Princípios da administração científica de Taylor: para o principal nome da administração científica, existiam quatro princípios a serem seguidos pela gerência, sendo eles: planejamento, preparo, controle e execução. O planejamento seria o responsável por substituir o empirismo pela ciência e procedimentos científicos.
Princípio do planejamento. Princípio da preparação dos trabalhadores. Princípio do controle. Princípio da execução.
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO são as regras básicas para o trabalho do administrador. Para Taylor são: planejamento, preparo, execução e controle.
Através desse método busca-se a maior produtividade dos trabalhadores em determinado espaço de tempo e linha de produção. A partir desse conceito criado entre os séculos XIX e XX, as empresas passaram a orientar melhor seus projetos e buscar resultados de forma mais integrada.
Frederick Winslow Taylor é conhecido como o pai da administração científica. Ele estudou os problemas de sua época cientificamente e popularizou a noção de eficiência – obter o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais.
23 curiosidades que você vai gostar
Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925) foram os precursores das abordagens clássica e científica da Administração. Frederick Taylor publicou, em 1903, o livro Gerência de Fábrica (Shop Management), onde expôs um estudo que relacionava movimentos e tempos de serviços realizados por operários.
Suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades específicas. Ou seja, o estudioso propôs então a chamada divisão do trabalho e funções, baseando-se nas aptidões dos colaboradores.
A teoria cientifica tem sua influência nos dias atuais, as organizações mediante suas propostas de trabalho incluem partes ou o todo desta teoria em acordo com sua missão e visão de trabalho.
A administração científica segue um padrão que vigora até os dias atuais e se baseia em cinco princípios fundamentais para a manutenção do modelo. São eles: planejamento, seleção e preparo, controle, execução e singularização das funções.
Superar o taylorismo por completo significa um retrocesso na cadeia produtiva, até porque o método trouxe grandes avanços, como a melhoria da qualidade dos produtos, a organização do trabalho, a redução dos custos, o melhor aproveitamento dos empregados, com redução de jornada de trabalho e aumento salarial.
Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.
O que é exatamente a teoria de Taylor? Taylor estava à procura de métodos de trabalho que fossem comprovados cientificamente e pudessem ser aplicados a qualquer tipo de negócio. Ele também defendia que as pessoas deveriam ser admitidas e colocadas em cargos de acordo com suas aptidões e habilidades.
A teoria da administração científica se concentrou em melhorar a eficiência de cada indivíduo dentro da organização. A principal ênfase é aumentar a produção através do uso de tecnologia. Assim, os seres humanos são considerados apenas auxiliares das máquinas durante as tarefas rotineiras.
Princípios da Administração Científica
Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
Em seu Principles of Scientific Management, Taylor enuncia cinco princípios: substituir os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados (planejamento) selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo)
Os principais elementos que tiveram aplicação na administração científica foram a padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas de tarefas e prêmios que visavam incentivar a produtividade.
Ainda assim nos dias atuais existem empresas que utilizam as teorias de Taylor para trabalhar e buscam a redução dos custos e aumento da produtividade, nas suas linhas de produção, identificam e contratam profissionais adequados para desenvolverem tarefas em menos tempo e de forma eficiente assim aumentando seus lucros ...
O Modelo Taylorista trouxe vários benefícios para trabalhadores como: possibilidade de dobrar os salários, sensação de acolhimento e valorização, redução considerável na jornada de trabalho, remuneração dos dias de descanso.
- Trata a organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas. ... Até hoje a administração cientifica influencia muitas organizações, quando se fala em produção, quase nada se escapada padronização, a divisão do trabalho, a necessidade de seleção e treinamento do trabalhador, entre outros.
Taylor desenvolveu algumas obras voltadas à administração de empresas buscando a eficiência do sistema produtivo. Um de seus maiores legados foi “Princípios da Administração Científica”, livro que basicamente expõe a crença de Taylor na racionalização do trabalho.
Henri Fayol fez uma grande contribuição ao papel gerencial, através de sua própria experiência em uma empresa de metalurgia, colocando em prática grandes experiências. Criou um sistema para otimizar a gerência dando a cada gerente seus deveres.
O taylorismo tem como principal premissa elevar a produção industrial em menor tempo possível. Isso porque as observações de Taylor constataram que muitos operários, por realizarem as funções sem muita técnica, perdiam muito tempo com movimentos desnecessários, obtendo uma produção muito abaixo da sua capacidade.
A Teoria Clássica de Fayol complementou o trabalho de Taylor, substituindo a abordagem analítica e concreta de Taylor por uma abordagem sintética, global e universal. Propôs a racionalização da estrutura administrativa e a empresa passa a ser percebida como uma síntese dos diversos órgãos que compõe a sua estrutura.
A Teoria da Administração Científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção enquanto a Teoria Clássica da Administração a estudava privilegiando a estrutura da organização. Ambas as teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações.
A teoria clássica, e de essencial importância nas organizações contemporâneas, as funções administrativas definidas por Fayol são exatamente as mesmas funções dos administradores das organizações contemporâneas, Os princípios criados por ele ainda regem muito as organizações, pois eles servem para qualquer tempo e ...
Como funciona heptatlo decatlo?
Como limpar o tártaro da prótese fixa?
Como funciona o freio de mão hidráulico?
Como colocar pizzaria no iFood?
Como remover tinta de caneta em MDF?
Como cuidar da begônia amarela?
Qual produto colocar na piscina depois da chuva?
Como financiar uma casa pelo Pronaf?
Como funciona aparelho TV Box?
Como curar pododermatite em aves?
O que a universidade ganha com o ProUni?
Quais são os programas de financiamento estudantil?
Como devemos evitar a pneumonia aspirativa?
Como funciona o ciclo da glicose-alanina?
Como aliviar queimadura de água viva?
Como ocorre a remoção de sujeiras gordurosas de roupas sujas ou de peças de louça engordurada *?