Há exatos dois séculos nascia Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Na época em que viveu, ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”, pois percorria as enfermarias com uma lanterna na mão. Nightingale nasceu em Florença, na Itália, mas era filha de ingleses.
Florence Nightingale ficou conhecida como a dama da lâmpada por seu pioneirismo ao salvar homens na guerra da Crimeia: a enfermeira britânica também foi homen.
“Na Guerra da Crimeia, Florence Nightingale, enfermeira da alta sociedade, com seu trabalho conseguiu reduzir o número de mortos entre os feridos em combate”. Todas as noites, a enfermeira percorria os dormitórios com uma lâmpada à óleo para ver os pacientes, por isso ficou conhecida como a “A Dama da Lâmpada”.
Ela deu à enfermagem uma reputação favorável e se tornou um ícone da cultura da era vitoriana, especialmente pelo apelido de "A Dama da Lamparina", por realizar rondas se utilizando deste instrumento para auxiliar soldados feridos à noite.
Ela foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia. Devido aos seus esforços e estudos, Florence conseguiu a fundação da Escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas, na cidade de Londres, em 1860, um marco para a história da Enfermagem contemporânea.
25 curiosidades que você vai gostar
Por este motivo ela ficou conhecida mundialmente como A Dama da Lâmpada. Ao retornar da guerra em 1856, recebeu um prêmio em dinheiro do governo inglês em reconhecimento ao seu trabalho. Ela usou este dinheiro e deu início à Primeira Escola de Enfermagem, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.
Nightingale aconselhava as pessoas a abrirem as janelas para maximizar a luz e a ventilação, e eliminar o ar “estagnado, mofado e impuro”. E ela defendia melhorias no sistema de drenagem para combater doenças que vinham da água, como o cólera e a febre tifóide.
“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a ...
O exemplo deixado por Florence Nightingale inspirou e continua inspirando inúmeros enfermeiros no mundo todo. Em sua homenagem, foi criada uma medalha em 1912 para reconhecer os enfermeiros e auxiliares de enfermagem que cuidam dos doentes e feridos em guerras ou desastres naturais de maneira extraordinária.
Florence: Significa “a que floresce”, “próspera”, “florescente”. É a versão francesa e inglesa de Florença, variante feminina de Florêncio, nome originado no latim Florentius, a partir de florens, que quer dizer “florir”, significa “a que floresce, próspera”.
Dessa forma, a lâmpada a óleo é uma grande referência a Florence Nightingale e significa também a luz no caminho dos profissionais da área. Já a cruz vermelha representa os primeiros socorros e a serpente, assim como em outros campos da saúde, significa renascimento e cura.
Trata-se de um ritual que simboliza o compromisso dos futuros enfermeiros "de manter acesa a chama da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade de acolher e cuidar do ser humano".
Na Cerimônia da Lâmpada, uma tradição em escolas de enfermagem, os estudantes que estão concluindo o curso e vão sair para o mercado de trabalho entregam uma lâmpada para os estudantes que vão ingressar no último ano, como uma forma de lembrar a precursora da profissão e manter acessos os compromissos assumidos durante ...
Florence Nightingale (1820-1910) foi uma renomada Enfermeira inglesa. Criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres.
Isso significa dizer que o trabalho de Florence baseava-se, principalmente, no oferecimento ao paciente de condições mínimas de recuperação, estando a ventilação, o ar, a água (limpos), a limpeza e calor como protagonistas do processo natural de recuperação o qual, sob essas condições, é facilitado e não impedido.
Na Inglaterra, iniciou seu aprendizado, repartindo o tempo entre aulas de anatomia e visitas ao hospital do distrito. Em 1851, aventurou-se na Alemanha, para frequentar a Escola de Enfermagem Fliedner, onde viveu sua primeira experiência como profissional entre as religiosas protestantes de Kaiserswerth.
Seu nome é sinônimo de atenção e cuidados: Florence Nightingale (Florença, 1820 – Londres, 1910) foi a primeira enfermeira profissional da história.
A preocupação de Nightingale com ambiente hospitalar e meio ambiente já em 1863 enfatizava a co- modidade do paciente com as condições locais, como por exemplo, a iluminação, a limpeza, o sanitarismo, a ventilação, a temperatura, a atenção, o cuidado, os odo- res e os ruídos.
Tornou-se a primeira mulher enfermeira do país. Apesar da falta de condições, pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes, Ana Néri chamou a atenção, por sua dedicação ao trabalho como enfermeira, por todos os hospitais onde passou.
Enfermagem Moderna
A própria profissão de enfermeiro é regulamentada no último ciclo. Além disso, mudanças importantes na saúde, de um modo geral, também foram implementadas. Dentre elas: a criação do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sistema Único de Saúde (SUS).
O que quer dizer What's his name?
Como desativar Captura de tela?
Como perguntar se ele está afim?
Como vencer em tempos difíceis?
Quantos quilos dá pra perder com dieta líquida?
Como o Spotify conta os ouvintes mensais?
Como fazer download automático no Internet Explorer?
Como identificar uma incoerência no texto?
Como perfumar banheiro com coala?
Como permitir o acesso do WhatsApp aos contatos?
Qual a importância das emoções na aprendizagem?
Como se chama quem faz caminhada?
Como se chama a pessoa que não tem opinião própria?
O que é uma pessoa que se vanglória?
Como se chama uma pessoa que cobra demais?
Como chama uma pessoa que não é famosa?