A desvantagem principal do SSD é o preço, tanto para um drive externo como para um notebook equipado com SSD, na comparação de um modelo similar, mas que vem com armazenamento HD.
Em primeiro lugar, a estrutura do SSD, que funciona módulos de memória flash, garante mais agilidade na leitura dos dados. Enquanto no caso do HD o braço mecânico tem que varrer o disco magnético para ler e salvar os arquivos, o que acaba tornando a tarefa mais demorada.
Se você procura uma tecnologia que permite mais velocidade em armazenamento, desempenho melhor no sistema operacional, o SSD é o mais indicado. Contudo, se precisar de uma capacidade maior de armazenamento de dados, com um preço mais acessível, o HD atenderá melhor.
Nos modelos mais simples de SSD essa taxa facilmente ultrapassa os 500 MB/s para leitura e 300 MB/s para gravação. Em resumo: um computador equipado com o componente vai ler os dados três vezes mais rápido do que um HD comum e, pelo menos, armazenar informações duas vezes mais rápido.
Assim como se sua necessidade for mais voltada para escrita e leitura, um drive SSD de 120 GB é uma opção suficiente. Lembre-se sempre que o sistema operacional Windows 10 utiliza normalmente até 60 GB do SSD para sua instalação, então, no caso de um SSD de 120 GB, você terá apenas 60 GB.
27 curiosidades que você vai gostar
Uma pane durante a inicialização ou durante o uso do sistema indica um problema potencial do SSD, ou corrupção de arquivos do sistema operacional. No entanto, se o seu sistema inicializar com sucesso após algumas reinicializações, é um sinal claro de um SSD está "indo pro saco".
Os HDs tradicionais são relativamente baratos se comparados aos SSDs: pelo valor de um SSD de 256 GB é possível conseguir 4 TB ou mais em discos rígidos. No quesito preço, uma dica é dividir o preço de varejo da unidade por sua capacidade de armazenamento para obter um preço por gigabyte.
A principal vantagem do SSD sobre os HDs tradicionais é a velocidade em guardar e acessar arquivos em sua memória Flash, o que ocorre de forma praticamente instantânea. As taxas de leitura e transferências ficam em torno de 500 MB/s em SSDs mais básicos, mas podem ultrapassar 7.000 MB/s em modelos mais modernos.
Um SSD deixa seus jogos mais rápidos? Via de regra, um SSD de boa qualidade costuma acelerar o carregamento dos seus aplicativos e jogos, principalmente nos títulos mais modernos, desde que projetados para tirar vantagem dessa diferença de desempenho. Contudo, esse resultado pode variar bastante de jogo para jogo.
Como tirar mancha de saída de praia?
Como funciona a licença maternidade com férias?
Qual a diferença da margarina para o creme vegetal?
Quais as principais causas da mortalidade materna?
Qual é a diferença entre consciente e inconsciente?
Quanto tempo dura um curso de técnico em óptica?
Qual a diferença da Colica menstrual e da gravidez?
Qual é a fórmula do campo elétrico?
Quantas gramas de cogumelo usar?
Como Freud tratava a histeria?
Como impermeabilizar por cima do piso?
O que é desenvolvimento cognitivo infantil?
O que é ADI no direito constitucional?