Verifique a gengiva Assim como os humanos, a gengiva dos felinos deve ter cor rosada, caso ela esteja pálida ou mesmo branca (em casos extremos) é um forte indicativo de anemia.
Basta levantar o lábio superior do felino e olhar as gengivas – elas devem estar sempre rosadas. A palidez pode ser um diagnóstico de anemia. Assim como a gengiva, a língua também precisa de uma coloração rósea.
Se você já tocou no nariz de gato, deve ter reparado que o focinho é mais gelado e úmido que o restante do corpo. Mas por que isso acontece, afinal de contas? A resposta envolve também um pouco de anatomia: a secreção de muco por glândulas que ficam localizadas na ponta do nariz do gato.
Assim, os principais sintomas da anemia felina são:
Gato Magro (1-4) Têm uma camada mínima de gordura e o abdominal pronunciado. As costelas são facilmente palpáveis, os ossos pélvicos e cintura são visíveis. O gato tem uma camada mínima de gordura à volta do corpor e na barriga. Costelas podem ser sentidas com uma camada mínima de gordura e a cintura é perceptível.
As fezes do seu gato devem ter um formato esticado e gordinho, como um tronco de árvore pequenininho. E devem ser firmes e “molhadas” para a areia da caixa grudar nas fezes.
Vermífugo em Comprimido: Maior Quantidade de Opções Os vermífugos para gatos em formato de comprimidos são os mais comuns. Grandes marcas de produtos para animais, como a Bayer e a Vetnil, fabricam vemífugos famosos entre proprietários e veterinários. Alguns dos mais prescritos são o Drontal Gatos, Vermivet e Vetmax.
O tratamento pode incluir escovação, higienização, limpeza, remédio para gengivite em gatos e até mesmo extração de dentes. Busque sempre um especialista de sua confiança e garanta o melhor para seu melhor amigo.
O tratamento depende da etiologia causadora da gengivite nos gatos. Gengivite por calicivírus: não existe um tratamento específico. Podem ser administrados antibióticos para prevenir as infeções bacterianas que apareçam. Gengivite por retrovírus: podem ser administrados antibióticos.
Sabe como identificar a anemia no seu gato? Vamos mostrar alguns sintomas que podem ser identificados pelo tutor; sendo importante, ao notar, levar o animal imediatamente ao médico veterinário para exame de sangue para a contagem dos glóbulos vermelhos e avaliar a tipologia que aparece em seu sangue. Como saber se o gato está com anemia?
Para verificar se o gato está desidratado, pegue-o e puxe gentilmente a pele dele, então solte a pele; se ela não voltar imediatamente, é provável que ele esteja desidratado. Se esse for o caso, leve-o ao veterinário imediatamente. Observe o peso e o corpo do gato. Qualquer alteração no peso deverá ser notada.
Por exemplo, caso ele tenha comido ração úmida, vai ser um pouco estranho ele beber água; agora, se a ração era seca, o corpo do gato precisa de água para a digestão. Muitas doenças causam o aumento da sede, tais como alguns tipos de infecções, doenças nos rins, hipertiroidismo e diabetes. Leve-o ao veterinário caso ele apresentar sede excessiva.
Por via das dúvidas, pese seu gato semanalmente e procure o conselho de algum veterinário caso ele demonstrar perca de peso. Nos primeiros estágios de diabetes ou hipertiroidismo, o gato poderá parecer saudável, exceto pela perda de peso; chegando ao ponto de ser possível sentir suas costelas só de tocá-lo no peito.
Como é feita a entrega de uma intimação?
Como se classifica a execução quanto ao procedimento?
Quais os 3 tipos de reações adversas frente a transfusão sanguínea?
Como aumentar a hemoglobina mais rápido?
Qual a diferença entre prestador de serviço é terceirizado?
Como calcular jornada de 180 horas?
Quais iPhone vai parar de atualizar?
Quantas cascas de ovo rende 1kg de chocolate?
Quem trabalha por escala tem direito de receber feriado?
Como tirar ferrugem de relógio prata?
O que significa pomba suja na Bahia?
Quais são as atividades da atenção farmacêutica?