Água no planeta Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água, totalizando cerca de 1,4 bilhão de km3.
A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra e totaliza um volume de 1386 milhões de quilómetros cúbicos ([1]).
E onde está toda a água da Terra? Enquanto 97% da água da Terra é salgada e está nos aceanos e nos mares; dos 3% restantes 2,2% estão na forma de gelo, nos polos Norte e Sul; 0,6% dela está embaixo da camada superficial do solo; 0,1% está na atmosfera; e somente 0,1% dela está disponível nos rios e lagos do planeta.
No que se refere, portanto, à distribuição da água na biosfera terrestre, podemos perceber que a maior parte da água existente no mundo é salgada (97%) e está concentrada principalmente nos oceanos e mares, mas também presente em alguns lagos salinos, tais como o Mar de Aral e o Mar Morto.
Água doce: águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 partes por mil. Embora o nome possa remeter ao açúcar, o termo se refere apenas à ausência ou baixa concentração de sal. É a água encontrada em rios, lagos e ribeiras.
44 curiosidades que você vai gostar
A sua maior parte encontra-se na região Norte do país, zona menos habitada e com solos pouco agricultáveis. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste dividem a quantidade restante, sendo que essa última é a que mais sofre com os problemas de escassez de água.
De acordo com os cálculos, são 1.260.000.000.000.000.000.000 litros (ou um sextilhão duzentos e sessenta quintilhões de litros). Entretanto, apesar de parecer uma quantidade gigantesca, ela é finita e consiste em um recurso que precisa ser preservado.
O problema é que, em vários lugares do Planeta, a soma desses fatores (escassez hídrica e dificuldade de distribuição em grandes centros) virou a combinação perfeita para um problema que tem data para entrar em colapso: 2025. É isso mesmo, a água pode simplesmente acabar daqui dez anos em vários países.
Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade de água que o ser humano precisa para viver com conforto e saúde é de 110 litros por dia.
10,5 milhões de km³ conhecidos sem reaproveitar nada de água = consumo de 16,3 trilhões de pessoas em um ano. Considerando que a população se estabilize em 10 bilhões de pessoas em 2050, temos água por 1600 anos ainda.
No Kuwait, país com a menor disponibilidade de água do mundo, a luta por esse recurso é sempre uma prioridade do Estado, que precisa importar uma grande quantidade– ao passo em que o país é um dos maiores exportadores de petróleo – e também recorrer a técnicas de dessalinização da água do mar.
A situação do Kuwait é realmente dramática. O país situado no Golfo Pérsico convive com praticamente nenhuma reserva de água e vê-se em um grande dilema em relação aos dois principais recursos naturais da atualidade em termos estratégicos: o petróleo e a água.
Regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste sofrem com falta d água.
A crise da água no Brasil ocorre em maior grau na região Sudeste e é motivada por fatores naturais e também relacionados com a gestão pública. O ano de 2014 representou um marco para o Brasil, sobretudo para a região Sudeste e, em menor grau, para as regiões Nordeste e Centro-Oeste.
A primavera trouxe chuva para o Sudeste do país, mas está longe de normalizar o abastecimento de água. O Nordeste é a região que mais sofre.
A falta de água ainda está presente em alguns estados brasileiros como Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal, Piauí e Ceará.
Assim, a falta de acesso à água potável se dá principalmente em regiões de conflitos e crises humanitárias. ... Ou seja, além dos riscos de viverem em áreas de conflito, sem serviços de água, saneamento e higiene, as crianças morrem de desnutrição e doenças evitáveis, como diarreia, febre tifoide, cólera e poliomielite.
Segundo os dados, os países com maior problema de falta de água no mundo estão concentrados principalmente no Oriente Médio:Catar.Israel.Líbano.IrãJordânia.
São estes: Arábia Saudita. Kuwait. Emirados Árabes Unidos. Catar. Omã Iêmen. Barém. Bahamas.
No Qatar, a escassez de água é apontada pela Orgnização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) como o principal problema. A ausência de rios perenes faz com que a agricultura seja quase inteiramente dependente de irrigação com água bombeada.
A agropecuária é a maior consumidora de água atualmente, responsável por 69% da retirada anual de água no mundo. As residências particulares respondem por 12% e a indústria (incluindo a geração de energia), por 19%. De acordo com as estimativas, 31 países passam por estresse hídrico entre 25% e 70%.
Para dados de Comércio Exterior, um site interessante é o http://dataviva.info/. No site é possível ter informações completas sobre produtos e atividades econômicas. Dados de 2018 mostram que Guiana, Paraguai, Chile e Bolívia são os principais destinos do produto água.
Por sorte, o Brasil possui a maior reserva mundial de água potável, com cerca de 12% do montante total, o que não necessariamente livra o país de sofrer com a falta desse importante recurso natural.
A situação da água no Brasil é um pouco mais confortável que em outros países em termos de disponibilidade. O nosso país dispõe de 12% da água doce disponível mundialmente. E mesmo com toda essa abundância a população sofre, pois, a distribuição é feita de modo irregular.
Entre 2012 e 2019, a população com acesso à rede de água no país registrou leve aumento de 82,7% para 83,7%, assim como nas 100 maiores cidades (de 93,45% com acesso para 93,51%).
Quais os principais fatores que influenciam o crescimento bacteriano?
Como recorrer a uma multa por som alto?
Qual é a enzima que digere lipídios no intestino delgado?
Como se denomina esta energia transferida?
Quais são as manilhas do truco na ordem de força correta?
Quais tipos de receptores estão relacionados aos sentidos somáticos de dor?
Qual a técnica mais utilizada no fundamento levantamento?
O que significa uma unidade imaginária?
Como são as pessoas da Bélgica?
Como se denomina a música sacra na Idade Média?
Como melhorar minha comunicação livro?
O que é a resilição do contrato?
Como funciona a lâmpada elétrica?