Fique atento aos sintomas!Febre ou calafrios;Fadiga e fraqueza persistentes;Infecções frequentes ou graves;Perda de peso sem motivo aparente;Nódulos linfáticos inchados;Desconforto abdominal, provocado pelo inchaço do fígado ou do baço;Hemorragias ou hematomas recorrentes;Pequenas manchas vermelhas na pele;
A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.
A confirmação diagnóstica da leucemia é feita com o exame da medula óssea, o mielograma. Em alguns casos, ainda é necessário à realização da biópsia da medula óssea, onde um fragmento do osso da bacia é retirado e enviado para análise de um patologista.
Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.
Sangramentos e manchas roxas na pele
Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele).
37 curiosidades que você vai gostar
A mancha roxa pode ser sinal de uma doença grave: a Púrpura Trombocitopênica. O sistema imunológico de quem tem essa doença desconhece as plaquetas como parte do organismo e começa a produzir anticorpos que passam a ataca-las e destruí-las.
As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.
A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.
Às vezes, um paciente com leucemia aguda não apresenta sintomas ou realiza exames de sangue normais algumas semanas ou meses antes do diagnóstico. Nesses casos, geralmente tentamos remover rapidamente as células anormais do sangue e iniciar a quimioterapia para começar a matá-las o mais rápido possível.
Quem é o inimigo do Homem Aranha?
Quanto tempo tomar Betaistina?
Onde comprar iPhone importado dos EUA?
Qual gel não danifica o cabelo?
Quando o omeprazol começa a fazer efeito?
Quando a medida protetiva perde a validade?
Quantas calorias se perde no simulador de escada?
Quais são as tecnologias de hoje?
Tem mais boi que gente no Brasil?
Como os cientistas sabem que os dinossauros existiram?
Qual a utilidade de um antivírus?
Qual o poder máximo de um Brawler?
O que contém em um artigo científico?
Qual é o principal foco de um bom relacionamento interpessoal?
Quais as características das células procariontes?