Os motores elétricos são máquinas elétricas que possuem como característica transformar energia elétrica em energia mecânica. São muitos os tipos de motores elétricos, e podemos separá-los basicamente em três grandes grupos que são os motores de corrente contínua, motores de corrente alternada e os motores universais.
São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).
Temos basicamente dois tipos de motores elétricos: o motor de corrente contínua (CC) e o motor de corrente alternada (CA); ambos trabalham pela interação entre campos elétricos e campos magnéticos.
O estator e rotor são as duas partes principais para entender como funciona um motor elétrico, mas existem ainda as outras partes, que basicamente são as partes de construção mecânica do motor.
As 7 Principais características do motor elétrico trifásico:A potência elétrica do motor. ... A tensão de alimentação do motor trifásico. ... A corrente nominal deste motor elétrico trifásico. ... A velocidade de rotação nominal do motor. ... Grau de Proteção. ... IP/IN fator que define a corrente de partida. ... Carcaça do Motor.
45 curiosidades que você vai gostar
Definição - O que é Motores elétricos
Máquinas destinadas a converter energia elétrica em energia mecânica.
Os motores elétricos são máquinas elétricas que possuem como característica transformar energia elétrica em energia mecânica. São muitos os tipos de motores elétricos, e podemos separá-los basicamente em três grandes grupos que são os motores de corrente contínua, motores de corrente alternada e os motores universais.
Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor.
O motor é constituído de eletroímãs ou imãs permanentes, que são posicionados no material ferromagnético que constitui o corpo do rotor, e geralmente bobinas de cobre são enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o estator.
Os motores elétricos são os equipamentos que mais predominam o setor industrial, estima-se 80% da energia industrial é consumida por eles. A seleção de um motor leva vários fatores, mas os dois fatores mais impactantes sem duvidas são sua utilização e a disponibilidade financeira do investidor.
Motor elétrico é uma máquina destinada a converter energia elétrica em energia mecânica. É o mais utilizado de todos os motores elétricos, pois combina a facilidade de transporte, economia, baixo custo, limpeza e simplicidade de comando.
Quanto à natureza da corrente as máquinas elétricas são classificadas emː máquinas de corrente contínua e máquinas de indução ou de corrente alternada. Quanto ao numero de fases são classificadas emː máquinas monofásicas e máquinas polifásicas, sendo que as máquinas trifásicas são as mais comuns.
O princípio de funcionamento é o mesmo em todos os casos, isto é, o de um campo magnético girante que provoca a rotação do rotor da máquina. Os motores CA são classificados geralmente em dois tipos principais: (1) motores de indução e (2) motores síncronos.
Veja abaixo os cinco tamanhos de motores disponíveis em carros fabricados no país:Motor 1.0. Os motores de 1000 cilindradas, ou 1.0, são os menos potentes, mas também aqueles que mais economizam combustível. ... Motor 1.4. ... Motor 1.6. ... Motor 1.8. ... Motor 2.0.
Existem dois tipos de motores monofásicos que, de acordo com o funcionamento dos mesmos, podem ser classificados em motor universal e motor de indução. Observe em que situação cada um pode ser utilizado. O motor universal funciona tanto com corrente alternada como com corrente contínua.
1. Os motores AC: Os motores de corrente alternada (igualmente chamados motores AC ou CA) são os mais comuns na indústria, pois apresentam diversas vantagens: Têm características construtivas simples.
O motor de corrente contínua tem armadura girante e campo magnético fixo. Já o de corrente alternada tem campo magnético girante e armadura parada. Os motores CA costumam ser mais baratos, porém, os de corrente contínua são mais indicados para aplicações que requerem ajuste constante e fácil da velocidade.
Motores DC: São conhecidos por seu controle preciso de velocidade e por seu ajuste fino e são, portanto, largamente utilizados em aplicações que exigem tais características. ... Motores AC: A grande maioria das aplicações tem sua configuração mais econômica com a utilização de motores de indução de gaiola.
Eles são motores que possuem imãs permanentes ou então têm campo e armadura, neste caso não possuem ímãs permanentes. Os motores de corrente contínua são muito usados e possuem diversas aplicações como por exemplo, brinquedos, eletrodomésticos, máquinas industriais, veículos elétricos, entre outros.
Os motores elétricos de indução trifásico são constituídos por duas partes construtivas: o rotor e o estator. O circuito elétrico estatórico é formado por um enrolamento que contém bobinas afastadas e alimentadas por cada uma das fases do sistema trifásico.
Esses três fios transportam as 3 ondas senoidais que estão trabalhando juntas, porém, defasadas em 120º uma da outra.Sistema de alimentação trifásico.Rotor bobinado e rotor gaiola de esquilo.Rotor e estator do motor.Fórmula de velocidade síncrona.Fórmula para o escorregamento.
Outras partes do motor de indução trifásico: tampa, ventilador, tampa defletora, caixa de ligação, terminais e rolamentos. Tampa dianteira: na tampa dianteira é fixado o rolamento dianteiro. Caixa de ligação: é na caixa de ligação que encontramos os terminais para a energização do motor.
Existem dois diferentes tipos de motores elétricos CA: o motor elétrico síncrono e o de indução (assíncrono). O motor elétrico de indução é confeccionado com bobinamentos em sua armadura (stator) e obtêm o torque no rotor através de correntes induzidas nestas bobinas variando o campo magnético.
Este tipo de motor contém 2 enrolamentos muito distintos. O principal ocupa 2/3 das ranhuras do estator e tem grande reatância e baixa resistência. ... Estes motores podem inverter sua rotação trocando-se os polos de qualquer um dos enrolamentos, enquanto o rotor está parado. É a partida que dá o sentido de rotação.
Motor assíncrono de Indução é um motor elétrico de corrente trifásica, bifásica, ou monofásica, cujo rotor está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à frequência da sua alimentação (a velocidade do rotor é menor que a do campo girante, devido ao escorregamento).
Qual a maior piscina natural da América Latina?
O que fazer quando o bebê tem febre depois da vacina?
Qual o correto meio-dia ou 12 horas?
Como forçar o celular a ligar?
Qual a validade da argamassa Votomassa?
Quando a angioplastia é indicada?
Qual é melhor ouro 18K ou 24K?
Quantas horas de jejum começa a queimar gordura?
Quantos anos tem a Psicologia 2020?
Quem trabalha 6 horas por dia tem direito a cesta básica?
O que é um pronome oblíquo em inglês?
Qual o site para pagar a taxa do visto americano?
Qual nome vem primeiro homem ou mulher?
O que é contraditório e da ampla defesa?
Quanto custa uma declaração de convivência marital?
O que pode ser quando a geladeira parou de gelar?