Os vaga-lumes (da família dos lampirídeos) emitem luz entre o verde e o amarelo. Os salta-martins (elaterídeos) produzem uma luz um pouco diferente, que vai do verde ao laranja. Já os chamados trenzinhos (fengodídeos) detonam: sua luz pode ser verde, vermelha, laranja e amarela.
Das famílias Lampyridae, Elateridade e Phengodidae, existem quase 12 mil espécies. Uma reação química no abdômen do besouro lhe confere sua bioluminescência.
A luz do vaga-lume é um processo natural, que os cientistas chamam de bioluminescência. A luz destes besouros luminosos é produzida a partir de uma reação química com muita energia. Essa energia química é convertida em energia luminosa, sem que haja produção de calor.
O processo para criar essa luz acontece na parte inferior do abdômen dos insetos. É que eles possuem órgãos fosforecentes que realizam reações químicas. Quando uma substância chamada luciferina entra em contato com o oxigênio, é desencadeada a produção de oxiluciferina, que emite a energia através da luz.
O vaga-lume é um inseto coleóptero que possui emissões luminosas devido aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen.
36 curiosidades que você vai gostar
A luz emitida pelos vagalumes é o resultado de uma reação química que ocorre entre duas substâncias presentes no corpo do inseto: a luciferina e o oxigênio. Este fenômeno é conhecido como bioluminescência. ... Isto porque a iluminação de centros urbanos interfere na reação química que ocorre no corpo do inseto.
Vaga-lumes ou pirilampos são insetos das famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae muito conhecidos por sua bioluminescência, isto é, sua capacidade de produzir e emitir luz. Essas espécies são dotadas de órgãos fosforescentes na parte inferior de seus segmentos abdominais, responsáveis pelas emissões luminosas.
Uma descoberta recente desvendou outra função para as conhecidas luzes naturais dos vaga-lumes. Além de atrair parceiros sexuais para conseguir o êxito da cópula, perpetuando a espécie, a artimanha serve de proteção contra um de seus temidos predadores: os morcegos insetívoros.
Além do Sol, existem outras fontes que emitem luz. Alguns exemplos são o fogo, certos animais (como os vaga-lumes e alguns peixes), os raios e as lâmpadas elétricas. A espécie de fungo Panellus stipticus é capaz de emitir luz.
Esta luminosidade ocorre pelo fato de existir uma reação química entre uma substância chamada luciferina, presente neste inseto, que, ao ser lançada no ar é oxidada pelo oxigênio molecular. ... O vagalume possui substâncias tóxicas, isto afasta os predadores. Ao piscar ele alerta aos predadores que ele não é uma boa presa.
O macho tem duas asas e élitros. Com seu corpo frágil, cor de terra, a fêmea do vaga-lume pode somente arrastar-se no chão.
O que acontece é o seguinte: no abdome deste curioso inseto há uma reação química que envolve as substâncias luciferina e luciferase na presença de oxigênio. Esta iluminada reação é a responsável pela luz dos vaga-lumes!
Em geral, uma fonte de energia fornece energia aos átomos de modo que seus elétrons passam de um estado de energia fundamental a um excitado, de energia mais alta. Uma vez no estado excitado, os elétrons emitem luz e decaem para o estado de energia mais baixa, ficando prontos para ser excitados novamente.
Concluímos que todo corpo capaz de emitir luz é uma FONTE DE LUZ. O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.
Luz: ondas eletromagnéticas, espectro eletromagnético e fótons.
Vaga-lumes são intocáveis. Vaga-lumes supostamente deixam a gente feliz. Não se mata vaga-lume. É um inseto, mas entra na categoria das coisas que “não se mata”.
- O Vaga-lume, também conhecido como pirilampo, é um inseto muito conhecido pela produz e emissão de luz. - Estes insetos possuem, de acordo com a espécie, de 1 a 3 centímetros em média de comprimento. - Os vaga-lumes podem viver de 1 a 3 anos. - As fêmeas dos vaga-lumes botam os ovos em árvores apodrecidas.
Os vaga-lumes se encaixam na categoria de insetos benéficos; porque suas larvas, e algumas espécies adultas, se alimentam de pragas de jardim. As larvas do vaga-lume caçam e comem pequenos insetos, minhocas, caramujos e caracóis. Eles injetam uma variedade de ácidos digestivos em sua presa e sugam os sucos resultantes.
O fato é que a luz é gerada graças a uma enzima chamada de luciferase, capaz de oxidar uma substância denominada luciferina, e os animais agraciados com essa característica acabam formando um verdadeiro espetáculo.
O inseto usa sua bioluminescência para chamar a atenção de seu parceiro ou parceira, por isso, essa habilidade é muito importante no processo de reprodução dessas espécies.
A iluminação é uma consequência da ativação de cristais de ácido úrico de modo a formar uma espécie de camada reflexiva que faz com que o corpo do inseto seja iluminado. Essa camada combina oxigênio, adenosina trifosfato (ATP), uma enzima chamada luciferase e um pigmento conhecido como luciferina.
Princípio da Propagação Retilínea dos Raios Luminosos:
Em meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.
A emissão de luz por um átomo ocorre devido à o ganho de energia do átomo que faz um de seus elétrons passaram para outra orbita, mais distante do centro. O elétron, apesar do ganho de energia não fica muito tempo assim, voltando para sua orbita de origem. E a energia excedente é liberada, na forma de um fóton.
Todo meio em que a luz se propaga pode ser chamado de meio óptico. Uma vez que luz é uma forma de onda eletromagnética, ela também é capaz de se propagar no vácuo, e, de fato, esse é o meio em que ela se propaga com a maior velocidade conhecida, c = 299.792.458 m/s (o símbolo c é usado para a velocidade da luz).
São muitas espécies de vaga-lumes. Acredita-se que no Brasil haja por volta de 500 delas. Cada espécie brilha de acordo com um determinado padrão: piscadas longas, piscadas rápidas e sucessivas... E é por meio desse padrão que machos e fêmeas, no escurinho do bosque, se comunicam e, se rolar um match, se acasalam.
Tem como usar o FGTS para reformar a casa?
Como Ver mensagem apagada no WhatsApp iPhone?
Como oferecer serviço de motorista particular?
Como tirar o Facebook do modo Mobile?
Como ocultar o story de alguém no Instagram?
Como usar o app Format Factory?
Como ocultar linha de impressão Excel?
Como se deu a forma do feudalismo?
Como mudar o som de notificação do Instagram no Android?
Como mudar o nome da pasta usuário Windows 10?
Quanto custa para mudar a gamertag?
Tem como mudar o ícone do Instagram no Android?
Como diminuir símbolo de nível no Revit?
Como mudar o padrão de letra do Excel?
Como Alterar o tamanho da letra no PDF?