Os maiores fatores que influenciam na toxicidade de uma substância são: freqüência da exposição, duração da exposição e via de administração. Existe uma relação direta entre a freqüência e a duração da exposição na toxicidade dos agentes tóxicos.
Neste estudo, a toxicidade aguda é caracterizada pela administração ou exposição da substância química numa dose única (ou múltipla num espaço de 24 horas), onde os efeitos adversos ocorridos nesse intervalo de tempo são analisados.
Nos testes de toxicidade subcrônica, ou de curta duração, o expe- rimento dura, geralmente, entre 21 e 90 dias e decorre do efeito tóxico após exposição prolongada ao agente tóxico, o que permite identificar se o efeito é acumulativo ou não, e auxilia na detecção dos órgãos afe- tados após serem submetidos a doses ...
Os testes podem ser feitos a partir de amostras concentradas do produto de várias diluições posteriores que vão apontar qual a diluição necessária para que o produto não seja prejudicial ao ambiente. Dessa forma, a indústria evita que, ao final do processo, produtos tóxicos contaminem o efluente e o corpo receptor.
As pesquisas realizadas nas universidades, nas indústrias químicas e em laboratórios privados estimularam o surgimento de uma nova área da toxicologia, a Ecotoxicologia ou Toxicologia Ambiental. ... Já a Toxicologia Ambiental incluiria ainda os efeitos dos contaminantes ambientais e outros agentes no homem.
A toxicidade crônica é oposta à toxicidade aguda, pois a última ocorre durante um período de tempo mais curto e envolve concentrações tóxicas mais altas. Exames toxicológicos podem ser realizados para avaliar a toxicidade crônica de diferentes contaminantes.
O conselho nacional de saúde estabelece 5 ensaios de toxicidade: a) Toxicidade aguda; b) Toxicidade subaguda; c) Toxicidade crônica; d) Teratogênese; e) Embriotoxicidade.
Ensaios de Toxicidade Os ensaios toxicológicos possibilitam detectar a toxicidade da amostra como um todo, avaliando os efeitos combinados dos diferentes constituintes da amostra, enquanto a análise química permite apenas quantificar as substâncias isoladas presentes numa amostra.
Na toxicologia ambiental, métodos bioquímicos e fisiológicos são ferramentas indispensáveis, uma vez que servem como alerta antecipado de alterações ambientais induzidas por poluentes. O crescente conhecimento adquirido a respeito da questão de poluição ambiental vem influenciando mudanças de atitudes para com o meio ambiente em muitos países.
Esses componentes podem contaminar o solo, a água e o ar, podendo entrar no organismo através do contato direto, ou até mesmo pela respiração. São exemplos de resíduos tóxicos as baterias de carro, pilhas, lâmpadas e equipamentos eletrônicos.
A contaminação ambiental ocorre de forma intencional ou acidental em decorrência das atividades humanas.
Como abrir um documento em HTML?
Qual é o clima que predomina na região Nordeste?
Qual o melhor tipo de tinta para pintar parede interna?
Quais benefícios o futebol como uma atividade física pode proporcionar ao indivíduo?
O que significa I Feel no controle do ar condicionado?
Pode dar Dipirona para gato com dor?
Qual novela substituiu A Indomada?
Qual o profissional que faz acupuntura?
Quais são os sucos poucos calóricos?
Quais os alimentos que contêm aflatoxinas?
Quais as características fisiopatológica da asma?
Qual é o hospedeiro intermediário da cisticercose?
Qual é a principal característica da religião egípcia?
Qual a tecla de voltar no notebook?