Os principais componentes da membrana plasmática são os lipÃdios (fosfolipÃdios e colesterol), as proteÃnas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipÃdios e proteÃnas. Um fosfolipÃdio é um lipÃdio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.
As proteÃnas presentes na membrana plasmática podem ser classificadas em dois grupos: proteÃnas integrais e proteÃnas periféricas. As proteÃnas integrais são aquelas que penetram na bicamada fosfolipÃdica. Denomina-se proteÃnas transmembranas as proteÃnas integrais capazes de atravessar completamente a membrana.
Dentro da Citologia, as proteÃnas de uma membrana plasmática estão representadas por enzimas, glicoproteÃnas, proteÃnas transportadoras e antÃgenos. Quando essa substância atravessa a bicamada lipÃdica lado a lado elas são classificadas de proteÃnas transmembranas ou integrais.
ProteÃnas integrais: As proteÃnas integrais são aquelas que penetram na bicamada lipÃdica. ... ProteÃnas periféricas: As proteÃnas periféricas são aquelas que não penetram na membrana plasmática, estando apenas conectadas a essa estrutura fracamente.
Existem 3 grandes classes de lipÃdeos que compõem a membrana plasmática: fosfolipÃdeos, esteróis e glicolÃpides, sendo que fosofolÃpides são os mais abundantes, via de regra. A molécula de lÃpide possui uma caracterÃstica bioquÃmica essencial para formar uma bicamada estável, ainda que fluida.
São aquelas que atuam no transporte de moléculas para dentro e para fora das células. São proteÃnas da membrana plasmática. A hemoglobina, por exemplo, é uma proteÃna transportadora.
As proteÃnas da membrana podem permitir que as moléculas hidrófilas passem através da membrana de pilha. As proteÃnas da membrana do transporte vêm em muitos formulários, e algumas exigem a energia deformar e mover activamente moléculas e outras substâncias através da membrana de pilha.
ProteÃnas de transporte (também chamadas transportadoras ou carreadoras) são proteÃnas integrais de membrana; elas estão dentro de toda a extensão do transporte da membrana através da qual transportam substâncias. As proteÃnas podem ser úteis para o transporte de substâncias por difusão facilitada ou transporte ativo.
As proteÃnas integrais que abrangem toda a membrana da superfÃcie interna para a superfÃcie externa são chamadas proteÃnas transmembranares. Nas proteÃnas transmembranares, ambas as extremidades que se projetam para fora da camada lipÃdica são regiões polares ou hidrofÃlicas.
Os vários tipos de proteÃna: conheça-os e escolha o seu 1 ProteÃna Whey 2 CaseÃna 3 ProteÃna do ovo 4 ProteÃna de BEEF 5 ProteÃna de cânhamo 6 Misturas de proteÃnas vegetais 7 ProteÃna de soja 8 ProteÃna de ervilha More ...
Tudo bem que a proteÃna é o item principal de dietas que prometem grande perda de peso em pouco tempo, mas não se esqueça de que ela é muito mais do que um meio para se chegar ao emagrecimento. Veja receitas com as proteÃnas abaixo no Youtube do Nhac GNT.
Alimentos ricos em proteÃna vegetal 1 Amêndoa 2 Amendoim 3 Arroz integral 4 Aveia 5 Brócolis 6 Ervilha 7 Espinafre 8 Feijão cozido 9 Lentilhas More ...
O que é preciso para ser padre?
Como é o uso de biocombustÃvel no Brasil?
O que fazer com as amigas em uma tarde?
Quantos éteres diferentes tem a fórmula molecular C4H10O?
Onde pegar remédio de graça em BH?
Quanto tempo demora para marcar uma cirurgia pelo SUS?
Quantas horas passa o efeito da anestesia?
Quais são os objetivos do tratamento térmico?
Qual o valor de 40 horas extras?
Quais os requisitos e consequências do arrependimento posterior?
Quem saca o saque aniversário tem direito ao FGTS?
É possÃvel pagar a carência do plano de saúde?
Quanto tempo dura a prova do PAS?
Quais são os elementos que todo plano de aula deve conter?