Vantagens e Desvantagens das lagoas de estabilização
O adensamento por gravidade do lodo tem por princípio de funcionamento a sedimentação por zona, o sistema é similar aos decantadores convencionais. O lodo adensado é retirado do fundo do tanque. No adensamento por flotação, o ar é introduzido na solução através de uma câmara de alta pressão.
Logo, o tratamento secundário baseia-se na utilização de processos biológicos que, através de tecnologias, são acelerados para que a matéria biodegradável seja consumida e, por fim, gere um efluente tratado. Os processos biológicos constituem-se de reações bioquímicas que transformam a matéria em Biomassa.
Comparativamente às lagoas aeróbias facultativas, apresentam como vantagem maior eficiência, ausência de crescimento de algas e menor demanda por área. Entre as desvantagens, está o maior consumo de energia elétrica. Deve ser sempre seguida de sedimentação (ou filtração) para a remoção de sólidos suspensos do efluente.
Diferente do tratamento anaeróbio que utiliza bactérias que não necessitam de oxigênio para sua respiração, no tratamento biológico aeróbio os microorganismos degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas como "alimento" e fonte de energia, mediante processos oxidativos.
A Estação possui dois tanques com capacidade para 10 mil litros cada, que fornecem água para o tratamento a uma vazão de 30 litros por minuto. Essa água passa por um misturador, onde é depositado o coagulante orgânico e segue para as unidades de floculação para que as impurezas se aglomerem e se separem da água.
Jornal da Paraíba - O portal de notícias da Paraíba A cada 10 litros de esgoto produzidos pelos domicílios em João Pessoa, apenas seis são tratados e têm como fim o retorno aos mananciais da capital, enquanto o restante fica em galerias e bueiros, tendo como destino rios e mares.
Lagoa aerada lagoa onde a estabilização se processa fundamentalmente através de micro- -organismos facultativos e aeróbios, com a presença de oxigênio dissolvido livre, através do uso de equipamentos e dispositivos que promovem a introdução de ar e mistura completa entre a massa líquida e os micro-organismos. Lagoa facultativa
Sistemas de Lagoas Item Parâmetro LF LA/LF LAF LMC/LD DBO 70 - 85 70 - 90 70 - 90 70 - 90 Nitrogênio 30 - 50 30 – 50 30 – 50 30 - 50 Fósforo 20 - 60 20 – 60 20 - 60 20 - 60
Ls= Taxa de aplicação superficial (Kg DBO/ha.d) L = Carga de DBO afluente (Kg DBO/d) A = Área requerida para a lagoa (ha) ⇒ Ls(temperatura, latitude, exposição solar, altitude e outros)
Nas lagoas aeradas são admitidas profundidades de até 3,0 m, definidas em função da aplicação dos dispositivos de aeração e misturação. A lagoa aerada do CESA/UFRJ apresenta as seguintes dimensões: extensão de 11,00 m, largura de 4,00 m e profundidade de 2,50 m.
É normal ficar triste no dia do aniversário?
Como lavar toalhas de banho a mão?
O que é sucumbência recíproca em honorários advocatícios?
Como gerar DARF Carnê-leão 2021?
Quanto tempo podemos ficar em pé?
Como emitir segunda via de Damsp?
Como queimar mais calorias na caminhada?
O que fazer para ficar famoso na internet?
Como fica a redução de jornada de trabalho?
Como lavar a roupa para ficar com cheiro de amaciante?
Como organizar financeiro de uma loja de roupas?