Outros tipos de nadadeiras que podemos observar são: Nadadeira arredondada, truncada, marginada, semilua, furcada, pontuda, rômbica e de forma em S. Os mamíferos marinhos como as baleias, golfinhos, botos, leões marinhos, focas, também vão apresentar nadadeiras, podendo ser peitorais, dorsais, e caudais.
As nadadeiras são órgãos responsáveis pela locomoção.
Os peixes osteíctes e condrictes apresentam nadadeiras ventrais aos pares, que correspondem a um par de nadadeiras peitorais e um par de nadadeiras pélvicas. Esses animais possuem ainda duas nadadeiras dorsais, uma anal e uma caudal.
Nadadeira Heterocerca
A nadadeira caudal heterocerca, definida por Agassiz, é a cauda externamente assimétrica, com o lobo dorsal maior e contendo a extensão terminal da coluna vertebral (ou notocorda), como pode ser observado na Figura 1.
As nadadeiras são classificadas em ímpares (dorsal, caudal e retal) e pares (peitorais e pélvicas).
A nadadeira caudal tem a função primordial de produzir impulso para locomoção contínua e descontínua (aceleração e outras manobras) (Alexander, 1967; Gosline, 1971; Abou-Seedo, 1993). Associada a outras nadadeiras como a dorsal e a anal, realiza frenagens (Gosline, 1971).
30 curiosidades que você vai gostar
No caso da nadeira caudal, podem ser visto quatro tipos bem definidos: Heterocerca, Protocerca, Dificerca e Homocerca. O tipo de cauda heretocerca vão ser encontradas nos peixes cartilaginosos (Chondrichthyes). Já os outros dois tipos poderão ser encontradas nos peixes ósseos (Osteichthyes).
As nadadeiras ímpares (dorsal e anal) geralmente servem para dar estabilidade, controlando o movimento horizontal e vertical, enquanto que a caudal, na maioria dos casos, serve para propulsão. Já as nadadeiras pares (peitorais e pélvicas) em geral controlam o equilíbrio e manobra.
Classificação dos Peixes
Existem duas classes de peixes: a classe dos condrictes (do grego khondros: cartilagem ; e ichthyes: peixe ), ou peixes cartilaginosos, e a classe dos osteíctes (do grego osteon: osso ), ou peixes ósseos.
Na taxonomia, a ordem dos peixes é subdividida em duas classes de maior importância que levam em consideração a composição do seu endoesqueleto: Os peixes de esqueleto cartilaginoso são chamados de Condrictes e os peixes de esqueleto ósseo são chamados de Osteíctes.
Os peixes podem ser divididos tradicionalmente em dois grandes grupos: os peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) e os peixes ósseos (Osteichthyes). Os peixes cartilaginosos recebem essa denominação por não apresentarem ossos formando seu esqueleto, o qual é constituído predominantemente de cartilagem.
Significado de Opérculo
substantivo masculino Todo órgão que fecha um orifício. Tampa do turíbulo. Zoologia Cada uma das peças ósseas ou calcárias que cobre as brânquias dos peixes ósseos. Peça córnea dos moluscos gastrópodes que serve para fechar sua concha.
Atualmente, este tipo de escama encontra-se presente apenas nos peixes da ordem Polypteriformes. ... Entre as características presentes nestes animais pode-se citar escamas finas e flexíveis denominadas elasmoides, formadas apenas por uma única camada de osso lamelar.
Significado de natatório
Que diz respeito à natação: aparelho natatório. Bexiga natatória, bolsa situada no abdome de certos peixes, cheia de oxigênio e de nitrogênio, e cuja função é discutida.
Enquanto os peixes ósseos possuem fecundação externa, os cartilaginosos possuem uma estrutura chamada clásper, que atua auxiliando na reprodução interna. O clásper é uma nadadeira pélvica modificada que auxilia na introdução de espermatozoides.
Condrictes, ou peixes cartilaginosos, são peixes cuja principal característica é a presença de um esqueleto constituído predominantemente por cartilagem. Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras.
É um aparelho típico dos peixes, com duas funções principais que dão origem a seu nome: a retenção e manipulação de alimento e a passagem da água usada na respiração branquial. ... Placas faringeanas com dentes ou simplesmente dentes faringeanos têm a função de triturar alimentos.
Os peixes são vertebrados aquáticos que se destacam por suas várias adaptações a esse meio, como a presença de brânquias, nadadeiras e bexiga natatória em alguns grupos. Os peixes são um grupo de animais extremamente conhecido e vivem exclusivamente no ambiente aquático. Eles pertencem à superclasse Pisces.
Os peixes são animais que vivem apenas em ambientes aquáticos e representam o maior grupo de vertebrados que existe. ... Podem ser classificados em três grupos principais: ágnatos (agnatha), os ósseos (osteíctes) e os cartilaginosos (condrictes).
Os animais que fazem parte da classe myxine têm como principais representantes os peixes-bruxas ou peixes-feiticeiras. Apresentam pele lisa, desprovida de escamas, com uma ou duas nadadeiras, sendo uma no dorso e outra na cauda.
Os peixes são animais que vivem na água, tanto doce quanto salgada. Eles são vertebrados — ou seja, têm coluna vertebral — e têm sangue frio — isto é, dependem de fontes externas para manter-se aquecidos.
...
Leia mais sobre peixes.anchova. ... arenque. ... arraia. ... atum. ... bacalhau. ... bagre. ... baiacu. ... barracuda.
Circulação sanguínea característica dos peixes, em que o sangue percorre um trajeto único, passando uma só vez no coração. No coração dos peixes, composto por duas cavidades (uma aurícula e um ventrículo), circula apenas sangue venoso.
Como mencionado anteriormente, as brânquias servem principalmente para a respiração aquática. ... Nesta lamelas o sangue flui em direção oposta à da água que flui entre as lamelas, e desta forma os peixes conseguirão fazer as trocas gasosas para o mecanismo fisiológico da respiração.
Em peixes do gênero Anableps cada olho contém duas córneas, duas aberturas pupilares, uma lente piriforme e uma retina com regiões dorsal e ventral distintas, que proporcionam uma visão simultânea dos meios aéreo e aquático.
5) As baleias, como os golfinhos, são mamíferos que vivem no mar. Elas têm nadadeiras que facilitam a sua movimentação e brânquias que absorvem o gás oxigênio dissolvido na água.
O que significa a palavra esternocleidomastoideo?
Como se produzem e reproduzem a informação?
Quais são as palavras epiceno?
Como aplicar corretamente o Post-it?
Como configurar VPN Popcorn Time?
Quais são as doenças degenerativas?
Quando usar a letra L no final das palavras?
Como funciona a misturinha da Pantene?
Qual é o assunto abordado no filme Pantera Negra?
Como se pronuncia Ill en inglês?
Como usar a panela de pedra pela primeira vez?