Eles são: olfatório (I), óptico (II), oculomotor (III), troclear (IV), trigêmeo (V), abducente (VI), facial (VII), vestibular (VIII), glossofaríngeo (IX), vago (X), acessório (XI) e hipoglosso (XII). Os pares cranianos fazem, de maneira geral, o suprimento sensitivo e motor da cabeça e do pescoço.
Mapa Mental: Nervos Cranianos
A função é determinada conforme as estruturas inervadas por cada par. Os 12 pares de nervos cranianos são numerados, em algarismos romanos, em sequência crânio-caudal. Saiba mais sobre o Encéfalo. São originados na região olfatória de cada fossa nasal, atravessam o osso etmoide e terminam no bulbo olfatório.
Ele é o nervo craniano mais longo e o único a deixar a região da cabeça e do pescoço. Ele vai até as cavidades torácica e abdominal, levando inervação parassimpática para os órgãos viscerais.
As fibras dos nervos cranianos podem ser classificadas em aferentes e eferentes. Os dois tipos de fibras (aferentes e eferentes) são divididas em somáticas e viscerais que podem ser gerais ou específicas.
Dois deles originam-se do prosencéfalo (olfatório [olfativo] e óptico), um tem o núcleo na medula espinhal (acessório), enquanto os restantes se originam do tronco cerebral. Os pares cranianos fazem o suprimento sensitivo e motor da cabeça e do pescoço, controlando a atividade desta região.
Como interpretar a pressão atmosférica?
Como ficará a suspensão do contrato de trabalho em 2021?
Como ficar bonita com uma maquiagem simples?
Como são as aulas de educação física nos EUA?
Como fazer maquiagem para pele morena passo a passo?
Como é que faz Slime como é que faz Slime?
O que fazer para a sua mãe no Dia das Mães?
Quantas vezes é necessário mastigar?
Como surgiu o Dia da Consciência Negra resposta?
Como fazer maquiagem de Halloween com papel higiênico?
Como atender na fenomenologia?
Como assistir às aulas online no centro de mídia?