Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso.
As etapas do processo de logística reversa Incentivo do usuário final. Uma das principais etapas do processo de logística reversa são os incentivos para que o público consumidor saiba descartar corretamente determinado tipo de produto. ... Rotas de entrega. ... Parcerias. ... Política de devolução. ... SAC.
Em geral, é possível classificar a logística em quatro tipos principais, e cada tipo envolve diversos processos operacionais, que também podem ser subdivididos.
...
São eles:Logística de produção.Logística reversa.Logística de suprimentos.Logística de distribuição.
Os principais tipos de logística reversa aqui no Brasil são a de pós-venda e a de pós-consumo, já abordadas neste post. Porém, outro tipo de logística reversa muito importante é a do reuso. Ela considera a venda de resíduos produzidos pelas empresas depois que os processos foram concluídos.
Conheça os 4 principais tipos de logísticaLogística de Produção. A logística de produção é basicamente o processo de transformar matéria prima, insumos, ingredientes e peças, em um produto final. ... Logística de distribuição. ... Logística reversa. ... Logística de suprimentos.
45 curiosidades que você vai gostar
Em razão dessa profunda interatividade entre os setores, a logística passou a criar valor para as empresas de quatro formas diferentes: valor de tempo (transporte), valor de espaço (armazenagem), valor financeiro (negociações) e valor de informação (ferramentas de controle – ERPs).
Divisões da Cadeia LogísticaSuprimentos: que gerencia a matéria-prima e os componentes. ... Produção: que administra o estoque do produto semi-acabadono processo de fabricação. ... Distribuição: que administra a demanda do cliente e os canais dedistribuição.
O fluxo reverso trata da inversão dos fluxos, ele é a logística reversa, ou seja, o retorno de materiais ou produto, após a sua venda ou consumo, ao centro produtivo. O objetivo da utilização da logística reversa é reciclar, reparar ou recuperar produtos com avarias.
PROCESSOS E FLUXOS REVERSOSretorno do produto à origem;revenda do produto retornado;venda do produto num mercado secundário;venda do produto via outlet;venda do produto com desconto;remanufatura;reciclagem;reparação ou reabilitação;
A logística reversa, conhecida também por reversível ou reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos embalagens ou outros matérias desde o ponto de consumo até ao local de origem (DIAS, 2005, p. 205).
A cadeia logística pode ser dividida em três partes:Suprimentos: que gerencia a matéria-prima e os componentes. ... Produção: que administra o estoque do produto semi-acabado no processo de fabricação. ... Distribuição: que administra a demanda do cliente e os canais de distribuição.
Existem cinco áreas no desempenho da cadeia logística (produção, estoque, localização, transporte e informação). Estas áreas podem ser vistas como parâmetros de projeto ou políticas de decisão, definindo a capacidade, a forma e operações de qualquer cadeia logística.
Os melhores salários para os logísticos estão na área de engenharia (construção civil, planejamento, recursos naturais). Aqui um Diretor de Operações ou Diretor de Suprimentos ? cargos que podem ser ocupados por logísticos – pode ganhar até R$ 45.000 por mês.
Veja a seguir os principais pilares para garantir êxito em logística:2.1 Planejar. Como sabemos, o processo logístico é composto por várias etapas, por isso, se algo dá errado em uma das etapas, todas as outras são prejudicadas. ... 2.2 Controlar o estoque. ... 2.3 Gerir o transporte.
O sistema de Business Intelligence da 4P (4P BI) é uma ferramenta disponível para os clientes da agência que atua de forma inteligente para a tomada de decisão com os principais indicadores chaves (KPI s) da operação no PDV.
A logística reversa parte do princípio que a responsabilidade do produto é responsabilidade de quem produz, sendo assim o destino final dos produtos gerados é responsabilidade do fabricante, de forma também a reduzir o impacto ambiental que eles causam.
Para Moura (2005) e Martins (2006), o fluxo de materiais pode ser definido como o caminho que o recurso a ser transformado percorre durante todo o processo produtivo, representando um fator de influência direta no tempo de produção.
Os fluxos de gerenciamento da cadeia de suprimentos podem ser divididos em três principais: o fluxo de produto, o fluxo de informação e fluxo de finanças. O fluxo de produtos inclui o movimento de mercadorias de um fornecedor para um cliente.
Fluxo de Mercadorias é toda e qualquer movimentação de materiais existentes em um plano logístico, de uma plataforma indústrial, que vai desde a aquisição de matérias-primas até a chegada do produto acabado.
Logística Reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou Descarte Ecológico de materiais e a preservação ao meio ambiente.
O que é logística reversa
O principal benefício da realização dessa prática para as empresas é a redução de custos, porém este processo também está alinhado à proposta de sustentabilidade dos negócios e preservação ambiental.
O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem. ... Vidro pode se transformar em novas embalagens de produtos no mercado.
As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem, Obtenção/Suprimento e Programação de Produtos.
A cadeia logística consiste nos fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição, assim como matérias-primas, produtos no processo de fabricação, e produtos finais que circulam entre as fábricas.
A logística empresarial consiste em qualquer atividade que engloba quatro que são consideradas básicas, sendo-as: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos; ou seja, a logística facilita o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final de seu cliente final.
Como saber se meu certificado Certisign está ativo?
Quais são os tipos de materiais cerâmicos?
Qual reação da vacina contra raiva?
O que é o processo de Neurulação?
Quais os tipos de guarda corpo?
Quantas vezes posso usar aerolin?
Qual navegador roda Netflix 1080p?
Como e por que a Alemanha foi dividida?
Porque o Harry Potter tem uma cicatriz na testa?
Qual a temperatura ideal para não congelar refrigerante?
Quem pode fazer o PPRA e o Pcmso?
Quem são os filhos de Luciano Hang?
Qual alimentação do tatu verdadeiro?
Para que serve Combiron engorda?