A comparação (ou símile) é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de palavras. Ela é determinada por meio da relação de similaridade, ou seja, pela comparação de dois termos ou ideias num enunciado.
...
Outras figuras de palavrasmetáfora.metonímia.catacrese.perífrase (ou antonomásia)sinestesia.
O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.
A comparação é feita ao se criar uma analogia entre dois termos baseada em semelhanças. Essa analogia deve ter um conector que indique o paralelo que se faz entre os dois elementos. Veja: “Ela foi rápida feito um trem.”
A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.).
É uma ferramenta de comparação de seqüência de caracteres de texto on-line, fornecem três maneiras para exibir o resultado.
43 curiosidades que você vai gostar
Abra os documentos que você deseja comparar. Na guia Revisão, no grupo Comparar, clique em Comparar. Clique em Comparar duas versões de um documento (linha preta legal). Em Documento Original,procure o documento que você deseja usar como o documento original.
Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
Por exemplo: A menina é um doce! Nos exemplos, olhos e jabuticabas são comparados por analogia: as jabuticabas são redondas e escuras como os olhos da pessoa em questão. No caso do exemplo de metáfora, a menina é comparada a um doce por ser meiga, gentil, prestativa.
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.
Qual é a cerâmica mais resistente?
Qual a garantia na compra de uma moto usada?
Quando o ca15 3 é considerado alto?
Porque a pessoa que tem câncer dorme muito?
Como tirar sobrenome no cartório?
Quais são os benefícios do EPC?
Como conservar uma garrafa de whisky?
Onde é encontrado o carvão mineral na natureza?
Quem nasce em dia de lua cheia?
Como ficou o irmão de Suzane von Richthofen hoje?
Quais os tipos de dor oncológica?
Quais os desafios do trabalho do professor na contemporaneidade?
São exemplos de mão de obra direta?
O que trata a especialidade de reumatologia?
Quais são as doenças mais comuns do sistema cardiovascular?