Beber água antes e depois da drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção dos líquidos e facilita na eliminação das toxinas do organismo. Portanto, beber a quantidade de água adequada diariamente é fundamental para manter-se saudável e contribuir no funcionamento do sistema linfático.
É fundamental tomar bastante água antes da sessão - e é normal e necessário que se saia dela com muita vontade de urinar. A respiração do cliente deve receber atenção extra, já que o diafragma estimula os linfonodos e tem um importante papel durante a massagem.
– Alimentos ricos em fibras como cereais integrais, aveia e leguminosas. Para além do consumo privilegiado destes alimentos, é importante aumentar a ingestão hídrica, seja através do consumo de água ou de chás e infusões. Sugerimos o chá verde, o chá de dente de leão, o chá de cavalinha e o de hibisco.
“É muito interessante fazer a drenagem, principalmente após os treinos, pois gera uma maior oxigenação local que auxilia no descanso dos músculos”. De acordo com Priscila, o sistema linfático tem como função retirar os líquidos em excesso do organismo e transportá-los ao sistema circulatório.
Aposte em uma atividade física: segundo Thais Pepe, dermatologista de São Paulo, a atividade física propicia aumento do retorno nervoso, potencializando os efeitos da drenagem linfática. Por isso, vale a pena investir em exercícios, ainda que sejam leves, como uma caminhada de 30 minutos por dia.
25 curiosidades que você vai gostar
Aliados da drenagem linfática
Alimentação balanceada: Os resultados desse tratamento para melhorar a circulação é muito maior se o paciente se alimentar bem. Reduzir a quantidade de sódio, por exemplo, ajuda muito a diminuir a retenção de líquidos, um dos problemas tratados pela drenagem linfática.
Como aumentar os efeitos da massagem modeladora
Hidratação é sempre aliado da saúde física. Mantenha uma alimentação saudável, com legumes, vegetais e frutas. Faça atividades físicas ao menos três vezes na semana. Faça uma esfoliação (pode ser caseira) na pele antes da massagem.
A drenagem linfática, quando feita junto à prática de exercícios físicos é ótima para quem busca perder medidas, bem como melhorar a retenção de líquidos. ... Porém a drenagem linfática realizada após a atividade física traz mais benefícios à pessoa.
Segundo Daniela, a drenagem no período vespertino ou noturno é mais adequada porque libera as toxinas e retira o líquido do corpo acumulados ao longo do dia. "Você pode até associar uma música suave para promover um relaxamento mental e melhorar a qualidade do sono", indica Miriam Sabino.
Efeitos da drenagem linfática associada ao exercício
Os estudos mostram diversos benefícios da drenagem linfática quando combinada com exercícios físicos, como redução dos sintomas de fadiga, mas ainda hoje há controvérsias de quais os reais benefícios do método antes ou após o treino.
Se a intenção for realizar a massagem no abdômen, o ideal é não comer antes da sessão, pois os movimentos vigorosos podem provocar refluxo ou mesmo vômito durante a massagem. Alimentação leve com jejum de uma hora e meia é o suficiente.
Melancia, melão, abacaxi e pera são exemplos de frutas benéficas para quem quer desinchar, pois são ricas em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água. Juntas, essas substâncias aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.
Alimentos indicados
Além da ingestão de água, é indicado o consumo de frutas, legumes, verduras e carnes magras. Aposte no consumo de chás, sucos de fruta natural e água de coco. Aposte também na ingestão de alimentos antioxidantes, ricos em vitaminas A, C e E.
Drenagem linfática no pós-operatório
Substâncias como o sangue, soro e secreções podem acumular e o organismo talvez não seja capaz de expelir, causando um inchaço.
Apesar da drenagem linfática ser drenante e antioxidante, ela não atua diretamente no metabolismo das gorduras. Assim, os centímetros perdidos com a drenagem linfática não representa a retirada de gordura acumulada nestes locais. Por isso, seria mais correto afirmar que a drenagem linfática desincha, e não emagrece.
Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.
O resultado de uma massagem bem-feita, seja ela modeladora, drenagem linfática etc., dura, normalmente, de dois a três dias, pois esse é o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar e voltar ao que era antes. Por isso, o interessante é fazer as massagens por duas ou três vezes por semana.
"A drenagem linfática trabalha totalmente o sistema linfático. É uma massagem que tem o objetivo de eliminar o líquido que está em excesso no corpo", explica Daniel, especialista no método na clínica de Flávia. São feitos movimentos leves, contínuos e unidirecionais com as mãos pelo corpo todo numa sessão de 1h a 1h30.
A seguir deve:Posicionar as mãos em forma de bracelete sobre a coxa e fazer deslizamentos do meio da coxa até os gânglios, de 5-10 vezes e depois da região mais próxima do joelho, até a região inguinal, de 5-10 vezes;A região interna da coxa deve ser drenada em direção aos genitais;
Beber água antes e depois da drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção dos líquidos e facilita na eliminação das toxinas do organismo. Portanto, beber a quantidade de água adequada diariamente é fundamental para manter-se saudável e contribuir no funcionamento do sistema linfático.
A prática de exercícios físicos regulares são ótimos aliados na potencialização dos resultados da massagem modeladora. Busque por atividades que proporcionem bem estar e motivação, além de auxiliarem na manutenção da saúde.
Fazer uma massagem depois do treino é outra boa iniciativa, pois acelera em até 60% a regeneração muscular, prevenindo lesões e reduzindo inflamações no tecido ao estimular o fluxo sanguíneo na área.
Durante a massagem dirija sua atenção para o relaxamento. Esvazie os pensamentos da mente e se entregue às sensações do corpo. Uma maneira que ajuda no processo de relaxamento é concentrar-se nas mãos do terapeuta, nos toques e movimentos, permitindo-se aproveitar cada minuto ao invés de resistir à dor.
A técnica é manual.
A drenagem linfática é manual, e de acordo com a fisioterapeuta, só através da massagem manual é que se consegue estimular os linfonodos superficiais (gânglios linfáticos) de todo o corpo, e captar o excesso de líquido de forma mais precisa.
Como saber se meu Cadúnico está atualizado?
Qual é o melhor sistema de saúde pública do mundo?
Como calcular o IPI da nota fiscal?
Qual é a foz da bacia platina?
O que usamos para medir uma televisão?
Quando um contrato não é assinado tem validade?
O que quer dizer procariontes e eucariontes?
Quais são os tipos de materiais escolares?
O que é licença ambiental Quais os tipos?
Quem recebe pensão pode fazer união estável?
Para que serve o suco da batata crua?
Por que a transmissão se dá com corrente alternada?
Quais são as três espécies que constituem o tipo de vegetação conhecida como tundra?
Quando deve ser paga a multa por embargos protelatórios?