Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição. Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.
A coesão referencial é responsável por um método que confere e integra a relação entre as palavras e frases. Porém, nas Figuras de Sintaxe ou figuras de construção esses elementos predominam. Pode ocorrer coesão referencial em elipses, anáforas, catáforas, contiguidades e reiterações.
A coesão sequencial é um recurso utilizado ao longo da produção textual com o intuito de articular as ideias apresentadas pelo redator. Como o nome já sugere, esse é um mecanismo importante para dar uma “sequência” lógica a redação sendo, portanto, elemento fundamental para a coerência do texto.
Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita.
Expressões referenciais podem ser usadas para introduzir entidades em um discurso ou podem fazer referência a entidades já mencionadas, podendo fazer uso de redução lexical, como em: “O Eurocenter oferece cursos de Japonês na bela cidade de Kanazawa.
Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos.
Tabela com alguns dos principais conectores discursivos:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) ADIÇÃO | E, pois, além disso, e ainda, mas também, por um lado … por outro |
---|---|
CONCLUSÃO | Portanto, logo, enfim, à guisa de conclusão, em suma, concluindo, para que |
CERTEZA | Evidentemente, certamente, decerto, naturalmente |
Por que consultar o meu CPF? >> Para saber se você tem débitos em seu CPF, incluindo o nome da empresa credora e o valor da dívida. >> Para negociar o pagamento de dívidas pela internet*. >> Para, no caso de não reconhecer a dívida, poder se antecipar e evitar problemas em seu nome.
Significa que o contribuinte deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda em pelo menos uma ocasião nos últimos 5 anos. Quais as consequências de estar com um CPF irregular? Como o CPF é o cadastro dos brasileiros na Receita Federal, quem está com o CPF irregular não consegue seguir a vida normal.
No caso de quem está com pendências eleitorais, a regularização do cpf está sendo feita automaticamente – normalmente, seria preciso ir a um cartório eleitoral, mas eles estão fechados em decorrência da pandemia. Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.
CPF irregular é a mesma coisa que nome sujo? Não. Estar com o CPF irregular não tem nada a ver com endividamento. O chamado “nome sujo”, como explicamos aqui, é o termo usado para pessoas que estão com o nome apontado/negativado nas listas de órgãos de proteção ao crédito.
Como é feita a exportação indireta?
Como ativar iniciar barra de tarefas e Central de ações?
Como vai funcionar a ETEC 2021?
O que é bom para hidratar a voz?
Qual o objetivo da bocha paralímpica?
Como hidratar o rosto antes de dormir?
Como fica a situação dos professores com a Reforma da Previdência?
Como desbloquear o serviço de dados do celular?
Qual a importância da autoavaliação para o profissional?
Como se habilitar no PJe trt-15?
Como fazer para editar um documento no Word?
Como ativar o Telnet Pelo cmd?
O que tomar para lubrificar as juntas?
Como funciona a autenticação de dois fatores no Facebook?
O que é trabalhar com autonomia?