A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
Significado de Sejam
Sejam vem do verbo ser. O mesmo que: existam, aconteçam, vivam, façam, relacionem, signifiquem, representem, estejam.
Para facilitar, quando for verbal o uso, podemos subentender a expressão "que eles sejam do governo, que eles sejam da oposição". Por fim, quando o uso for conjuntivo, não pode haver mistura de elementos (seja e ou), como percebemos no erro clássico abaixo: "Buscamos bons atendentes, seja jovens ou idosos."
Qual seja.
Ao contrario de ou seja, admite a concordância normal: Procura alguns empregados, quais sejam dois escriturários, um contador e um tesoureiro. É forma a evitar, porém.
AS EXPRESSÕES “A SABER”, “ISTO É”, “QUAL SEJA”, “OU SEJA” e “OU MELHOR” Segundo recomenda a norma culta, as expressões RETIFICADORAS, EXPLICATIVAS, ENUMERATIVAS DEVEM aparecer entre vírgulas.
32 curiosidades que você vai gostar
A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
A denominada conjunção coordenativa alternativa seja... seja, pelo fato de ser constituída por uma forma verbal, concorda com o sujeito e pode variar em tempo, como nestes exemplos: Sejam sócios, sejam visitantes, todos participarão do sorteio. A feira acontecerá de qualquer maneira, seja hoje, seja amanhã.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
O mesmo que: pedisse, demandasse, cortejasse, requeresse, solicitasse.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Substituição do “porque”
Pode ser substituído por palavras como “pois”, “como”, ou pelas expressões “para que”, “já que”, “visto que” e “uma vez que”.
Existem palavras com a letra C e D em várias conjugações do verbo perder. Perca é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamos, percais, percam. Porém, perda é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder.
Apesar da mudança ortográfica ter tirado o hífen de diversas palavras, "bem-vindo" não foi uma delas. Por isso, a forma certa de saudar alguém é com "bem-vindo". Exemplo: Seja bem-vindo à Bahia! Sejam muito bem-vindos!
Como garantir a fala correta em qualquer situaçãoPense antes de falar. ... Estude a norma culta portuguesa. ... Leia livros de diversos gêneros. ... Pratique o discurso na frente do espelho. ... Faça exercícios vocais. ... Treine a escrita em situações cotidianas. ... Ouça com atenção. ... Concentre-se enquanto você fala.
Interviesse vem do verbo intervir. O mesmo que: mediasse, ocorresse, sobreviesse, ingerisse, assistisse, acudisse, interferisse.
Assim como se diz “viesse” (“se eu/ele viesse”), diz-se “se eu/ele interviesse”, na conjugação do pretérito imperfeito do subjuntivo de “vir” e de “intervir”, respectivamente. Moral da história: em se tratando do padrão formal da língua, a forma adequada é “interviesse” (e não “intervisse”).
O verbo “requerer” significa “pedir por meio de requerimento”, “exigir”. Sua conjugação, particular, relaciona-se diretamente ao radical “requere-“. No presente do indicativo, por exemplo: requeiro, requeres, requer, requeremos, requereis, requerem.
A forma correta de escrita da palavra é diz, com z. Diz é uma forma verbal do verbo dizer, também escrito com z.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
Entendo que o MUITO, como advérbio de intensidade, não deve ser usado com adjetivos que já expressam intensidade, como INCRÍVEL, MARAVILHOSO, FENOMENAL, FANTÁSTICO, etc.
A segunda forma é a correta. "Seja qual for" é expressão consagrada.
O presente do subjuntivo de ser e estar é seja e esteja: Que seja feliz. Que esteja (e nunca “esteje”) alerta.
1 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra. Exemplo: Isto é uma palavra oxítona, ou seja, tem a última sílaba como sílaba tônica.
Sinônimo de sejam existam, vivam, estejam, achem-se, encontrem-se. ... tornem-se, fiquem, virem, façam-se. ... refiram-se, relacionem-se, signifiquem, concirnam, tratem-se, respeitem, interessem, toquem, compitam, incumbam, tanjam.
Diferença entre Dois Pontos e Ponto e Vírgula
Assim, o ponto é virgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos, indicam uma pausa mais breve no discurso utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.
Como tirar o som do toque na tela?
Como inverter eixo xey no Sheets?
Como tirar zoom da câmera do Instagram?
Porque a tatuagem fica vermelha em volta?
Como tirar o teclado flutuante do WhatsApp?
Como tirar o vírus de atalho do pen drive?
Como ligar para operadora do cartão de crédito?
Como tirar tinta verde da parede?
Como usar o limão para secar a barriga?
Como usar o Lucky Patcher para hackear Jogos 2021?
Como inverter cor de um objeto no Photoshop?
Como usar o IF e Else no Python?
Como funciona a assinatura semanal do Free Fire?
Qual o valor da assinatura do Passei Direto?
O que o limão faz com o sangue?
Como é a avaliação do Educa Mais Brasil?