Em termos de ocorrência, existem dois tipos de vulcanismo: o primário e o secundário. O vulcanismo primário consiste na atividade vulcânica propriamente dita. Já o vulcanismo secundário refere-se aos processos associados, como os gêiseres, aquecimento térmico da água, fumarolas, entre outros.
De modo geral, há dois tipos principais de erupções vulcânicas:
A formação dos vulcões está associada com a existência das placas tectônicas. Sabe-se que a litosfera terrestre não é formada por bloco rochoso único e imóvel. A Terra é formada por grandes blocos semirrígidos que se movimentam sobre o manto, de maneira lenta ou contínua.
Nem todo vulcão tem o topo pontiagudo e lança lava de maneira explosiva e assustadora. Vejamos a seguir como podem ser classificados os vulcões: Vulcão Ativo – são vulcões com distintos níveis de atividade.
Esse tipo de lava é mais comum em vulcões do tipo fissural, com temperatura entre 900 e 1.200 graus Celsius. - Com mais de 60% de sílica, a lava é chamada de riolítica (presente em vulcões do tipo central, com temperatura entre 6 graus Celsius – esse tipo de lava explode mais do que a basáltica).
No entanto, a divisão dos vulcões baseada nesse critério é questionável, pois não podemos prever, com precisão, que um vulcão não entre em ação, lançando erupções vulcânicas. Para fins didáticos, os vulcões são classificados em três tipos:
Como deixar as fotos mais bonitas no Photoshop?
Como usar a máscara facial da Natura?
Como melhorar a técnica da corrida?
Pode dormir com minoxidil no rosto?
Como melhorar no controle fortnite?
Como faço para melhorar a sua pronúncia?
Qual é a máquina para cortar pelo de cachorro?
Como melhorar o meu Muay Thai?
Qual a importância das relações interpessoais para o aprendizado na escola?
O que é bom para mal estar e enjoo?
Como fazer contorno de uma imagem no Photoshop?
O que fazer para melhorar a segurança no trabalho?
Como tratar calos nas cordas vocais?
Como melhorar a minha escrita em inglês?