Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.
As proteínas presentes na membrana plasmática podem ser classificadas em dois grupos: proteínas integrais e proteínas periféricas. As proteínas integrais são aquelas que penetram na bicamada fosfolipídica. Denomina-se proteínas transmembranas as proteínas integrais capazes de atravessar completamente a membrana.
Dentro da Citologia, as proteínas de uma membrana plasmática estão representadas por enzimas, glicoproteínas, proteínas transportadoras e antígenos. Quando essa substância atravessa a bicamada lipídica lado a lado elas são classificadas de proteínas transmembranas ou integrais.
Proteínas integrais: As proteínas integrais são aquelas que penetram na bicamada lipídica. ... Proteínas periféricas: As proteínas periféricas são aquelas que não penetram na membrana plasmática, estando apenas conectadas a essa estrutura fracamente.
Existem 3 grandes classes de lipídeos que compõem a membrana plasmática: fosfolipídeos, esteróis e glicolípides, sendo que fosofolípides são os mais abundantes, via de regra. A molécula de lípide possui uma característica bioquímica essencial para formar uma bicamada estável, ainda que fluida.
São aquelas que atuam no transporte de moléculas para dentro e para fora das células. São proteínas da membrana plasmática. A hemoglobina, por exemplo, é uma proteína transportadora.
As proteínas da membrana podem permitir que as moléculas hidrófilas passem através da membrana de pilha. As proteínas da membrana do transporte vêm em muitos formulários, e algumas exigem a energia deformar e mover activamente moléculas e outras substâncias através da membrana de pilha.
Proteínas de transporte (também chamadas transportadoras ou carreadoras) são proteínas integrais de membrana; elas estão dentro de toda a extensão do transporte da membrana através da qual transportam substâncias. As proteínas podem ser úteis para o transporte de substâncias por difusão facilitada ou transporte ativo.
As proteínas integrais que abrangem toda a membrana da superfície interna para a superfície externa são chamadas proteínas transmembranares. Nas proteínas transmembranares, ambas as extremidades que se projetam para fora da camada lipídica são regiões polares ou hidrofílicas.
Os vários tipos de proteína: conheça-os e escolha o seu 1 Proteína Whey 2 Caseína 3 Proteína do ovo 4 Proteína de BEEF 5 Proteína de cânhamo 6 Misturas de proteínas vegetais 7 Proteína de soja 8 Proteína de ervilha More ...
Tudo bem que a proteína é o item principal de dietas que prometem grande perda de peso em pouco tempo, mas não se esqueça de que ela é muito mais do que um meio para se chegar ao emagrecimento. Veja receitas com as proteínas abaixo no Youtube do Nhac GNT.
Alimentos ricos em proteína vegetal 1 Amêndoa 2 Amendoim 3 Arroz integral 4 Aveia 5 Brócolis 6 Ervilha 7 Espinafre 8 Feijão cozido 9 Lentilhas More ...
Onde se localiza o osso tálus?
Como se faz uma dinâmica de grupo?
Como imprimir mais escuro na impressora Brother?
O que comer de diferente no Ifood?
Como é possível localizar um ponto na superfície terrestre com precisão?
O que é a elastina hidrolisada?
Quais alimentos possuem cochonilha?
Qual óleo é melhor para saúde?
Como ganhar vida GTA San Andreas?
Quais são os tipos de demonstração de amor?
Quanto o Ethereum pode valer no futuro?
Como gerar boleto no idCorreios?
Qual é a função sintática do pronome se na frase?
É possível retificar a forma de tributação na DCTF?
Como saber se é fungo ou alergia?