Qual a diferença entre o direito objetivo e subjetivo?

Pergunta de Benjamim Ivan de Andrade em 03-10-2025
(41 votos)

O Direito Objetivo estabelece normas de conduta social. De acordo com elas, devem agir os indivíduos. Já o direito subjetivo, designa a faculdade da pessoa de agir dentro das regras do direito (FACULTAS AGENDI). É o poder que as pessoas têm de fazer valer seus direitos individuais.

Qual é a diferença entre direito objetivo e subjetivo?

De modo geral, o direito objetivo são as normas criadas pelo Estado (normas agendi), cujo seus descumprimentos, geralmente, acarretam em uma sanção. Por outro lado, o direito subjetivo é, segundo Francisco Amaral, “o poder que a ordem jurídica confere a alguém de agir e de exigir de outrem determinado comportamento”.


O que é um direito subjetivo?

Já a expressão direito subjetivo (right), por sua vez, refere-se a uma faculdade incorporada à chamada esfera jurídica do sujeito em decorrência de previsão do direito objetivo. Cuida-se da faculdade de um sujeito realizar uma conduta comissiva (ação) ou omissiva (omissão) ou exigi-la de outro sujeito.

O que é direito subjetivo exemplos?

Em resumo, a expressão direito subjetivo é utilizada quando a palavra direito for sinônimo de prerrogativa. Exemplos: Direito de cobrança de um valor em dívida através de uma ação judicial. Direito de pedir indenização por um dano causado pela Administração Pública.

O que é subjetividade do direito?

O direito subjetivo é a situação jurídica, consagrada por uma norma, através da qual o titular tem direito a um determinado ato face ao destinatário. Em geral, o direito subjetivo é consagrado por uma norma de direito que conduz a uma relação trilateral entre o titular, o destinatário e o objeto do direito.

Direito Objetivo x Direito Subjetivo


41 curiosidades que você vai gostar

Qual é a diferença entre direito objetivo é direito subjetivo Cite um exemplo de cada?

como por exemplo, a Constituição, as legislações, Penal, Civil, de Proteção e Defesa do Consumidor, etc. O Direito Objetivo estabelece normas de conduta social. De acordo com elas, devem agir os indivíduos. Já o direito subjetivo, designa a faculdade da pessoa de agir dentro das regras do direito (FACULTAS AGENDI).

O que vem a ser o direito objetivo?

Direito objetivo é o conjunto de normas jurídicas direcionadas e impostas a todos pelo Estado. Estas normas vinculam a conduta humana, são regras cogentes de comportamento, determinando como agir ou não agir – norma agendi.

Qual a função do direito objetivo?

O direito objetivo é tudo que está previsto na lei, como por exemplo, o caso da gestante que tem direito a licença à maternidade, esse direito está previsto na lei, na constituição. Também é chamado por parte da doutrina de direito positivo, pois é um direito posto.

Como funciona o dever subjetivo?

10 - DEVER JURÍDICO E DIREITO SUBJETIVO

É, pois, a sujeição jurídica de uma pessoa (devedor) a outra (titular) que obriga aquela a uma prestação em favor desta, que pode exigi-la no judiciário. Agente principal da relação jurídica, que é o homem – é investido de um poder e, ao mesmo tempo, de um dever.



Outras questões

Quantos passos equivalem a 1 km?

Qual a diferença entre Aquiles e Ulisses?

Quais os fatores geradores do ITBI?

Quantos tiro tem a G2C 9mm?

Qual o prazo para um CDC?

É inconstitucional foro por prerrogativa de função para defensores públicos?

Quais os riscos da creatina?

Por que existe a materialidade na auditoria?

Como a fluoxetina age na ansiedade?

Porque o leite é uma mistura heterogênea?

O que diz a LDB sobre recuperação paralela?

Quantas linhas para fazer uma redação?

Como é um mioma de 2 cm?

Qual o objetivo das ferramentas de qualidade?

Quais os sintomas da ovulação dolorosa?

Qual o melhor adubo para o alecrim?

Qual o problema da Teoria Neomalthusiana?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com