Planos principais: mediano (médio-sagital), sagital, frontal (coronal), transverso (axial).
Em anatomia humana e animal são usados três planos elementares:O plano sagital é um plano paralelo à linha sagital. ... O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas).O plano transversal divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior)
- Plano superior (cranial): seria a parede por cima da cabeça. - Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. - Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso.
Estes planos, perpendiculares entre si são chamados Planos de Secção : mediana ou sagital , frontal ou coronal e transversal ou horizontal .
44 curiosidades que você vai gostar
Planos de delimitação
O primeiro plano rente ao dorso é chamado de plano dorsal; o que passa tangente ao ventre é chamado de plano ventral; o plano que rente a cabeça é o cranial; o que passa na cauda do animal é o plano caudal; o plano rente ao lado esquerdo, é o lateral esquerdo e o do lado direto é lateral direito.
O plano mediano, o sagital, coronal ou frontal e transversal.
Planos principais: mediano (médio-sagital), sagital, frontal (coronal), transverso (axial). Termos anatômicos usados para descrever a posição e a relação entre várias estruturas.
Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos. O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal. Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio. O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.
Existem três planos de movimento, sendo eles dois verticais e um horizontal, são eles: Frontal, Sagital e Transverso.
São eles: plano ventral ou anterior, plano dorsal ou posterior, planos laterais (esquerdo e direito), plano cranial ou superior e plano podálico ou inferior.
Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal.
Rostral - Caudal.Externo – Interno.Superior – Inferior.Superficial – Profundo.Proximal – Distal.
Os planos e eixos são linhas imaginárias que “cortam” o corpo. Neste caso, os planos irão dividir o nosso corpo em partes iguais como: superior e inferior, esquerda e direita e frente e trás.
Plano coronal ou plano frontal é um dos tipos de planos anatômicos, dividindo o corpo com cortes verticais e perpendiculares ao plano mediano. Assim é possível definir a parte ventral/anterior (frente) da parte dorsal/posterior (costas).
É denominada proximal toda estrutura que está próxima à raiz do membro (onde ele está implantado ao resto do corpo) e distal toda estrutura que está afastada da raiz do membro, como as mãos e os pés (p. ex., o cotovelo é proximal ao punho e distal ao ombro).
Oblíquos. D) Os cortes oblíquos são “fatias” do corpo ou de qualquer uma de suas partes que não são feitas ao longo de um dos planos anatômicos já mencionados. É um plano longitudinal ou transverso, que está angulado ou inclinado (diagonal) e não paralelo aos planos sagital, coronal ou axial.
2 - Eixo Ântero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de sagital (Figura 6). Esse eixo possibilita os movimentos de abdução e adução.
Portanto, de forma resumida o corpo animal pode ser dividido em cinco partes: Cabeça, pescoço, tronco, membros e cauda.
EIXOS DE CONSTRUÇÃO Existem três eixos formados por linhas imaginárias, considerados importantes referenciais de posição e direção dos órgãos no corpo (Figura 6), que são: 1) Eixo crânio-caudal (Figura 6, A), que se estende longitudinalmente, ligando os pontos de intercessão das diagonais dos planos cranial e caudal.
Para realizarmos a descrição anatômica do animal, o dividimos em cinco partes que ainda apresentam subdivisões, sendo elas: - Cabeça – crânio e face. - Pescoço. - Tronco – tórax, abdômen e pelve.
Termos de Posição:Medial => a estrutura que se situa mais próxima ao plano mediano em relação a uma outra. ... Lateral => a estrutura que se situa mais próxima ao plano lateral (direito ou esquerdo) em relação a uma outra.Ventral ou Anterior => estrutura que se situa mais próxima ao plano ventral em relação a uma outra.
O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.
O eixo longitudinal ou súpero-inferior é perpendicular ao plano horizontal, no qual ocorrem os movimentos de rotação medial e lateral (Figuras 2.11 e 2.14). É importante lembrar que os movimentos ocorrem em um plano em torno de um eixo perpendicular a este plano.
Dentre os movimentos que podem ser limitados por um problema no quadril, está o de flexão, assim como o de extensão, abdução e rotações. Toda movimentação ocorre em diferentes eixos. O eixo lateral, por exemplo, permite a extensão e flexão do quadril. O eixo vertical garante que o indivíduo realize a rotação.
O que foi o Estado Novo no governo Vargas?
O que é cláusula em causa própria?
O que fazer para tirar goma de toalha nova?
Qual o maior fator de impacto de uma revista?
Quanto ganha um PRF em Alagoas?
Qual é o mês mais barato para viajar para Portugal?
O empregado demitido por justa causa tem direito a que?
O que significa as siglas lgbt?
O que é preposição e conjunção?
Como por instagram modo noturno?
Quanto custa um tratamento de inseminação artificial?
Quanto tempo demora para fechar um dente extraido?
O que significa logistica reversa?