o assunto de seu interesse.
VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR
A obsolescência programada é um exemplo claro desse descompasso, pois simultaneamente é responsável por violar os direitos do consumidor, o que acarreta um consumismo desenfreado e por consequência uma produção excessiva de lixo.
Porque existe pobre e rico na sociedade?
Como o plástico pode afeta a vida marinha?
Como o lixo vai parar nos oceanos?
É possível visitar o Castelo de Itaipava?
Como o podcast pode contribuir no dia a dia do estudante?
Quais são os tipos de plástico?
Como o poder das pontas na eletrostática é aplicado no dispositivo para-raios?
Como escrever dentro de uma moldura no Word?
Quanto custa a passagem de ônibus de Itu para São Paulo?
Como ir para uma coordenada no Minecraft comando?
Como fazer o R de registrado no teclado?
Como usar blusa decotada nas costas?
Como fazer calopsita ficar em silêncio?
Como se credenciar como dentista na Unimed?
Dá para usar calça pantalona com tênis?