Os legitimados universais são: presidente da República (103, I); a Mesa do Senado Federal (II); a Mesa da Câmara dos Deputados (III); o Procurador-Geral da República (VI); o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (VII); e o partido político com representação no Congresso Nacional (VIII).
Como legitimados universais: a) Presidente da República; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Câmara dos Deputados, d) o Procurador-Geral da República; e) o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; f) partido político com representação no Congresso Nacional.
A Constituição Federal brasileira também prevê a existência de um controle concentrado, que é sempre exercido pelo Supremo Tribunal Federal em algumas situações específicas, como o julgamento de ações diretas de inconstitucionalidade (ADI), ações declaratórias de constitucionalidade (ADC) etc.
Temos, assim, quatro tipos de ação do controle concentrado de constitucionalidade:ADI (ADIn): Ação Direta de Inconstitucionalidade;ADC (ADECON): Ação Declaratória de Constitucionalidade;ADO: Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão;ADPF: Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.
A legitimidade ativa para a propositura da ADPF é a mesma da ADI e da ADC, conforme determina a Lei nº 9.882/1999. Cumpre ressaltar nesse ponto que a versão aprovada pelo Congresso Nacional admitia a legitimidade ativa a qualquer cidadão.
22 curiosidades que você vai gostar
307): A pertinência temática refere-se à necessidade de demonstração, por alguns legitimados, como as entidades de classe e as confederações sindicais, de que o objeto da instituição guarda relação (pertinência) com o pedido da ação direta proposta por referida entidade.
São legitimados para a propositura do mandado de segurança coletivo os partidos políticos com representação no Congresso Nacional, as entidades de classe, as associações e as organizações sindicais em funcionamento há pelo menos um ano, na defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais homogêneos.
O sistema brasileiro de controle de constitu- cionalidade apresenta-se com três espécies de controle judicial: controle difuso ou incidental; ação direta de constitucionalidade e de inconstitucionalidade; e ação direta inter- ventiva.
O controle concentrado é o controle abstrato, “concentrado” em um único tribunal (STF), que busca examinar a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo em tese. Não há um caso concreto aqui. Esse controle se dará por meio de ações específicas, são elas: ADI (ação direta de inconstitucionalidade – art.
Como mudar o nome de casado no PIS?
Qual é o Datum utilizado pelo Google Earth?
Como recuperar conta do SAC digital?
Tem como mudar conta física para jurídica Santander?
Como medir a circunferência das coxas?
Como marcar alguém em uma live?
Como manter meus óvulos saudáveis?
Como a depressão pode afetar o casamento?
Como colocar prioridade no Trello?
Como usar Google Maps para mapear dados?
Como marcar alguém no Story do Instagram depois de postado?
Como fazer a vistoria presencial do sispass?
Como mandar mensagem para um grupo no WhatsApp?
O que fazer para manter o pensamento positivo?
Como fazer agendamento no CRAS pela internet?
Como riscar a sobrancelha para tirar?