Na concussão, o dente NÃO apresenta mobilidade, apresentando-se sensível à percussão. ... Na subluxação, que é o que nos traz a última assertiva, o dente apresenta sensibilidade à percussão, já tem mobilidade, porém, sem deslocamento, e pode apresentar (não é em 100% dos casos) sangramento na margem gengival.
Subluxação: Ocorre rompimento de um número maior de fibras do ligamento periodontal, aumentando as áreas de hemorragia e edema. Pode ser observado logo após o trauma sangramento pelo sulco gengival. Não há deslocamento do dente, mas pode haver uma leve mobilidade dental. Tratamento: seguir as Orientações Básicas.
Na concussão dentária, há uma força intensa e súbita sobre as estruturas dentárias e alveolares, mas não o suficiente para fraturar o dente ou o osso do processo alveolar. Na concussão dentária, a força se concentra em uma região muito pequena, lesando-a focalmente.
A luxação intrusiva é um tipo de traumatismo dentário em que o dente é deslocado para o interior do osso alveolar, devido à forças axiais provenientes de um impacto. É mais prevalente na dentição decídua, em função da maior porosidade e resiliência óssea.
Os tipos de trauma são divididos em trauma de tecido dental (trinca de esmalte, fratura de esmalte, fratura de esmalte e dentina, fratura de esmalte e dentina com exposição pulpar, fratura coronorradicular sem e com exposição pulpar, fratura radicular) e trauma de tecido periodontal ou de suporte (concussão, subluxação ...
44 curiosidades que você vai gostar
As principais causas dos traumas nos dentes são colisões que acontecem de forma acidental, quedas, acidentes em práticas esportivas, estresse, desordem e maus tratos.
A luxação extrusiva é um dos problemas devido a esses traumas, sendo caracterizada pelo deslocamento parcial do dente para fora do seu alvéolo, quando ocorre deve-se tentar o reposicionamento do elemento dentário e a confecção de uma contenção semirrígida por três semanas.
O tratamento das luxações laterais consiste no reposicionamento digital ou com o auxílio de um fórceps e posteriormente sua fixação com contenção flexível para evitar um excessivo movimento durante o período de cicatrização (ANDREASEN,2003).
Na luxação extrusiva o tratamento consiste no reposicionamento do dente, que muitas vezes é conseguido com pouco ou nenhum desconforto dispensado, inclusive a infiltração anestésica. Reposicionado o dente, deve-se proceder à contenção com resina composta por três semanas (MARZOLA; BRAMANTE et al., 2005).
Diferente da contusão, as concussões causam uma disfunção cerebral temporária, sem apresentar fratura do crânio ou feridas na cabeça. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana.
Lave a região delicadamente com água morna, e se houver fragmento grande de dente, colocá-lo em leite, soro ou na própria saliva e procure imediatamente um dentista. Após o trauma, é comum ocorrer uma mudança de cor.
- lavar o local do trauma com panos umedecidos com água filtrada; - aplicar gelo no local do trauma, protegendo a pele do contato direto com o frio; - coletar o dente avulsionado ou a coroa quebrada e acondicioná-lo em local adequado; - dirigir-se a ao consultório odontológico mais próximo o mais rápido possível.
Atualmente, quando há referência à articulação temporomandibular (ATM), o termo subluxação refere-se ao deslocamento auto-redutível do côndilo mandibular anteriormente à eminência articular, o que não ocorre na luxação, na qual há necessidade de redução manual do côndilo deslocado para a cavidade glenóide.
A hipoplasia do esmalte define-se como formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte, podendo expor os túbulos dentinários, destacando-se como etiologia: deficiências nutricionais, hipocalcemia, trauma, eritroblastose fetal, infecções, ingestão de substancias químicas e alterações hereditárias.
Se o dente de leite se movimentou, entrou na gengiva (ou entortou de alguma forma), não tente colocar o dente de volta no lugar, procure imediatamente um especialista para verificar o que aconteceu e fazer o tratamento necessário.
A luxação lateral é um tipo comum de TD de alta intensidade, causando deslocamento do elemento em uma direção diferente da axial. O ligamento periodontal é rompido e ocorre contusão ou fratura do tecido ósseo alveolar de suporte.
Luxação do ombro - cirurgia
A operação de Latarjet consiste em formar um batente ósseo, fixando com 2 parafusos um pequeno enxerto transferido da coracóide e impedindo assim a luxação da cabeça. Atualmente, é possível efetuar ambas as cirurgias com recurso a técnicas minimamente invasivas, isto é, artroscopia.
Os estágios de Nolla (1960) demostram o período de desenvolvimento dos dentes permanentes, desde a presença do folículo dentário até o dente completamente formado e em função na cavidade bucal.
O tempo de tratamento será estabelecido de acordo com a gravidade da lesão mas, normalmente varia de um a dois meses. O objetivo é manter a articulação imóvel, até que sua recuperação seja total.
A extrusão resulta de um deslocamento axial do dente, apenas de forma parcial, para fora do alvéolo resultando na maioria das vezes em necrose pulpar. Medidas preventivas são de suma importância para se evitar perdas estéticas funcionais, psicológicas e econômicas que o traumatismo dentário acarreta.
Sinais e sintomasDor latejante no dente, maxilares ou pescoço.Inchaço na bochecha.Sensibilidade ao contato com frio ou calor.Sensibilidade causada por pressão.Febre.Inchaço dos linfonodos no pescoço.
Com relação ao tratamento, no caso do dente mole, o primeiro esforço é no sentido de estabilizar o dente, o que pode ser feito com o uso de uma contenção flexível. O tratamento leva, em média, duas semanas, tempo necessário para os ligamentos de curarem.
Entre os sinais e sintomas mais comuns da necrose dentária destacam-se a descoloração do dente, o aparecimento de abcessos ou fístulas e a dor. A dor associada à necrose pulpar costuma ser descrita como espontânea.
As sequelas mais comuns na dentição decídua englobam a necrose pulpar, reabsorção radicular, alteração de cor, retenção prolongada e obliteração pulpar (ASSUNÇÃO; CUNHA; FERRELE, 2007; ANDREASEN, J.; ANDREASSEN, F.; ANDERSSON, L., 2007; MALMGREN et al., 2012) e nos casos mais graves, pode ocorrer até mesmo a perda do ...
Quem é responsável pelo tombamento?
Qual a diferença entre prática docente e prática pedagógica?
Como ocorre a purificação eletrolítica do cobre?
Quais são os animais de Madagascar?
Como usar bijuterias sendo alergica?
Que animais vivem em Madagascar que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do planeta?
Pode peticionar durante o recesso?
Qual corrimento indica que a menstruação vem?
Qual tinta de cabelo mais natural?
Qual a classificação da sinalização vertical?
Como endurecer a aba do chapéu de gaúcho?
Qual é o melhor remédio para dor de cabeça?
O que significa ser uma pessoa ardilosa?
Quantas fases tem o jogo mais difícil do mundo?
Qual é o valor mínimo da conta de luz?