Os alcanos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem somente ligação simples entre os seus átomos de carbonos. Os alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, de cadeia aberta e com somente ligações simples entre seus carbonos.
Alcanos são hidrocarbonetos saturados de cadeia aberta de fórmula geral CnH2n+2. São obtidos do petróleo e gás natural, tendo grande uso como fontes de energia. O gás natural, de ampla utilização em nossas residências, é uma mistura de hidrocarbonetos leves, em que se destaca o metano, CH4.
Os alcanos que possuem de 1 a 10 carbonos na cadeia são os mais conhecidos e trabalhados no Ensino Médio, eles são:1 C – metano.2 C – etano.3 C – propano.4 C – butano.5 C – pentano.6 C – hexano.7 C – heptano.8 C – octano.
Os alcenos são hidrocarbonetos acíclicos e insaturados, ou seja, são compostos orgânicos cujas moléculas são formadas apenas por átomos de hidrogênio e carbono, de cadeia aberta e que possuem uma dupla ligação entre dois de seus carbonos.
A nomenclatura dos alcenos normais é realizada escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de carbonos na cadeia, o infixo “en” e o sufixo “o”.
...
H2C = CH2: et + en + o → eteno.Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) ... possui uma ligação dupla: infixo “en”. ... é um hidrocarboneto, portanto, o infixo é “o”.
26 curiosidades que você vai gostar
Veja por que o eteno, ou etileno, é considerado o alceno mais importante e de maior uso na indústria.
Os compostos de cadeia linear são designados n-alcanos e a sua estrutura genérica é representada na figura 3. ... Nos alcanos ramificados, distinguem-se a cadeia principal, a cadeia que contém maior número de átomos de carbono, e cadeias laterais, os grupos de átomos que constituem as ramificações.
- CH3CH3 - etano (2 átomos de carbono, ligação simples na cadeia, função hidrocarboneto);
➢ Nomenclatura usual: Éter + nomes dos radicais (menor/ maior) + ico Exemplo: H3C – CH2 – O – CH2 – CH2 – CH3 → Etóxi – propano ou Éter- etil-propílico.
A nomenclatura dos alcinos normais é feita escrevendo-se o prefixo que indica o número de carbonos, o infixo “in” e o sufixo “o”.
...
Os prefixos são os seguintes: C = met; C = et; C = prop; C = but; C = pent; C = hex; C = hept; C = oct;
Também chamados de hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e possuem fórmula geral CnH 2n, cujo primeiro membro é o eteno (C2H4). ... Muitos alcenos então, são preparados em laboratório.
Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de carbono e hidrogênio) de cadeia fechada que apresentam somente ligações simples entre os carbonos. ... Por exemplo, se n é igual 3, a fórmula molecular é C3H6 e sua fórmula estrutural é: Não pare agora...
A principal fonte de obtenção dos alcanos é o petróleo e o gás natural. O alcano que provém do petróleo aparece após o processo de refino, depois da destilação fracionada do petróleo bruto. Algumas frações do petróleo pertencem à função alcano, como a gasolina, parafina, gás butano, hexano, óleos, entre outros.
III. Existem quatro diferentes éteres com a fórmula molecular C4H10O. IV. O trimetilbenzeno tem três isômeros es- truturais.
Os alcadienos, também conhecidos como “dienos”, são classificações de hidrocarbonetos – elementos formados apenas por moléculas de carbono e hidrogênio, com estrutura de cadeia aberta, composta por duas ligações duplas de átomos de carbono.
Fórmulas Moleculares de Compostos OrgânicosNão pare agora... ... Não pare agora... ... Visto que são 8 carbonos, começamos a escrever a fórmula molecular assim: C8 ... Portanto, sua fórmula molecular é C8H18. ... Desse modo fica até mais fácil de contar a quantidade de hidrogênios, basta somar os índices (3 +3+ 3 +2 +1 +3 +3 = 18).
Os alcanos que possuem de 5 a 17 carbonos são líquidos, e os que possuem mais de 17 átomos de carbono são sólidos.
A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles.
Metil: Ramificação com 1 carbono. Etil: Ramificação com 2 carbonos. Repare que a cadeia principal corresponde ao Heptano e os grupos Metil e Etil são grupos substituintes do Hidrogênio. Propil: Ramificação com 3 carbonos.
Aplicações dos alcenos
Além disso, é empregado como anestésico e, principalmente, na fabricação de polietileno, um plástico utilizado em brinquedos, sacolas plásticas, entre outros. Os demais alcenos são utilizados na fabricação de tecidos sintéticos, borrachas, corantes e, ainda, alguns explosivos.
O eteno, ou etileno, constitui o mais simples dos alcenos e se apresenta como um gás incolor e insolúvel na água. Esse gás tem a propriedade de formar líquidos oleosos quando em reação com cloro ou bromo, daí ter sido chamado de gás oléfiant (gás gerador de óleo).
O eteno é o nome do menor alceno existente.
Como se calcula a taxa mensal?
Como transformar minha conta do Instagram em comercial?
Quais são as cores primárias e secundárias e terciárias?
Como são chamadas as camadas da Terra?
Como são chamadas as células descritas no texto Qual a razão desse nome?
Como é chamada a curva de um rio?
Como eram chamadas as correntes artísticas estrangeiras que influenciaram o modernismo brasileiro?
Como são os pontos de ebulição e fusão de uma mistura?
Como são as vestimentas comuns no xote?
Como fazer prova da banca Quadrix?
Quais são as formas e tipos de bactérias?
Como são as regiões da fratura dúctil?
Quem nasce no dia 27 de fevereiro é de que signo?
Como são as sombrinhas de frevo?
Precisa ficar internado para fazer quimioterapia?