A transformação bacteriana ocorre pela absorção de fragmentos de DNA presentes no ambiente, originados de outras bactérias mortas e decompostas. Essa molécula ou fragmento será incorporado ao DNA da bactéria através da permuta de bases entre o DNA original e o fragmento absorvido.
Pontos Principais: Em transformação, uma bactéria absorve um pedaço de DNA disperso no seu ambiente. Em transdução, o DNA é acidentalmente transportado de uma bactéria para outra por um vírus. Em conjugação, o DNA é transferido entre as bactérias através de um tubo entre as células.
Do ponto de vista da biologia, conjugação significa troca ou transferência de material genético entre duas células,organismos ou bactérias normalmente com o objetivo da reprodução, continuando os dois organismos a existir separadamente, como acontece nas bactérias e nos fungos.
As bactérias apresentam dois mecanismos de variabilidade genética: a mutação e a recombinação gênica. A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução.
Esse processo ocorre espontaneamente na natureza. Os cientistas têm utilizado a transformação como uma técnica de Engenharia Genética, para introduzir genes de diferentes espécies em células bacterianas. Na transdução, moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores (bactériófagos).
A transformação ocorre com algumas bactérias que conseguem absorver fragmentos de DNA que se encontram dispersos no meio. Esses fragmentos são incorporados ao material genético das bactérias transformando-as. Na transdução bacteriana ocorre troca de material genético entre bactérias com a participação de um bacteriófago.
A transferência de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer de três maneiras: por transformação, transdução e por conjugação. Transformação. Na transformação, a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio e são incorporados à cromatina. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactérias mortas.
Genes bacterianos são normalmente transferidos a membros da mesma espécie, mas ocasionalmente a transferência para outras espécies pode também ocorrer. Figura 1 ilustra as transferências de genes que têm sido demonstradas como ocorrendo entre espécies diferentes de bactérias.
Como sair do Instagram e não ficar salvo?
O que é preciso para sair do Sedentario?
Como ler livros de graça no PC?
Como ver todos os grupos do WhatsApp iPhone?
Como resolver um conflito no relacionamento?
Para que serve conta vinculada?
Como ler o resultado de uma topografia?
Como funciona uma Confederação de esporte?
Qual o melhor formato para salvar áudio?
Como funciona uma colhedora de cana?
Quando a dança bolero foi adaptada no Brasil?
O que é uma empilhadeira hidráulica?
Como usar o aplicativo cabeceira?
Como funciona a chapa elétrica?
Como funciona a conta poupança da Caixa?