É a denominação dada a toda e qualquer medida expressa em plantas arquitetônicas. É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor, normalmente expresso em metros.
A cotagem, no sentido mais estrito, é a representação gráfica no desenho das características de um elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto.
A declividade é um número puro, geralmente expressa em %. Equivale a uma diferença de nível para 100m de distância horizontal. Exemplo: DV = 10m; DH = 200m d = (10/200) x 100 = 5% para 100 metros, haverá uma diferença de nível (DN) de 5 metros.
1. Cotagem em cadeia ou série – Tipo de cotagem onde as cotas se apresentam dispostas em sucessão. 2. Cotagem por elemento de referência – Essa técnica é usada quando um determinado número de cotas, com a mesma direção, é definido em relação a uma origem comum.
as linhas de cota estão em. posições que permitem a. leitura das medidas sem. que seja necessário. ... As cotas devem ser sempre indicadas nas vistas onde os elementos aparecem melhor representados.No desenho técnico, as cotas devem ser localizadas de tal modo que não sejam cortadas ou separadas por qualquer outra linha.
38 curiosidades que você vai gostar
Criar cotas linearesClique na guia Início > painel Anotação > Cota. ... Coloque o cursor do mouse sobre um segmento de linha até que a visualização da cota apareça. ... Para as folgas entre as cotas, use os snaps ao objeto para localizar os pontos de cota (1,2) e clique na localização desejada para a linha de cota (3).
Linha de Cota - estreita e contínua, traçada paralelamente às dimensões da peça, distando aproximadamente 7 mm do contorno do desenho.
De um modo global e dado que nem sempre os elementos a cotar são rectilíneas definem-se dois tipos fundamentais de cotagem: Linear: linhas de cota rectilínea. Angular: linhas de cota não rectilíneas.
Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota.
Linhas de Cota – são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contínuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.
A cota de nível se trata de uma série de linhas imaginárias, de uma determinada área, que faz a ligação dos pontos que apresentam a mesma altitude. Seu principal objetivo é a produção de mapas topográficos para realizar a captação do desnível de um terreno de maneira eficiente.
Referência de nível - Ponto de controle vertical, estabelecido num marco de caráter permanente, cuja altitude foi determinada em relação a um DATUM vertical . ... É igualmente uma altitude determinada por leitura fotogramétrica repetida.
As cotas podem ser colocadas em cadeia (COTAGEM EM SÉRIE), na qual as cotas de uma mesma direção são referenciadas umas nas outras. Ou podem ser colocadas tendo um único elemento de referência (COTAGEM EM PARALELO).
É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor, normalmente expresso em metros. O projeto que apresenta todas as cotas necessárias à sua execução é chamado de um projeto cotado.
Os elementos gráficos para a representação da cota são (Figura 17): Linha de cota; • Linha auxiliar; • Limite da linha de cota (seta ou traço oblíquo); • Valor numérico da cota. As linhas auxiliares e de cotas devem ser desenhadas como linhas estreitas contínuas.
Cotas básicas são aquelas que indicam o comprimento, a largura e a altura do objeto. Com base nestas cotas é possível determinar as dimensões do material necessário para a fabrica- ção da peça.
ELEMENTOS DE COTAGEM (consultar a norma ABNT NBR 10126/1987). Incluem: - linha auxiliar (ou linha de chamada), linha de cota, limite da linha de cota e a cota. - as linhas auxiliares e as cotas são desenhadas com linhas estreitas contínuas.
As cotas devem ser localizadas de tal modo que elas não sejam cortadas ou separadas por qualquer outra linha. deles deve ser utilizado num mesmo desenho: a) método 1: - as cotas devem ser localizadas acima e parale- lamente às suas linhas de cotas e preferivelmente no centro (ver Figura 16).
A cotagem aditiva em duas direções é uma maneira prática de indicar a localização dos furos. O mesmo ponto 0 serve de origem para a indica- ção das cotas em duas direções, como você pode ver no desenho técnico, a seguir. A localização de cada furo é determinada por um par de cotas.
A cotagem pode ser: funcional e não funcional Cotagem funcional: Essencial para a função do objeto ou local (F). Muitas vezes depende de um cálculo de resistência do elemento. Estas dimensões devem aparecer explicitamente no desenho e não devem ser deduzidas de outras dimensões ou obtidas a partir da escala do desenho.
Elementos de cotagem
Incluem a linha auxiliar, linha de cota (NBR 8403) limite da linha de cota e a cota.
A distância entre o elemento e a linha de cota é constante e no mínimo de 7mm. Como também entre linhas de cotas paralelas.
A linha auxiliar não pode encostar nas linhas de contorno do elemento do desenho que está sendo cotado, e deve ultrapassar um pouco as linhas de cota (± 3 mm); são perpendiculares aos elementos do desenho a que se referem, mas em casos específicos podem ser inclinadas a 60°.
NBR 10126 – Cotagem de Desenho Técnico.
Como calcular quantas horas eu trabalho por dia?
O que é discriminação Wikipédia?
Qual numeração de cateter para cada piercing?
Como pagar o licenciamento 2021?
Como usar a função limpeza de cesto Electrolux?
Quais os tipos de decisões judiciais?
Onde colocar livros em apartamento pequeno?
O que passar para amolecer os pelos antes da depilação?
Quais tipos de palestras existem?
Como separar um período de um texto?
O que a Bíblia fala sobre sonhar com cobra?
O que falar na primeira sessão de terapia?
Qual é a origem da Enfermagem?
Qual é o sentido de ainda que?
Como funciona uma estufa de plantas?
O que significado à palavra irrelevante?
O que é uma comunidade tóxica?