Identidade regional Essa e outras canções de compositores locais surgiram entre as décadas de 1980 e 90, conta a historiadora Maura Leal, quando o Amapá estava prestes a se tornar Estado, daí o surgimento do que hoje se conhece por MPA (Música Popular Amapaense).
A MPA, por sua vez, é caracterizada por apresentar, em suas narrativas e sons, os modos de vida do povo amapaense, sendo reconhecida como uma música de qualidade, representando, de maneira poética, as especificidades da cultura local.
Os ritmos e sons dos tambores do meio do mundo [marabaixo e batuque], encantam os ouvidos de quem escuta nossa arte. Isso é motivo de orgulho, pois não podemos deixar de valorizar o que Deus nos deu de presente. Não podemos desprezar o dom de cada artista que se dedica à arte de encantar através da música.
Posto isso, a música popular amapaense tem como os seus principais representantes o Zé Miguel, Nivito Guedes, Amadeu Calvalcante, Osmar Júnior, Val Milhomen etc., também tem os denominados como a “nova geração” da MPA, como é o caso do João Amorim, que lançou o clip da música “Passa Tchonga”, repercutindo no âmbito ...
Atualmente, são mais de cem associados, renomados músicos, compositores e bandas como: Patrícia Bastos, Osmar Júnior, Zé Miguel, Fernando Canto, Joãozinho Gomes, Banda Placa, Grupo Raízes do Bolão, Banda Negro de Nós, Marcelo Dias, Cléverson Baía, Amadeu Cavalcante, entre outros grandes nomes da música popular ...
33 curiosidades que você vai gostar
Galeria de artes em praça de Macapá é reaberta com exposição de 29 artistas plásticosCláudio Muniz.Rodrigo Cid.Coaracy Fonseca.Alinne Brito.Afrane Távora.Jeriel.Jorron.Joel Sousa.
Na década de 1980, iniciou sua trajetória como compositor, participando de festivais universitários. Em 1989, foi produtor do LP "Sentinela Nortente", do cantor amapaense Amadeu Cavalcante, um dos marcos de transformadores na música regional na Amazônia.
No repertórios estão ritmos como o Marabaixo e o Batuque do Amapá, o Carimbó Chamegado e o Lundu do Pará, relidos em arranjos contemporâneos e universais, além do Zouk Love (ritmo de fronteira entre Guiana Francesa e Amapá) na canção Veneno de Cobra, além de outras canções com influência latino-caribenha, que dialogam ...
O reggae surgiu na Jamaica, na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome “reggae” foi empregado devido ao som que se faz na guitarra.
Origem. No meio acadêmico, a origem do marabaixo é tida como imprecisa, embora seja unanimidade entre os praticantes que o marabaixo foi trazido ao Amapá pelos negros escravizados.
O RAP surgiu na Jamaica na década de 1960. Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP.
Os negros escravizados passaram a fazer promessas aos santos que consagravam, e quando a graça era alcançada se fazia um marabaixo. Sua herança é deixada de pai para filho, e está associada ao fazer religioso do catolicismo popular em louvor a diversos santos padroeiros”.
A história do reggae com São Luís começa na década de 1970. As explicações para a chegada do ritmo no Maranhão são muitas, mas talvez a tese mais conhecida seja a de que marinheiros que chegavam ao porto de São Luís e de Cururupu deixavam discos trazidos da Jamaica nas zonas de prostituição para pagar pelos serviços.
O samba originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. Esses batuques estavam geralmente associados a elementos religiosos que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo.
Logo, as origens do Rap vêm da Jamaica nos anos 1960, mas foi em 1970 que a música se espalhou pelos bairros mais pobres de NY, com negros e latinos. Depois, vieram as block parties, de onde também surgiu o Breakdance.
O Marabaixo é considerado uma tradição secular, passa de geração em geração através dos anos. É dançado anualmente, nos meses de maio, junho e julho, nos bairros do Laguinho, na Favela e na comunidade do Curiaú, em Macapá.
A cultura do Amapá tem suas origens na junção de manifestações culturais das populações indígena, africana e também dos colonizadores portugueses, cujos traços se apresentam fortemente nas danças, na gastronomia e nas festas típicas do estado.
Boi-Bumbá, Marabaixo e a Festa de São Tião são algumas das festas que fazem parte da cultura amapaense. Ao longo do ano, são realizados eventos na capital do Estado e no interior que valorizam e ajudam a preservar as tradições do folclore local. Conheça agora as Principais manifestações realizadas no Amapá.
Foi o grande idealizador e fundador da escola de artes Cândido Portinari, sendo o primeiro diretor da instituição. Foi professor de vários artistas plásticos, que veem a figura do mestre como a grande inspiração para as suas obras.
Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.
Foi nos anos 1980, porém, que o reggae começou a realmente estourar no Brasil, ao consolidar diversas bandas que fazem sucesso até hoje, tais como Cidade Negra e Tribo de Jah.
Denomina a cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, como Capital Nacional do Reggae.
A cidade de São Luís (MA) é conhecida como a capital do reggae no Brasil, ou simplesmente a “Jamaica brasileira”. O ritmo é tão importante para os maranhenses, que em outubro de 2002 uma lei instituiu o Dia Municipal do Regueiro, celebrado em 05 de setembro.
O nome da manifestação cultural remonta às mortes de negros escravizados em navios negreiros que eram jogados na água. ... O Marabaixo constitui relevância para a construção e afirmação da identidade cultural brasileira e recebe, assim, o título de Patrimônio Cultural do Brasil.
Patrimônio Imaterial - AP
A Superintendência do Iphan no Amapá desenvolve ações de salvaguarda da Arte Kusiwa, Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, registrada pelo Instituto, em 2002.
Como pagar Kindle Unlimited sem cartão de crédito?
Como ligar o Wi-fi do notebook Semp Toshiba?
Como saber se o pen drive está conectado no notebook?
Como saber se tenho pele oliva?
O que significa a cor dos gatos?
Como escolher um bom pedreiro?
Qual o melhor dia para comprar peixe?
Como resolver um gargalo na empresa?
Como saber se o número é irracional?
Como identificar uma micose na pele?
O que é o número atômico de um elemento?
Como saber que o pequi está maduro?
Como saber qual é a minha placa Arduino?
Como identificar os conceitos de um texto?
Como saber se o pendrive está com problema?