Deitar-se e colocar as pernas para cima Colocar as pernas para cima depois de várias horas sentado ou em pé, ajuda com que o sangue que ficou parado nesses membros, volte a circular por todo o corpo. Um dos aspectos de que o líquido se acumula muito nessa área, é o inchaço.
Elevar as pernas ajuda o coração a empurrar o sangue com mais força no sistema vascular, uma vez que diminui a gravidade que “puxa” o sangue para baixo. Dessa forma, o retorno venoso das pernas para o coração é facilitado, garantindo o envio da corrente sanguínea para o tórax e para as outras extremidades.
Elevar as pernas
Assim, é recomendado que as pernas sejam elevadas por cerca de 10 a 20 minutos, podendo a pessoa deitar no chão e levantar as pernas, deixando-as apoiadas na parede, ou elevar com ajuda de almofadas ou travesseiro, por exemplo.
Dormir com as pernas para o alto melhora, sim, a circulação sanguínea, segundo o cardiologista Ricardo Pavanello, do HCor (Hospital do Coração). "Ajuda no retorno venoso e facilita a performance cardiovascular." Mas não dá para dizer que a postura ajuda a diminuir a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Logo, dormir com as pernas elevadas não previne varizes. Porém, o hábito costuma trazer benefícios para quem já tem o problema: ele ameniza os sintomas (reduzindo o edema de pés e tornozelos). Isso, claro, deve ser aliado a outros cuidados e ao tratamento cuidadoso para que as dificuldades não piorem com o tempo.
31 curiosidades que você vai gostar
Veja algumas maneiras de evitar e tratar a má circulação nas pernaspraticar exercícios físicos;ter uma alimentação balanceada;evitar ficar em pé ou sentado durante muito tempo;evitar o consumo de cigarro;utilizar meias de compressão;evitar o uso de roupas apertadas em excesso.
6 – De lado com uma perna dobrada
Pessoas que dormem assim possuem uma personalidade imprevisível e um humor que varia bastante – o que pode confundir e muito as pessoas ao redor! Sentem dificuldade em tomar decisões e são atraídas por aventuras.
Elevar as pernas
Colocar as pernas para cima, por pelo menos 20 minutos por dia, ajuda a estimular a circulação sanguínea, melhora o sistema linfático, além de proporcionar relaxamento, aliviando o inchaço das pernas.
1) Deitado de bruços
Deitar de barriga para baixo é a posição para dormir que mais oferece problemas. Quem faz isso dificulta a própria respiração, pois os pulmões se achatam, o que obriga a reduzirem sua capacidade natural de expansão e, consequentemente, leva a uma diminuição da oxigenação do organismo.
Dormir de lado: de acordo com especialistas, essa é a melhor posição para dormir, pois a coluna fica alinhada e a respiração acontece de forma tranquila. “Dormir de lado também diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas.
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr.
Como se detecta a doença de Chagas?
O que faz um Avaliador de mídia?
Como se tornar sua prioridade?
Como ocorreu o primeiro e o segundo triunvirato?
O que fazer em caso de intoxicação por progressiva?
Tem como usar iPad como notebook?
Como instalar o Windows remotamente?
Quanto ganha um Avaliador do Google?
Quais as características do tubarão?
O que é uma certidão de tutela?
O que é a linha d'água dos olhos?
Como eu faço para me tornar um sócio torcedor do Vasco da Gama?
Como usar meia cano médio feminino?
Como se tornar um assessor de um artista?