A glenoumeral é uma articulação que está associada à cintura escapular. Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
Falando em movimento, o ombro se movimenta em 3 planos. No plano sagital temos os movimentos de flexão e extensão, no plano transverso temos o movimento de rotação externa e interna, e no plano frontal temos os movimentos de adução e abdução, que é o foco desse artigo.
Articulações do ombroArticulação glenoumeral.Articulação acromioclavicular e esternoclavicular.Articulação subacromial e escapulotorácica.Lesões das articulações do ombro.
A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.
Funções. As funções desse grupo muscular são variadas. Por um lado eles fixam a cabeça umeral ao soquete; por outro lado eles executam diferentes movimentos. Eles permitem tanto a rotação interna quanto a externa da cabeça umeral e além disso a abdução, adução e retroversão.
22 curiosidades que você vai gostar
A escápula está ligada ao tórax por meio da articulação escapulotorácica. Essa não é uma articulação típica que liga osso com osso. A articulação escapulotorácica é fisiológica, com estruturas neurovasculares, musculares e bursais que permitem um movimento harmonioso da escápula no tórax.
Função. O deltoide movimenta e estabiliza a articulação do ombro. Os movimentos das diferentes porções do deltoide interagem de forma sinérgica ou antagônica, dependendo da porção específica e da posição do úmero. O deltoide é o mais importante abdutor do ombro.
Articulações sinoviais são as mais encontradas no corpo
Segundo a reumatologista Licia Mota, o papel dessas articulações é articular os ossos. “São aquelas em que a superfície óssea é recoberta por uma cartilagem articular e que são unidas por ligamentos e revestidas por uma membrana chamada membrana sinovial.
- Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial.
A esternoclavicular é uma articulação que faz a ligação entre o membro superior e o esqueleto axial, que é cabeça e tronco. Esta articulação permite realizar os movimentos de elevação, depressão, protração, rotação e retração.
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Formada pela união do úmero, da escápula (ou da omoplata) e da clavícula e comumente considerada como uma única articulação, o ombro é na verdade composto de duas articulações separadas – as articulações gleno-umeral e acromioclavicular.
Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.
Rotação externa de Ombro
A posição do cotovelo em 90° é muito importante para a boa execução desse exercício. Os músculo trabalhados durante a rotação externa de ombro são o infraespinhal e o redondo menor, primariamente e deltoide posterior, secundariamente.
A amplitude do movimento é de 0° a 180°. O movimento de abdução é possível devido aos músculos deltóide e o supra-espinhal, formando par funcional da articulação escápulo-umeral, serrátil anterior e o trapézio formam um par funcional da articulação escápulo-torácica.
2.2.5 ARTICULAÇÃO ACROMIOCLAVICULAR
Os movimentos desta articulação são de dois tipos: (i) movimento de deslizamento da extremidade articular da clavícula sobre o acrômio; (ii) rotação da escápula sobre a clavícula.
Articulação Triaxial – Quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril.
✓ A sindesmose é um tipo de articulação fibrosa, une os ossos com uma lâmina de tecido fibroso, um ligamento ou uma membrana fibrosa. Esse tipo de articulação é parcialmente móvel. Nas articulações do tipo sindesmose, os dois ossos são mantidos juntos por uma membrana interóssea.
O movimento entre os ossos escápula e úmero, conhecido como ritmo escapuloumeral tem a função de manter a escápula em uma posição “ideal” para receber a cabeça do úmero, ou seja, permite que o ombro se mova por toda a amplitude articular e que a cabeça do úmero fique centrada na fossa glenóide da escápula.
Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.
As principais articulações sinoviais estão presentes no ombro, joelho, cotovelo, quadril, entre outros.
A articulação sinovial inclui os joelhos, a coxofemoral e a articulação temporomandibular (que une o crânio e a mandíbula), dentre outras. As superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem do tipo hialina, que confere resistência à superfície articular.
A ação deste músculo permite a elevação lateral do braço, até aos 90 graus. Com fixação também no úmero e na escápula, existem outros quatro músculos que vão, em conjugação com o deltoide, permitir o movimento para a frente e para trás do braço: supra-espinal, sub-espinal, redondo maior e redondo menor.
Todas as porções trabalham juntas para a abdução do ombro. A porção anterior efetua a flexão e rotação medial e a porção posterior é extensora e rotadora lateral. Estando o ombro abduzido em mais de 90°, as porções anterior e posterior contribuem para a adução do ombro.
O deltoide é um músculo superficial, com espessura reduzida, tecido estriado e denso, fixado no terço lateral da clavícula; em sua parte mais profunda, atinge o terço superior do úmero e a articulação escapulo-umeral. A vascularização ocorre pela veialartéria axilar, circunflexa posterior e umeral.
Como fazer para quitar financiamento da Caixa?
Como saber o número da conta do Banco do Brasil pelo CPF?
Como ler arquivo txt com Java?
Como quebrar um piso de cemento?
Onde encontrar o código de filiação da PagSeguro?
Como perder a gordura do ombro?
Como ver quantos tweets uma hashtag tem?
Tem como assar argila no microondas?
Como fazer para conciliar a vida profissional com a vida pessoal?
Como saber o número total de ações de uma empresa?
Como racionalizar o denominador da fração?
Como saber o número da porta da minha internet?
Como fazer para saber o número de inscrição do Enem?
Como consultar o número do imóvel IPTU?
O que é dor na região pubiana?