É pelo trabalho que o homem se faz diferente da natureza, e para entender este processo convém ressaltar as três esferas ontológicas: a inorgânica (reino/mundo mineral), a orgânica (animais e plantas) e a social (ser social, o homem em sociedade).
O trabalho, enquanto fundamento ontológico do ser social produz as condições materiais objetivas e subjetivas necessárias à existência do homem dentro da organização social; portanto, o trabalho tem como essencialidade não atender apenas as necessidades individuais, mas, as necessidades da coletividade.
Fundamentos ontológicos porque o produto dessa ação, o resultado desse processo, é o próprio ser dos homens. O desenvolvimento da produção conduziu à di- visão do trabalho e, daí, à apropriação privada da ter- ra, provocando a ruptura da unidade vigente nas co- munidades primitivas.
Falar de fundamentos ontológicos significa nos remeter às origens, à natureza das coisas e de conceitos. Neste caso, vamos buscar entender melhor as origens da ética a partir de seus conceitos, suas classificações e como não poderia deixar de ser, sua evolução histórica.
Ontológico é um adjetivo que define tudo que diz respeito à ontologia, ou seja, que investiga a natureza da realidade e da existência. Diz-se que algo é ontológico quando, do ponto de vista filosófico, aborda questões relacionadas ao ser. Assim, o adjetivo pode se referir a afirmações, perguntas, características, etc.
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5 sinônimos de ontológico para 1 sentido da palavra ontológico: Investigação teórica do ser: 1 ciência do ser, doutrina do ser, estudo do ser, reflexão sobre o ser, teoria do ser.
Significado de Ôntico
[Filosofia] Relacionado a ente (existente) que, para o filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976), está no plano da sua existência concreta e não da sua natureza, do ser em si mesmo; opõe-se ao ontológico, ao que se refere à natureza do ente.
Estudamos “As bases ontológico- materiais da Ética” no capítulo II, em que apresentamos a gênese ontológica da ética a partir da alternativa e do valor, aproximando-nos das seguintes categorias lukacsianas: trabalho, teleologia, causalidade, objetivação, exteriorização, alternativa e dever-ser.
Dessa maneira, cabe primeiramente compreender os fundamentos ontológicos da ética que dão sustentabilidade para o entendimento sobre a liberdade enquanto fundamental e inerente ao ser humano que vive em sociedade. O homem se desenvolve de ser natural para ser social por meio do trabalho. Lukács (1978, p.
Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania.
Uma vez que o princípio do trabalho é imanente à escola elementar, isso significa que no ensino fundamental a relação entre trabalho e educação é implícita e indireta. Ou seja, o trabalho orienta e determina o caráter do currículo escolar em função da incorporação dessas exigências na vida da sociedade.
Essa relação entre trabalho e educação ficou mais próxima a partir da década de sessenta, devido ao surgimento da teoria do capital humano, fazendo com que a educação tivesse grande importância para o desenvolvimento econômico, porque ela potencializa o trabalho, qualificando a mão-de-obra.
De acordo com o professor, a relação da educação como um capital que potencia o trabalho é criada para tentar resolver os problemas e crises que a burguesia cria e é incapaz de solucionar. "É como coloca muito bem o [David] Harvey, o capitalismo cria as crises, mas é incapaz de resolvê-las, apenas as desloca.
A alienação do trabalhador relativamente ao produto da sua atividade surge, ao mesmo tempo, vista do lado da atividade do trabalhador, como alienação da atividade produtiva. Esta deixa de ser uma manifestação essencial do homem, para ser um “trabalho forçado”, não voluntário, mas determinado pela necessidade externa.
O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra. Numa linha de produção, por exemplo, o trabalhador faz apenas parte do processo, estando completamente alheio ao produto final e, por consequência, do valor agregado ao bem a partir de seu trabalho.
A importância do trabalho como elemento objeto de de estudo para a sociologia, ocorre no fato de o mesmo apresenta influencia na vida das pessoas, em razão da grande parcela de tempo que estas dedicam-se a tal atividade, assim como as formas de desenvolvimento deste reflexa na forma de vida e nas relações sociais das ...
A ética faz parte da natureza do Serviço Social. Este é entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e, consequentemente, com responsabilidade social.
O ôntico é o superficial que fundamenta o senso comum. É o que todo mundo vê. Já o ontológico, em contraposição, diz respeito ao ser, ao que está por trás e além do fenomênico. O ontológico pressupõe sair do comum e buscar enxergar o que nem todo mundo vê.
Em resumo: ôntico diz respeito aos entes em sua existência própria; ontológico diz respeito aos entes tomados como objetos de conhecimento.
Segundo Heidegger, ser-aí é o que somos em termos de existência. Só o ser-aí “existe” na análise heideggeriana, porque o existir do ser-aí é o ek-sistir, ou seja, o projetar-se em suas possibilidades, lançar-se para fora [ek] de si. Assim, ser-aí é o único ente que ek-siste. Os outros entes são, mas não “existem”.
Significado de Ontológico
adjetivo Refere-se à ontologia, ao ramo da metafísica que analisa as coisas existentes no mundo, a natureza do ser e a realidade. [Filosofia] Contrário ao ôntico, à existência concreta; refere-se ao sujeito em si mesmo, em sua complexidade irrestrita e indispensável.
17 sinônimos de imanente para 2 sentidos da palavra imanente: Inerente e inseparável a algo ou alguém: 1 inerente, intrínseco, inseparável, indissociável, ligado, próprio, relativo, atinente, aderente.
Ontologia não tem nada a ver com concepções espiritualistas contemporanea. Trata-se da disciplina que estuda e faz uma conceituação da realidade factual, definindo e relacionando suas categorias. Epistemologia considera o conhecimento e sua validade real.
Trabalho e educação são atividades especificamente humanas, inexistem fora do que concebemos como humanidade. O homem se humaniza através do trabalho. Ao transformar a natureza, na tentativa de suprir suas necessidades, o homem produz sua própria maneira de ser, de existir, sua essência.
A realidade é que quanto maior o seu nível de formação técnica e educacional, maior também é a sua empregabilidade. Ao investir continuamente em aprendizado e educação, a sua bagagem de conhecimento técnico e profissional aumenta de maneira considerável.
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