Grupos vocais populares, no Brasil, geralmente possuem repertório exclusivo de Música Popular Brasileira (MPB) ou de música étnica/“world music” (música característica tradicional de povos específicos e suas culturas).
Na atualidade o canto coral é praticado em universidades, escolas, igrejas, associações, clubes e empresas, como também por grupos profissionais que realizam um trabalho de grande aceitação.
No século XII, surgem os primeiros registros específicos de música feita para coro. Na atualidade, o canto coral é amplamente difundido e é praticado em universidades, escolas, igrejas, associações, clubes e empresas, além de grupos independentes que realizam um trabalho de grande aceitação.
A vozes femininas são divididas em três classes principais, com ramificações dentro delas. Essas classes são: soprano, mezzo-soprano e contralto.
O repertório coral contém arranjos e adaptações de toda ordem: do instrumental ao vocal, do solista ao arranjo para coro, do oral ao escrito, de um idioma a outro, etc.
Em 1896, a tradição do festival mudou-se para Tallinn. Devido à inclusão de coros infantis e de meninos, o número total de participantes aumentou para 25.000 - 30.000 pessoas. A estônia é considerada o país de maior número de coros por habitante. Praticamente todos os habitantes cantam ou já cantaram em algum coro.
Coral é um termo empregado no Brasil como sinônimo de Coro. O agrupamento passou a designar no século XVIII a reunião entre trinta e quatro e trinta e oito cantores.
Na maioria dos corais, as vozes são dividas em quatro naipes: Soprano e contralto para as vozes femininas, e tenor e baixo para as vozes masculinas. Esta divisão é feita de acordo com o tipo de voz do indivíduo.
Pode também ser praticado em grupo, como num coro em uníssono ou composto por diferentes naipes. Em muitos aspectos, o canto é uma forma de fala “sustentada”. Pode ser formal ou informal, arranjado ou improvisado. Pode ser praticado por lazer, por ritual, na prática educacional ou profissionalmente.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor (ou cantora ). O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista.
Os coros profissionais são mantidos por instituições públicas, governos e grandes teatros, dedicando-se, prioritariamente, ao repertório operístico e coral-sinfônico. Na Letônia, empresas privadas contratam cantores para atuar em seus coros, e apresentam repertório erudito (acadêmico) e folclórico.
Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor (ou cantora). O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista. Os cantores apresentam músicas, que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela.
Quantos motoristas de aplicativo tem no Brasil 2021?
Como calcular a duração de um cilindro de oxigênio?
Quando é instaurado o Inquérito Policial Militar?
Quantas séries devo fazer para as pernas?
Qual foi o conceito criado por Adorno e Horkheimer?
Qual a importância da afetividade na teoria de Wallon?
O que se entende por direitos individuais?
O que é uma característica especial?
Qual a diferença entre MEI e LTDA?
Qual a praia mais chique de Santa Catarina?
Quais são as características do período socrático?
O que define o método de abordagem?
Quantos ganhadores da Mega da Virada 2021?
Quem quer ganhar massa muscular pode comer mussarela?