O brasão simboliza as três vilas que deram origem ao estado: Vila de Alagoas, Porto Calvo e Penedo. Ao redor aparecem ramos de algodão e de cana-de-açúcar. Eles são para lembrar a principal economia da história do território alagoense. Os peixes que aparecem sobrepostos na parte de cima do brasão, são tainhas.
Os ramalhetes verdes do brasão inserido na bandeira representa outras principais fontes de riqueza do estado: as culturas do coqueiro e da cana-de-açúcar. A estrela de prata de cinco pontas, é uma tradição da heráldica brasileira, onde faz referência a uma das estrelas que estão no brasão e na bandeira do Brasil.
Mutum, ave símbolo de Alagoas, é reintroduzido na natureza.
Os três peixes tainhas postas em pala, isto é, uma por sobre a outra, representam as três principais e maiores lagoas da então povoação: a Lagoa Mundaú ou do Norte, a Lagoa Manguaba ou do Sul e a Lagoa de Jequiá, que fica isolada mais ao sul do estado próxima ao município de Barra de São Miguel.
As Armas Nacionais ou Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do país e foram criadas na mesma data que a bandeira nacional. O uso do símbolo é obrigatório nos edifícios dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas.
21 curiosidades que você vai gostar
O tecnólogo em Radiologia possui um símbolo bem característico para a área. O bastão de Asclépio representa o poder, a cobra simboliza a ciência e a sabedoria. O átomo significa a energia e a roda dentada, as indústrias. O ano 1985, significa a data que a profissão foi regulamentada.
Na heráldica, a coroa mural é um ornamento externo do brasão, na forma de uma coroa modelada na forma de torres de castelos, a semelhante a condecoração romana. Ela é também utilizada para explicitar a autonomia de uma cidade ou a semiautonomia de uma vila, aldeia e povoado.
Na bandeira de Alagoas as cores das faixas – vermelho, branco e azul – foram escolhidas por serem predominantes no brasão. O vermelho simboliza a coragem, o sangue ilustre, a magnanimidade; o azul a justiça, a lealdade, a beleza e a fidelidade; e o branco a esperança, a pureza.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
Quais os tipos de ação direta de inconstitucionalidade?
Qual bioma possui um maior percentual de unidade de conservação?
Porque o namoro esfria com o tempo?
Qual o bicho que canta a noite?
Pode misturar base com hidratante?
Qual a madeira de trilho de trem?
O que é um diferencial profissional?
Como fazer o sumário de um projeto de pesquisa?
Qual o significado da palavra Quézia?
Como curar sarna humana rápido remédio caseiro?
Quanto tirei no Enem para passar em Medicina?
Qual o risco de quem tem apneia do sono?
O que é ter carinho por alguém?
Onde retirar o kit da São Silvestre?