Conforme a Sociedade Brasileira de Infectologia, a fisiopatologia da Febre Amarela é a mesma no ciclo urbano e silvestre. No urbano, a doença é uma antroponose, pela qual não se identificam animais como importância epidemiológica. O principal vetor é o Aedes aegypti.
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Qual é o transmissor (vetor) da febre amarela? Na forma silvestre, o vetor (mosquito) é o Haemagogus e o Sabethes. Eles são encontrados em áreas silvestres e de mata. Já na febre amarela urbana (último registro em 1942), a doença é transmitida pelo Aedes aegypti e Albopictus.
Depois de inoculado sob a pele dos seres humanos ou macacos, os vírus da febre amarela concentrados nas glândulas salivares das fêmeas dos mosquitos invadem os vasos linfáticos do doente. Dali, caem na circulação e infectam as células do fígado, rins, coração, pulmões, a mucosa do sistema digestivo e até do cérebro.
Depois de inoculado sob a pele dos seres humanos ou macacos, os vírus da febre amarela concentrados nas glândulas salivares das fêmeas dos mosquitos invadem os vasos linfáticos do doente. Dali, caem na circulação e infectam as células do fígado, rins, coração, pulmões, a mucosa do sistema digestivo e até do cérebro.
Fisiopatologia Depois de inoculado, o vírus entram nas células humanas e estimulam monócitos e linfócitos a produzirem citocinas, como TNF-alfa e IL-6. Essas citocinas terão efeito pró-inflamatório e serão responsáveis pelo aparecimento da febre.
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
CADEIA DE INFECÇÃO A construção do esquema da cadeia fundamenta-se na compreensão da infecção como resultante de uma particular inteiração dos diversos fatores do agente, meio e hospedeiro. A infecção ocorreria quando o agente deixa o reservatório por diferentes vias de eliminação e, ...
Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.
O PROCESSO INFECCIOSO 24. O PROCESSO INFECCIOSO ▪ Segundo Potter e Perry (2013), as infecções seguem um curso progressivo.
O que é o armazenamento em nuvem?
Com quantos anos pode fazer mamografia?
Quanto cresce o cabelo em media por mes?
Quais profissões podem aplicar botox?
Quanto tempo demora para cicatrizar Helix?
Quantos metros rende 1 kg de malha PP?
O que ocorreu na década de 1970 no Brasil?
Quanto custa uma impressora 3d no brasil?
Qual a renda familiar da classe média?
Qual o nome masculino mais usado no Brasil 2021?
Qual o melhor tipo de dança para definir o corpo?
O que são palavras oxítonas paroxítonas e proparoxítonas?
É verdade que as abelhas estão desaparecendo?
Como deve ser a primeira refeição do dia?
Quantas vezes por dia Temos que alimentar um filhote de passarinho?