Classificação das pteridófitas – Equisetinea (Sphenopsida): plantas do gênero Equisetum (cavalinhas). – Licopodinea (Licopsida): plantas do gênero Lycopodium e Selaginella. – Fllicinea (Pteropsida): é a classe mais numerosa e corresponde às plantas genericamente conhecidas por samambaias e avencas.
Plantas pteridófitas são aquelas plantas que não têm semente. Isso acontece devido ao fato de serem traqueófitas e seu gametófito crescer sem ligação ao esporófito. Como exemplos de plantas pteridófitas você deve conhecer as samambaias e avencas, que geralmente são usadas como ornamentação.
O gametófito haploide produz gametas por mitose. Na face inferior do protalo, são encontrados arquegônios e anterídios. Os anterídios liberam anterozoides flagelados que nadam até o arquegônio e fecundam a oosfera presente em seu interior, dando origem a um zigoto que se desenvolve e forma um novo esporófito.
O xilema, ou vasos lenhosos, é responsável por transportar a seiva bruta, uma solução de água e sais minerais, das raízes às folhas. Enquanto que os vasos liberianos, ou floema, transportam compostos orgânicos (seiva elaborada) produzidos nas folhas até as outras partes da planta.
Veja as principais características das briófitas: são plantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva; têm rizoide (análogo à raiz, tem a função de fixação da planta no solo e de retirada de nutrientes do ambiente);
O que devo ler para melhorar minha redação?
Qual é o firewall nativo do Ubuntu Server?
Qual o salário de um terceiro Sargento aposentado?
O que prega a religião do budismo?
Onde assistir Naruto depois da Netflix?
Quais são os impactos do desmatamento na Amazônia?
Quantas vezes tomar whey protein?
Quantos passageiros cabem em um helicóptero?
Como se sair bem em uma apresentação de TCC?
Quem declara o filho como dependente o pai ou a mãe?
Quando Diana e Charles se casaram?
Qual o nome de Nossa Senhora na Umbanda?
Quais elementos influenciam na contração do músculo liso?
Como cancelar admissão no e social?
Quais os Pré-requisitos para a aplicação de internação compulsória?