A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador). A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).
Em primeiro lugar, é importante entender que sintético é o mesmo que resumido, portanto, se a voz passiva é sintética, ela é composta apenas pelo verbo, pronome “se” e sujeito paciente. Veja o exemplo: Aluga-se apartamento.
A voz passiva analítica é formada com o verbo auxiliar “ser”, conjugado no mesmo tempo verbal do verbo principal da voz ativa, seguido do particípio passado do verbo principal.
Nas orações indicativas de voz passiva, o sujeito sofre ou recebe a ação. Exemplo: O desenho foi feito pela menina. Na frase acima, "o desenho" é o sujeito que sofre/recebe a ação de ser feito.
Na voz passiva analítica, a frase é formada por um verbo auxiliar e um verbo principal no particípio. Normalmente, é usado o verbo ser como verbo auxiliar. Como verbo principal pode ser usado qualquer verbo transitivo, que aceite complementos.
41 curiosidades que você vai gostar
Por exemplo, “Você leu isso?” (veja na tirinha), como ficaria na voz passiva? “Isso foi lido por você?”; aqui, o agente passa para o final da frase e o sujeito passa a ser o que era o objeto da ação, causando certa estranheza na frase.
A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.
Ao contrário da voz ativa, a voz passiva evidencia o sujeito que sofre determinada ação (o chamado sujeito paciente). Logo, a voz passiva pode ser usada para evidenciar não o agente, e sim quem está sendo impactado por ela.
Na voz ativa, o sujeito pratica a ação. Exemplo: O menino tirou a foto. Na frase acima, “o menino” é o sujeito que pratica a ação de tirar a foto.
Vozes verbais: ativa, passiva e reflexivaVoz ativa: Eu vi o menino no parque.Voz passiva: O menino foi visto por mim.Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.
Veja exemplos de frases construídas de acordo com a regra de formação da voz passiva analítica: O último pedaço de torta foi comido por mim. O último pedaço de torta (sujeito paciente) foi (verbo auxiliar) comido (particípio) por (preposição) mim (agente da passiva) Meu carro seminovo foi vendido pelo meu pai.
Frases na voz passiva sintética
Vendem-se casas restauradas. Aumentou-se o preço dos ovos de chocolate. Fez-se a receita de pudim de pão. Leram-se as obras de Machado de Assis.
frase sintética
Definição: Uma frase ou proposi o, dita sint tica se, para se determinar o seu valor de verdade, for necess rio recorrer a dados emp ricos, como,por exemplo, na frase "o Jo o roubou o livro".
Agente da Passiva é o termo que indica quem ou o que executa a ação de um verbo na voz passiva. Esse termo vem sempre depois de preposição. Compare as orações na voz ativa e passiva: João comprou a vitamina.
A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo). São eles: me, te, se, nos, vos e se.
São três as vozes verbais:a) Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo. Por exemplo:b) Passiva: quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo. Por exemplo:c) Reflexiva: quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica e recebe a ação.
No português, as vozes verbais podem ser de três tipos:voz ativa;voz passiva;voz reflexiva.
De acordo com o Dicionário Terminológico (DT), a frase passiva é uma «construção em que participam alguns verbos transitivos directos, transitivos directos e indirectos ou transitivos predicativos, na qual o constituinte interpretado como complemento de uma relação de predicação é realizado como sujeito, sendo o verbo ...
A voz passiva é utilizada para demonstrar interesse pela pessoa ou objeto que sofre uma ação, ao invés da pessoa ou objeto que realiza a ação. Em outras palavras, a coisa ou pessoa mais importante passa a ser o sujeito da oração.
A voz passiva é formada pelo verbo to be + verbo principal no particípio passado. No entanto, só podemos formar a voz passiva com verbos transitivos, ou seja, que são acompanhados por um objeto, uma vez que o objeto da oração na voz ativa ocupará a posição de sujeito na voz passiva.
Sujeito agente e sujeito pacientea) Sujeito agente: é aquele que executa a ação expressa pelo verbo.Maria preparou o jantar para todos.João viajou para São Paulo.Marcos construiu aquela casa.b) Sujeito paciente: é aquele que sofre a ação.O jantar foi preparado por Maria.A maçã foi mordida por ela.
Ocorre quando o sujeito recebe ou sofre a ação verbal. As orações na voz passiva possuem a passividade, mas a passividade não existe apenas em orações na voz passiva! ... Nas duas construções, não há estrutura de voz passiva, mas os sujeitos (“O Brasil e “O funcionário”) são passivos em relação à ação verbal.
QUESTÃO 2 – São exemplos de frases na voz passiva em inglês, exceto: a) The record was broken by Dan in 2016. b) They got vaccinated for coronavirus. c) The victim was assaulted by the tow truck driver.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como se fala em inglês 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20?
Como fazer Keira Metz ir para Kaer Morhen?
Qual é a posição da Gina no quadribol?
Para que serve o chá de pimenta calabresa?
Qual o objetivo da mediação de conflitos?
Qual é a importância da prática pedagógica?
Quando o imóvel de família pode ser penhorado?
Para que serve o rolamento da roda?
Tem como ganhar massa muscular com HIIT?
O que é licitação e quais seus princípios?
Como saber se o problema é com a internet ou o roteador?
O que é um segmento de mercado?
O que fazer para o ovo não espirrar?
Quais as profissões que trabalham 6 horas por dia?
Quando o contrato de experiência é prorrogado automaticamente?