A água é absorvida principalmente através do sistema radicular da planta, sendo os nutrientes absorvidos ao mesmo tempo. As raízes saudáveis precisam de ar (arejamento) para se desenvolverem, mas um excesso de água no solo impede o ar de penetrar, o que prejudica as raízes da planta.
A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência.
A água disponível no solo para as culturas é considerada como o intervalo entre os valores de umidade na capacidade de campo (CC) e ponto de murcha permanente (PMP). Em laboratório a umidade na CC pode ser determinada utilizando-se funis de Büchner, a mesa de tensão e o sistema de câmara de pressão de Richards.
A dica é cavar um buraco no solo de aproximadamente 60 cm de profundidade, enchê-lo com água e deixar por cerca de quatro horas. Se a cavidade ainda não estiver seca depois desse tempo, é sinal de que a drenagem é necessária.
O excesso de água, por sua vez, traz muitos problemas para as plantas. O especialista em irrigação diz que ele diminui a aeração na zona de radicelas, conhecidas como as pequenas raízes que alimentam a planta. “Sem ar, elas acabam morrendo, e a consequência disso é a diminuição da produtividade da planta.”
Excesso de frequência: muita irrigação sem deixar o solo secar o mínimo para sua aeração, causando morte nas raízes por asfixia (falta de oxigenação) ou também causando baixo crescimento radicular. Aumento da incidência de doenças.
A drenagem do solo pode ser feita através de tubos, canais, valas e túneis podendo também serem utilizados motores para auxiliar o escoamento,o que pode tornar todo o processo mais dispendioso.
No solo, a água está intimamente associada com partículas sólidas, particularmente àquelas de tamanho coloidal. A interação entre água e sólidos do solo altera o comportamento de ambos. A água promove a expansão e contração das partículas do solo, a aderência e a formação estrutural dos agregados.
Pela adesão (também chamada adsorção), algumas moléculas de água são firmemente retidas nas superfícies das partículas sólidas do solo. Por sua vez, estas moléculas de água retidas por adesão retém por coesão outras moléculas de água mais distantes das superfícies sólidas (Figura 2.2).
Mas a água que bebemos é completamente diferente da água no solo. No solo, a água está intimamente associada com partículas sólidas, particularmente àquelas de tamanho coloidal. A interação entre água e sólidos do solo altera o comportamento de ambos.
A habilidade da água em influenciar diversos processos do solo é determinada principalmente pela sua estrutura molecular. Esta estrutura também é responsável pelo fato de que a água é um líquido, e não um gás em temperaturas encontradas na Terra.
Como o mosquito adquire o vírus da dengue?
Como se apresenta uma pessoa em espanhol?
Como rastrear AliExpress quando chega no Brasil?
Como se apresenta a malha rodoviária?
Como o ADH aumenta a pressão arterial?
O que fazer para conviver com barulho?
O que é contraste de claro e escuro?
Como aplicar ocitocina em cadelas?
Qual é a constituição do núcleo de uma célula?
Como é formado o continente americano?
Como se apresenta a simetria nas larvas e os adultos dos equinodermos?
Quais são os programas de Saúde da Família?
O que fazer para me reapaixonar pelo meu marido?
Quais as partes do núcleo de uma célula eucarionte?
Como é o crescimento demográfico da América?
COMO SE USA O Sérum no cabelo?
Como se apresenta o narrador e quais suas características?
Como podem ser classificados os tipos de indústrias?
Quando o Muro de Berlim caiu pra que lado as pessoas correram?