Quais são os meios de integração da norma?

Pergunta de Clara Fabiana Ferreira em 27-05-2022
(3 votos)

4º da LINDB continua vigente, dispondo que são os meios de integração: (i) analogia; (ii) costumes; e (iii) princípios gerais de direito. Essa é a taxatividade da LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro).

O que são meios de integração?

A auto-integração é o método pelo qual o ordenamento se completa, recorrendo à fonte dominante do direito: a lei. O procedimento típico é a analogia. A heterointegração é a técnica pela qual a ordem jurídica se completa, lançando mão de fontes diversas da norma legal, p. ex.: o costume, a equidade.


Quais são os meios de integração das normas jurídicas e qual a ordem a ser seguida no caso de precisarem ser utilizados?

Segundo a doutrina, os meios de integração deverão ser utilizados na mesma ordem em que previstos na norma – ordem hierárquica – qual seja: Analogia → Costumes → Princípios Gerais do Direito. ... Analogia legal (legis): quando se utiliza apenas de um dispositivo legal para solucionar a omissão legislativa.

O que são meios de integração do direito?

A integração consiste em traduzir normas jurídicas em medidas ou mecanismos concretos que possibilitem seu cumprimento e adotar os meios necessários para torná-las efetivas.

O que são as chamadas formas de integração da norma?

A técnica de integração normativa é exatamente o oposto da ocorrência de um conflito entre normas supostamente reguladoras de um mesmo fato. Na integração, ocorre o inverso, não há conflito entre normas. Na verdade, não há nenhuma norma a regular o fato concreto. Nesse caso, o juiz pode deixar de julgar?

AGU Explica- Formas de integração da norma jurídica


35 curiosidades que você vai gostar

O que é integração da norma penal?

A interpretação é um processo de descoberta do conteúdo de um texto, de decodificação de seus significados e intenções. Tratando-se de interpretação legislativa, não se fala em criação de normas, dado que se pressupõe a existência de lei.

Quais as formas de integração do ordenamento jurídico?

4º da LINDB continua vigente, dispondo que são os meios de integração: (i) analogia; (ii) costumes; e (iii) princípios gerais de direito. Essa é a taxatividade da LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro).

O que se entende por analogia e integração do direito?

Conceito. A analogia presume um vácuo normativo e age como um processo de integração do sistema jurídico preenchendo lacuna, enquanto a interpretação extensiva (parte de uma norma e resolve um problema de insuficiência verbal) é uma maneira de interpretação.

O que é analogia no direito exemplos?

Analogia significa aplicar uma hipótese, não regulada por lei, à legislação de um caso semelhante. Podemos citar, por exemplo, o caso do artigo 128 CP que trata do aborto. Ele só é permitido em casos excepcionais e que seja feito por médico.



Outras questões

Como criar um nome para uma história?

O que fazer antes de fazer uma oração?

Como limpar o piso em dias úmidos?

Como Jesus nos ensinou a orar?

Como nivelar terreno de terra?

Como negociar no Mercado de opções?

Como nos tornamos quem somos como é formada a cultura brasileira Brainly?

Como declarar rendimento de VGBL no IR 2020?

Como orar vai na Bíblia?

Por que nós achamos feios nas fotos?

Como acender cigarro para Pomba Gira?

Como nos relacionamos com os outros?

Como deve ser gasto o dízimo?

Como nossas atitudes podem fazer diferença no trânsito?

Como orar com a palavra?

Como nossa arte cultura se formaram?

Como orar o Pai Nosso evangélico?

Como funciona Mini-dólar Clear?

O que diz o artigo 225 da Constituição Federal Brasileira?

Como oferecer couve para bebê?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com