No ambiente escolar, o sucesso das relações interpessoais entre profissionais, alunos e comunidade escolar, permite o bom andamento da gestão escolar no alcance de seus objetivos e também contribui para o processo de ensino aprendizagem dos alunos.
O professor em sala de aula pode e deve estabelecer um diálogo com seus alunos, é claro que com ordem e respeito, pois desta maneira o aluno se sente motivado, além do que é uma ótima oportunidade de conhecer o aluno, entender suas dificuldades, seus sentimentos, problemas, etc.
Para os professores: atividades que estimulam as relações interpessoais. – Confeccionar crachás é uma forma de trabalhar o respeito ao próximo. Oriente seus alunos a escrever suas características principais, como: nome, apelido (se tiver), o que o deixa feliz, o que o chateia e seu maior sonho.
Através da interação podemos conhecer as pessoas como elas são. Nos relacionamentos buscamos dar e receber ao mesmo tempo, entender e ser entendido. Dessa forma percebem-se como as relações interpessoais colaboram para o aprendizado do ser humano.
As relações interpessoais passam por uma expressão de amor que deve estar baseada no equilíbrio e na compreensão, onde o papel do professor é atender seus alunos com manifestações de afeto sem abrir mão dos limites necessários para que se construa uma dinâmica de respeito a todos que interagem neste grupo.
O estado de autonomia se constitui centrado no reconhecimento do outro como ele mesmo e no respeito mútuo. As regras são constituídas cooperativa e racionalmente. A consciência de si mesmo se constitui na relação com o outro. Uma relação calcada na interação.
O relacionamento interpessoal, como o nome já diz, diz respeito à interação entre pessoas, podendo se dar no meio profissional, pessoal ou familiar. O principal objetivo dos relacionamentos interpessoais é tornar a convivência mais agradável entre os seres humanos.
A relação interpessoal é a forma como as pessoas lidam com o seu meio social — seja no ambiente familiar, na escola ou no trabalho. Problemas de relacionamento geram conflitos e afetam diretamente o desempenho das atividades. Nesse sentido, o bom relacionamento interpessoal na escola é tão importante quanto as atividades em si.
As relações interpessoais no âmbito escolar é um tema relevante, pois a afetividade é um dos aspectos de suma importância para o pleno desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Há tempos se busca romper com o autoritarismo do professor na relação com o estudante.
Qual a importância de ter bom um relacionamento interpessoal na escola? A relação interpessoal é a forma como as pessoas lidam com o seu meio social — seja no ambiente familiar, na escola ou no trabalho. Problemas de relacionamento geram conflitos e afetam diretamente o desempenho das atividades.
Dentre as tantas inteligências emocionais que uma pessoa possui, a relação interpessoal é uma de grande destaque, pois é a forma como o indivíduo lida com o seu meio social, seja na família, na escola ou no trabalho.
Como salvar número com DDD 48?
Como tirar Extrato em PDF Caixa pelo celular?
O que é uma extinção respondente?
Como se desenvolve a consciência crítica?
Em que consiste a solução de Guilherme de Ockham para o problema dos universais?
Quais os nivéis de atividades físicas?
Como descobrir os divisores de um polinômio?
Como são classificadas as rodovias?
Quais ações podem prevenir problemas na coluna vertebral?
Como perceber a globalização no nosso Dia-a-dia?
Como se formam as rochas metamórficas dê exemplos?
Quais foram as duas metas estabelecidas para combater a fome?
Quando os bebês começam a engatinhar?
Para que é indicada a injeção duo Decadron?
Quando uma criança é muito inteligente?