Ao longo do tempo, a forma como o historiador analisou essas fontes mudou, principalmente no século XX, quando outros tipos de fontes, além da escrita, foram inseridos nos estudos históricos. Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.
O método histórico pode ser compreendido como resultado de duas operações a saber: análise e síntese. A análise compreende, por sua vez, quatro operações: a heurística, as críticas interna e externa, e a hermenêutica.
Quais são os tipos de fontes históricas?documentos textuais;vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;representações pictóricas; e.registros orais.
Cronologia é a forma de representar os acontecimentos históricos no tempo, o que exige um calendário e uma noção de contagem do tempo.
Resumo sobre fontes históricas
São documentos materiais e imateriais produzidos pelos homens ao longo do tempo. São o principal objeto de estudo do historiador para produzir conhecimento histórico. Seus tipos são: documentos escritos, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.
24 curiosidades que você vai gostar
Os principais tipos são:Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
De forma didática, cinco desses períodos são apresentados nas escolas: Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico”, que possui uma importante diferença do tempo cronológico. Enquanto os calendários trabalham com constantes e medidas exatas e proporcionais de tempo, a organização feita pela ciência histórica leva em consideração os eventos de curta e longa duração.
A relação entre o Tempo e a História é tema inesgotável, com questões, problemas e propostas analíticas, campo de conflito insolúvel entre filósofos e historiadores, que pode ser explorada sob múltiplos aspectos, cada uma delas aparentemente encerrada em si mesma, e na prática inter-relacionada com todas as outras (1).
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.
Fontes imateriais: são uma novidade não muito nova dentro do trabalho dos historiadores, e nelas estão incluídos os relatos de pessoas que presenciaram determinado acontecimento, assim como lendas e histórias populares transmitidas pela oralidade.
Por conseguinte, temos como fontes imateriais os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore. fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.
História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado. História é a ciência que estuda os acontecimentos passados e a ação do homem no tempo.
A metodologia e os recursos usados no ensino de História devem possibilitar, ou melhor, levar o aluno a perceber que a História é social, dá-se coletivamente, é produção humana, e que o professor é o mediador no processo de elaboração conceitual do educando.
O método observacional fundamenta-se em procedimentos de natureza sensorial, como produto do processo em que se empenha o pesquisador no mundo dos fenômenos empíricos. É a busca deliberada, levada a efeito com cautela e predeterminação em contraste com as percepções do senso comum.
O tempo histórico são as referências históricas utilizadas para organizar os acontecimentos mais importantes e as grandes mudanças das sociedades e civilizações. É uma forma de contar o tempo a partir da ação dos seres humanos na Terra, pelas experiências que um povo, nação ou toda humanidade passaram.
A noção do tempo histórico social, aquele que as sociedades humanas imprimem à época em que vivem, relacionando-o com o seu passado e o seu futuro, um tempo de simultaneidade de mudanças e permanências, é por demais abstrato e estranho à compreensão infantil.
Já o tempo histórico é utilizado para remeter a acontecimentos que marcam a humanidade, como por exemplo, a Segunda Guerra Mundial. É importante lembrar que nem sempre o tempo cronológico e o histórico coincidem, existes civilizações que viveram diferentes fatos históricos, no mesmo tempo cronológico.
Veja abaixo alguns deles:Ampulheta: Criada no século XVIII, é conhecido também como relógio de. ... Clepsidra: Foi criada em 1400 a.C. e é conhecida como o “relógio de água”. ... Relógio Atômico: Foi criado em 1955 e é considerado um dos relógios mais. ... Relógio de Sol: ... Relógio de Vela: ... Relógio de Pêndulo:
Contagem do Tempo - Tempo cronológico e tempo histórico
E o tempo pode ser dividido em dois tipos diferentes, o cronológico e o histórico. No tempo cronológico há a contagem dos dias, dos meses, das horas. Já o tempo histórico é marcado por aspectos culturais, sociais, econômicos e religiosos.
Fontes históricas materiais:
- Documentos escritos (registros, contratos, diários, etc.). - Construções (palácios, casas, ruínas, castelos, pirâmides, templos, igrejas, teatros, etc.). - Registros (desenhos e símbolos) deixados em paredes de cavernas. Exemplo: pinturas rupestres.
São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época.
Podemos exemplificar algumas fontes materiais, como:Esculturas.Pinturas rupestres.Pinturas.Vestuário.Cerâmicas.Urnas funerárias com ossos humanos.Pedras lascadas e polidas.Monumentos.
Todos sabemos que as chamadas fontes orais para o historiador, são, fundamentalmente, entrevistas gravadas, transcritas ou não, onde determinado entrevistado narra acontecimentos sobre o passado – sobre o seu próprio ou o de outras pessoas, instituições, etc.
Como funciona o controlador de carga de energia solar?
Qual é o plural de cesta básica?
Como podem ocorrer a entrada de amostra em um espectrômetro de massas?
O que significa a palavra corrigido?
Como funciona o gerador de corrente contínua?
Como calcular o Imposto do Lucro Real?
Como funciona o banco de dados SQL?
Como escrever a palavra contra capa?
Como prender a tampa do vaso sanitário da roça?
Como emitir uma ART passo a passo?
Como colocar um imóvel na imobiliária para alugar?
Como tirar a carteira de manipulador de alimentos?
Como transferir dados de um Samsung para o outro?
Como funciona o mecanismo de um fuzil?