O hidróxido de lítio, cuja fórmula molecular é o LiOH, pertence a classe das bases fortes, sendo um classificado com um composto corrosivo.
Existem três critérios de classificação das bases inorgânicas, que são: número de íons hidróxido, grau de dissociação e solubilidade.
O hidróxido de amônio, também conhecido como amoníaco é uma monobase base fraca, cuja fórmula química é NH4OH, sendo dentro do grupo das bases, a única que não é uma formada pela ligação entre OH- e um não metal.
O hidróxido de alumínio [Al(OH)3] pode ser utilizado como antiácido por ser uma base praticamente insolúvel, o que a caracteriza como uma base fraca.
Dibases: bases que se caracterizam pela presença de dois grupos OH-. Exemplos: Ba(OH)2 (hidróxido de bário), NiOH2 (hidróxido de níquel). Tribase: a presença de três grupos OH- caracteriza esta base. Exemplo: Fe(OH)3 (hidróxido de ferro).
Se esse grau de ionização for aproximado a 100%,a base é considerada forte. Mas, se o valor for igual ou menor que 5%,a base é considerada fraca.
Solubilidade em água - base solúvel: LiOH - hidróxido de lítio. - base pouco solúvel: Ca (OH)2 - hidróxido de cálcio. - base insolúvel: Fe (OH)3 - hidróxido de ferro.
a) Base forte Uma base é forte quando sofre dissociação (liberação de cátions e ânion) facilmente. Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base.
* Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca. * Bases fracas: O hidróxido de amônio (NH4OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13, 14 e 15).
Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando íons OH-. As bases podem ser classificadas quanto ao número de hidroxilas que as compõe, pela solubilidade ou ... a presença de três grupos OH- caracteriza essa base. Exemplo: Al(OH) 3 (hidróxido de alumínio). Tetrabase: essa base conta com quatro grupos OH ...
Dentre essas substâncias estão as bases, compostas pela reação entre um cátion e um ânion OH –. Assim, uma base é formada por meio de dissociação iônica quando posta em solução aquosa. Dessa forma, para que haja liberação de íons de cátion (Y +), a base pode reagir com elementos como o metal, que são liberados em água.
Logo, uma base forte é aquela que apresenta metal alcalino ou alcalinoterroso na composição química. Por outro lado, as bases fracas apresentam outros tipos de metais. Por fim, uma base pode ser classificada de acordo com o número de hidroxilas. Neste caso, são dividias em monobases, dibases, tribases e tetrabases .
Existem três critérios de classificação das bases inorgânicas, que são: número de íons hidróxido, grau de dissociação e solubilidade. Veja cada um deles:
Quanto de proteina tem a clara do ovo?
Como calcular a media de gols por jogo?
A menstruação demora quantos dias?
O planeta terra é formado por quanto de água?
O que um diretor financeiro faz?
O que são adverbios e quais são eles?
Como por as pastas escuras no meu pc?
Com quanto tempo nasce o dente do bebe?
Quanto custa um curso tecnico de nutrição?
Como por bateria do iphone 5 a dorar mais?
Com quantos meses o cachorro pode tomar banho?
O que significa sonhar que caiu um dente?