Confira abaixo os principais personagens da obra:Augusto: estudante de medicina que se apaixona por Carolina.Leopoldo: estudante de medicina.Fabrício: estudante de medicina.Filipe: estudante de medicina e irmão de Carolina.D. Carolina: irmã de Filipe.D. ... Joana: prima de Filipe.Joaquina: Prima de Felipe.
Dona Ana: dona na casa na ilha e avó de Filipe. Uma senhora de 60 anos gentil e compreensiva que ama Carolina, a quem cria após ter ficado órfã; Joana: prima de Filipe, tem 17 anos e é morena; Joaquina: também é prima de Filipe, tem 16 anos sendo loura de olhos azuis.
Os personagens secundários são: os amigos de Augusto (estudantes divertidos), as amigas de Carolina (namoradeiras) e D. Ana, que é avó de Carolina e proprietária da casa na Ilha de Paquetá.
O tema da obra é a fidelidade ao amor de infância. Como crítica social vemos o casamento, pois, na época o ajuste matrimonial era feito pelos pais dos jovens.
A Moreninha (1884), Joaquim Manuel de Macedo
É considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro, pois retratou hábitos da juventude burguesa carioca, contemporânea à época de sua publicação.
41 curiosidades que você vai gostar
Foco narrativo
Embora Augusto seja o narrador, pois relata a aposta que fez com Filipe; o romance A Moreninha é narrado na 3ª pessoa (narrador onisciente). Vale ressaltar que o narrador é intrometido em alguns momentos da história.
5-Por que Carolina passa a ser chamada de Moreninha por Augusto? R: Porque todos que já a conheciam gostavam de chamá-la de Moreninha. 6-De que forma a Moreninha conquista o coração de Augusto? R: Quando Augusto viu Carolina cantando a música de Ahy, a balada do rochedo.
02 – Por que se pode afirmar que a visão que o narrador tem da sua personalidade ais dezessete anos não é idealizada? Porque o narrador reconhece os seus defeitos de vaidoso e arrogante. 03 – Que observações o narrador faz sobre o romantismo? O narrador refere-se ao romantismo como algo desgastado.
O clímax do enredo ocorre quando D. Carolina revela a Augusto, ao deixar cair um breve contendo um camafeu, que é a mulher a quem ele tinha prometido se casar na sua infância. O desfecho dá-se quando Augusto cumpre sua promessa e marca casamento com a Moreninha.
Ana, avó de seu amigo Filipe, o episódio de seu juramento amoroso. A história se passa e dois lugares: na cidade do Rio de Janeiro, representando a vida urbana e social, e na ilha onde mora D. Ana, simbolizando o paraíso de amor.
D. Joaninha - Prima de Filipe, namorada de Fabrício. Exigia que o estudante lhe escrevesse cartas de amor quatro vezes por semana; que passasse na frente da casa dela quatro vezes por dia, entre outras exigências, que causou a vontade de Fabrício livrar-se dela.
TOBIAS
Escravo da casa de Donana (Henriqueta Brieba), é encarregado de vigiar as moças.
Carolina. Durante toda a história, evidenciam-se os traços da protagonista, principalmente a cor do rosto: pele morena. Por isso, as pessoas mais íntimas chamavam-na de Moreninha.
Carolina: também conhecida como a moreninha, é uma menina de quatorze anos de idade, impertinente, engraçada, inteligente e travessa. Ela é irmã de Filipe.
Características centrais de A Moreninha
Idealização do amor puro e que resiste ao tempo; Descrição dos costumes, hábitos e lugares (o romance é de fundamental importância para quem deseja perceber o espírito da época); Leitura corriqueira e agradável; Linguagem coloquial.
O movimento romântico foi o responsável pelo surgimento do romance no Brasil. Até então, os textos escritos em prosa estavam muito distantes desse tipo de narrativa. Cronologicamente, o primeiro romance brasileiro foi O filho do pescador (1843), de Teixeira e Sousa.
A obra retrata os costumes da alta sociedade carioca dos meados do século 19, onde as mulheres tinham seus momentos de flerte nos saraus, bailes e óperas de teatro. É nesse ambiente circundado pelas paisagens da Tijuca e pelas praias cariocas (ainda desertas) que vemos se desenrolar a narrativa do romance.
Romance histórico é um gênero literário em que a narrativa ficcional se relaciona com fatos históricos. A composição das personagens e dos cenários é feita de modo que estejam em concordância com documentos e dados históricos, oferecendo ao leitor uma noção da vida e dos costumes da época.
O Narrador do texto ficcional escrito começa a sofrer variações, passa a ser em 1ª ou 3ª pessoa, a visão que ele tem dos fatos narrados, surgem conversas com o leitor do texto, ele pode saber mais sobre a história que os personagens que participam dela.
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
01 – Qual é o objetivo do texto "Viajando com os poetas românticos brasileiros"? Ensinar e dar informações a respeito do Romantismo como estilo de arte e do Romantismo literário brasileiro.
O romance A Moreninha conta a história de amor entre Augusto e D. Carolina (a moreninha).
9-Qual o desejo de Carolina, quando ela e Augusto, crianças ainda, ajudam o velho moribundo? 10-Quantos anos tinha Augusto quando teve o primeiro encontro com a Moreninha? R:Augusto tinha treze quando conheceu A Moreninha. 11-Qual outro nome poderíamos dar ao romance, já que Augusto é o narrador da história?
Após voltar para sua cidade, Augusto é proibido de voltar a Ilha. Quem o proibiu? Filipe, seu amigo.
O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá?
Como funciona o sistema de freios CBS?
O que herdamos dos nossos pais?
Como desativar o antivírus Avast temporariamente?
Como funciona o freio para cavalo?
O que é gerenciamento de processos sistema operacional?
Quantos S tem a palavra assessor?
Porque meu microfone não funciona no Teams?
O que quer dizer amigavelmente?
Como desbloquear um Arquivo Excel para edição?
Em que ano o Brasil deu os primeiros passos no caminho da informática?
Como funcionam os gerenciadores de memória no Windows?
Qual o certo atrazo ou atraso?
Como habilitar o print no notebook?
Como funciona um gerador eletrostático?