Os tecidos de preenchimento e sustentação são o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. O parênquima é um tecido presente em praticamente todos os órgãos dos vegetais.
Os tecidos de sustentação são de dois tipos: o colênquima e o esclerênquima. O colênquima é formado por células vivas e flexíveis sendo especialmente adaptado à sustentação de órgãos em crescimento. O esclerênquima é formado por células mortas e muito resistentes.
A epiderme, o parênquima, o xilema e o floema são exemplos importantes de tecidos vegetais. As plantas, assim como outros organismos multicelulares, possuem tecidos.
Tecidos Adultos. Os tecidos adultos ou permanentes são diferenciados e classificam-se conforme a função que desempenham. Nesse caso, podem ser de revestimento, preenchimento, sustentação e condução.
Tecidos vegetais
O xilema (ou lenho) é o tecido especializado em transporte de seiva bruta (água e sais minerais), formado por células mortas, alongadas e de parede celular lignificada.
Colênquima e esclerênquima, tecidos vegetais de sustentação que podem ser comparados ao tecido ósseo humano, pois exercem a mesma função.
Essa associação entre as células pode ser denominada de tecidos vegetais que, por sua vez, estão agrupadas e associadas formando os chamados sistemas de tecidos que são divididos em 3 grandes grupos: sistema fundamental, sistema vascular e sistema dérmico (Figura 1).
Os tecidos vegetais estão organizados em três sistemas: sistema dérmico, sistema fundamental e sistema vascular. No corpo da planta, geralmente, o que se observa é a presença do sistema vascular sendo envolvido pelo sistema fundamental, o qual é envolvido pelo sistema dérmico, que reveste todo o corpo da planta.
Os tecidos das plantas são grupos de células especializadas que formam os diversos órgãos da planta. Os principais tecidos vegetais são meristemas ou tecidos de crescimento, tecidos fundamentais, sistemas vasculares e epidérmicos.
Esses tecidos podem ser divididos em cinco grupos: meristemas apicais, tecidos meristemáticos primários, tecidos primários, meristemas secundários ou laterais e tecidos secundários. São tecidos com grande capacidade de sofrer divisão celular. Eles não possuem células diferenciadas e são responsáveis por originar todos os tecidos maduros da planta.
Como consultar vaga na escola?
Como usar esmalte em gel passo a passo?
Como saber qual a linguagem de programação?
Como é feito o cigarro eletrônico?
Como saber a escola que vou fazer o Encceja?
Para que serve a esponjinha de lavar o rosto?
Como saber qual a melhor corretora para investir?
Como usar o certificado digital E-CPF?
Como saber o limite da minha conta poupança Caixa?
Como descobrir algo sobre uma pessoa?
Onde colocar espelho no quarto Feng Shui?
Como saber a forma de tributação de uma empresa?
Como utilizar Cartão Presente Saraiva no site?
Como saber as notas da melodia de uma música?
Como saber o tipo de conta Bradesco?
Como ver quem compartilhou uma foto?