As raízes que se desenvolvem diretamente da região nodal do colmo principal são denominadas raízes primárias. Com o avan- ço do crescimento das raízes primárias desenvolvem-se as secun- dárias e destas as terciárias, e assim por diante (Figura 2).
A seguir, são descritos, sucintamente, cada um dos órgãos que compõem a planta de arroz. As raízes são fibrosas e consistem de radículas e raízes seminais.
A raiz seminal, ou radícula, surge da coleorriza logo após o seu aparecimento e é seguida por uma ou duas raízes seminais secundárias, todas elas desenvolvem raízes laterais. Persistem apenas por um curto período de tempo após a germinação e são logo substituídas pelo sistema secundário de raízes adventícias.
O arroz cultivado é uma planta herbácea incluída na classe Liliopsida (Monocotiledônea), ordem Poales, família Poaceae, gênero Oryza. É uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana.
Atualmente o plantio de arroz ocorre através de dois sistemas diferentes: irrigado e sequeiro. O sistema predominante no Brasil é o arroz irrigado ou várzea, representando quase 80% das lavouras de arroz, os 20% restantes são de arroz de sequeiro.
38 curiosidades que você vai gostar
Segundo os estudos científicos, as escavações para o plantio de arroz devem conter, pelo menos 5 centímetros de profundidade, pois assim oferecem melhores resultados no período da colheita, uma vez que a raiz fica em maior contato com o solo, absorvendo mais nutrientes.
O diferencial do arroz irrigado
Quando se tem uma lâmina de água na lavoura, tem-se a garantia de disponibilidade deste recurso durante todo o desenvolvimento das plantas, além de trazer outros benefícios para o cultivo.
O sistema radicular do arroz é formado basicamente de raí- zes adventícias. Em cada nó desenvolvem-se usualmente entre 5 e 25 raízes. As raízes que se desenvolvem diretamente da região nodal do colmo principal são denominadas raízes primárias.
O arroz irrigado geralmente é produzido no sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, onde o cultivo passa parte de seu ciclo com a presença de uma lâmina d água. Já o arroz de sequeiro – também chamado arroz de terras altas – é produzido principalmente no norte do país.
Em condições normais de campo, após a semeadura, as sementes absorvem água e começam a crescer. ... Esse estádio, conhecido como VE, é atingido pela rápida elongação do mesocótilo, o qual empurra o coleóptilo em crescimento para a superfície do solo.
Significado de Mesocótilo
substantivo masculino [Botânica] Nó interpolado na gérmula das gramíneas, a separar a bainha do cotilédone. Etimologia (origem da palavra mesocótilo). Meso + cótilo.
O coleóptilo é uma camada protectora dos rebentos emergentes de monocotiledóneas como as gramíneas. Os coleóptilos têm dois feixe vasculares, um de cada lado. ... Os coleóptilos consistem em células muito semelhantes que estão especializadas para desenvolverem um crescimento por esticamento.
Terrestres: quando são subterrâneas, como aquelas apresentadas em feijão, cenoura e beterraba. Aquáticas: quando se desenvolvem submersas na água, sendo típicas de plantas aquáticas, como alface-d água. Aéreas: encontradas expostas ao ar livre, como as raízes das orquídeas.
São raízes que ficam sob o solo e possuem várias formas, permitindo assim uma sub-classificação: axial ou pivotante, ramificada, fasciculada e tuberosa.Raiz Axial ou Pivotante. ... Raiz Ramificada. ... Raiz Fasciculada. ... Raiz Tuberosa. ... Raiz Estranguladora. ... Raiz Grampiforme ou Aderente.
O principal sistema radicular do arroz é formado pelas raízes adventícias. Cada entrenó da planta normalmente desenvolve de 5 a 25 raízes primárias, cujos diâmetros variam de 0,5 a mais de 1 mm. Uma folha e raízes finas surgem da parte superior do entrenó, enquanto um afilho e raízes grossas emergem da parte inferior.
Na prática, a duração do ciclo varia entre 100 e 140 dias para a maioria das cultivares plantadas em sistema inundado, onde a maior parte da variação ocorre na fase vegetativa. Em contrapartida, cultivares de arroz de sequeiro tem duração de ciclo entre 110 e 155 dias.
Quanto ao ciclo de desenvolvimento, as cultivares de arroz irrigado variam, no Rio Grande do Sul, entre superprecoce, com ciclo menor que 100 dias, precoce, de 110 a 120 dias, médio, de 121 a 130 dias, e semi-tardio, maior que 130 dias.
As raízes fasciculadas são encontradas nas plantas monocotiledôneas. Elas originam-se de um ponto de onde partem ramificações finas e aproximadamente do mesmo tamanho. Exemplos: cana, milho e grama.
O que cultiva arroz. 2. Que ou o que gosta muito de arroz.
Agr Cultivo do arroz; orizicultura.
O arrozeiro é naturalmente adaptado ao solo inundado porque respira por uma estrutura vascular especializada, chamada de aerênquima, que capta o oxigênio da atmosfera e o leva para as células das raízes.
No Brasil, mais de 70% da produção de arroz é oriunda da Região Sul e é cultivado no sistema de irrigação por alagamento do solo. ... Isto é importante, pois nesta época ocorrem chuvas torrenciais e o solo permanece impróprio para semeadura vários dias após a chuva, por serem terras baixas e de difícil drenagem.
O arroz é um cereal que demora cerca de seis meses a crescer e que necessita de água abundante durante esse processo. Pode ser cultivado em campos abertos, que são inundados para o fazer crescer ou, como em muitos países asiáticos, em terrenos inclinados e mesmo em socalcos por onde a água vai escorrendo.
Como saber se uma pedra e um diamante?
Como saber quantos megas de Internet eu tenho?
Como Abrir PDF no AutoCAD na escala?
Como salvar em PDF X1A no Word?
Como saber se eu tenho uma conta no Banco Itaú?
Como saber se o silicone se rompeu?
Qual melhor sal marinho ou Himalaia?
Como saber a área do imóvel pelo IPTU?
Qual é o tamanho da capa do wattpad?
Como ler os elementos da Tabela Periódica?
Como saber agência e conta do Mercado Pago?
Como salvar seu casamento em 30 dias?
Quais os perigos do ácido nítrico?
Como saber se a pessoa não gosta de você?
Como salvar fotos e vídeos no Google?
Como ver as bibliotecas instaladas no Python?