Calor latente, também chamado de calor de formação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa.
O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.
Para calcular o calor latente de uma substância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.
Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente. ... Também chamado de calor específico, o calor sensível, determinado pela letra c (minúscula), é avaliado da seguinte forma:cal/g. °C.
São necessárias 600 cal para converter 1 g de água para vapor d água em 0° C ou 540 cal em 100° C. ... Esta energia, que é posteriormente liberada como calor quando o vapor volta a ser líquido, é denominada calor latente de vaporização. Condensação é o processo pelo qual o vapor d água muda para o estado líquido.
29 curiosidades que você vai gostar
Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo. Observação: Durante a solidificação, a água cederá a mesma quantidade de calor que recebeu durante a fusão; portanto o calor latente de solidificação é igual ao da fusão.
Calor específico é um dos conceitos da calorimetria que estuda as trocas de energia e os fenômenos relacionados a transferência de calor entre os corpos. Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau.
Trata-se aqui do denominado calor sensível. No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg).
O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida para que 1 g de substância tenha a sua temperatura elevada em 1°C.
Como colocar o arraste para cima no instagram?
Quanto pesa um saco de cimento?
O tempo perguntou ao tempo quanto tempo tem?
Como ligar para a nova zelandia?
O que é urobilinogenio na urina?
Quanto ganha um bombeiro voluntário?
Como achar valor por metro quadrado?
Como guardar as fezes para exame?
Quantos GB vai ter Forza Horizon 5?