Os 4 pilares da diversidadeAtração. Nesse primeiro pilar, o desafio está em encontrar formas mais eficientes de buscar por profissionais diversos ou pouco representados em um quadro. ... Infraestrutura. O que parece básico pode não ter sido considerado. ... Ambiente / Clima. ... Desenvolvimento. ... Conclusão.
Com o objetivo de acelerar mudanças que contribuam para a construção de empresas diversas e inclusivas, o nosso Fórum de Diversidade foi estruturado sob 4 pilares: Liderança, Comunicação + Marketing, Cultura e Futuro, os quais são fundamentais para adotar práticas efetivas e transformar negócios.
Diversidade e inclusão é um tema sobre as pessoas, suas vivências e individualidades que as fazem ser quem são e as tornam únicas. Assim, quando as empresas incentivam e aplicam esse tema, elas geram transformação em sua cultura organizacional.
A diversidade nas empresas é quando as equipes são compostas por pessoas de diferentes gêneros, etnias, formações, idades, vivências, visões etc. Essa diversidade é essencial para promover maior igualdade, criatividade e até mesmo mais sucesso para as empresas.
Os objetivos do programa consistem em garantir um ambiente de trabalho livre de preconceito e discriminação, em que cada pessoa possa ser quem realmente é. As nossas ações são orientadas por iniciativas das quais somos signatários e que oferecem princípios orientadores de trabalho.
16 curiosidades que você vai gostar
Defina o que será feito, ou seja, qual o objetivo do programa de diversidade e inclusão e, principalmente, a meta a ser atingida. Para responder à pergunta, é essencial ter um mapeamento da situação atual da empresa, portanto ter um censo dos colaboradores de bastante importante.
Como implementar a diversidade na empresa?Avalie a empresa. ... Revise a cultura organizacional. ... Desenvolva políticas de RH inclusivas. ... Adapte processos seletivos. ... Capacite lideranças. ... Gerencie as habilidades individuais. ... Defina indicadores chave.
A diversidade nas empresas promove um ambiente de trabalho saudável, bem como incentiva a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais. Além disso, garante a motivação e o aumento da produtividade dos colaboradores, fatores que podem aumentar a competitividade da empresa no mercado em que atua.
Colaboradores que percebem a diversidade como um fator relevante dentro da organização são mais motivados, compreendem que, ao se dedicarem mais, trazem um ganho para a empresa e para o seu desempenho pessoal.
Com a melhor convivência dentro da empresa, acolhendo as diferenças, também fará com que os colaboradores se sintam mais seguros e acolhidos, podendo diminuir o turnover da organização. Valorizando as diferenças, há melhorias no clima organizacional, os colaboradores ficam mais criativos e liberam seus potenciais.
A diversidade é ter colaboradores de diferentes núcleos e vivências em todos os níveis da empresa e a inclusão é poder extrair o melhor destas diferenças, reconhecer e respeitar estas pessoas com resultados para os negócios.
Por Inclusão Escolar, entende-se o respeito às diferenças, compreensão da diversidade (heterogeneidade) e entendimento das necessidades dos estudantes (que exigem planejamento). Garante-se assim o sucesso escolar, que advém das aprendizagens.
"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.
Existem diversos estudos que mostram o quanto a diversidade cultural em uma empresa influencia seu sucesso. Por exemplo: times diversamente raciais atingem um maior desempenho que times não diversamente raciais em 35%; times em que a quantidade de mulheres e homens são iguais ganham 41% mais receita.
A diversidade no ambiente de trabalho garante uma variedade de perspectivas diferentes. Visto que essa diversidade significa que os funcionários terão diferentes características e experiências, eles também têm mais probabilidade de ter uma variedade de habilidades e experiências diferentes.
Para a cultura, a diversidade proporciona novas conexões e o desenvolvimento da capacidade artística e cultural. Ou seja, a diversidade traz vantagens para toda a sociedade. Precisamos incorporar pessoas, não importando sexo, gênero, raça, religião, classe social, geração, necessidades especiais…
De acordo com o estudo, ter a diversidade como um tema importante para a empresa cria um ambiente onde os indivíduos são mais incentivados e possuem mais abertura para inovação.
Além disso, na diversidade cultural, contar com uma equipe diversificada contribui para o alcance de resultados incríveis e também proporciona troca de conhecimentos e experiências de vida, sendo uma estratégica eficaz na atração dos melhores profissionais para o seu negócio.
Combinar diferentes culturas proporciona experiências únicas que agregam valor, melhoram a convivência e permitem a troca de aprendizado. Ter acesso a diferentes pontos de vista e ouvir opiniões diversas ajuda a “pensar fora da caixa” e ampliar a criatividade.
Adeque a comunicação da empresa
Adotar ações de diversidade é modificar a cultura organizacional. Isso significa que a empresa tem que mudar seu jeito de ser, de se posicionar e de se comunicar. A comunicação interna e externa da empresa precisa estar alinhada com a proposta de diversidade e inclusão.
De acordo com a Gallup, uma cultura que abraça a diversidade deve sustentar três pilares:1- Respeito.2- Apreciar características únicas.3- Os líderes fazem o que é certo.Avalie o estado atual da organização.Planeje o estado futuro da organização.Mantenha o foco.Liderança pelo exemplo.Estratégia de negócios.
Um dos exemplos de diversidade é a “Carta de Apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBT+ nos Locais de Trabalho no Brasil”. Em 2018, o compromisso de promover a inclusão dessas pessoas foi assinado por 32 companhias e organizações não governamentais que atuam no país.
O ideal, para preservar e garantir a diversidade em seu quadro de funcionários é estabelecer cotas mínimas de participação nos processos seletivos. Por exemplo: 15% homens, 20% mulheres, 15% negros e daí em diante.
Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).
A Educação Física Inclusiva traduz-se em “educação física para todos”, cujo principal objetivo é garantir o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes.
Como acessar a internet de forma oculta?
O que fazer para diminuir os eosinófilos?
Como ocorre o desenvolvimento embrionário dos animais Ovovivíparo Cite exemplos?
Como permitir o Kmspico no Windows Defender?
Como colocar procurador no INSS?
Quanto tempo é necessário para organizar um casamento?
Como normalizar um valor no Excel?
Como fazer cantinho de estudo infantil?
O que é normalizar um banco de dados?
Como organizar um campeonato online?
Como as aves eliminam a urina do corpo?
Onde ocorreu o capitalismo financeiro?
Quantas linhas tem o Libreoffice Calc?