As conjunções de coordenativa são separadas em aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas e explicativas conforme indicado pelo significado das funções que elas exercem.
São divididas em cinco tipos:Conjunções Aditivas.Conjunções Adversativas.Conjunções Conclusivas.Conjunções Explicativas.Conjunções Integrantes.Conjunções Causais.Conjunções Comparativas.Conjunções Concessivas.
As conjunções têm a função de ligar palavras, elementos ou orações em um mesmo período, estabelecendo relação de sentido entre eles, que varia de acordo com o contexto. Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas.
Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
35 curiosidades que você vai gostar
Tipos de conjunções coordenativas
E, nem, não só, mas também. Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante. Ou… ou (pode vir duplicada ou não), ora… ora, quer…
Conjunções que apresentam uma consequência, o resultado de algo que foi declarado na oração principal. Entre as principais estão: que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que, de maneira que, tamanho, de forma que, de sorte que, de tal forma, etc.
Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio.
Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. ... Essa classe de palavras pode ser dividida em conjunções subordinativas e conjunções coordenativas, e cada uma dessas classificações possui suas subdivisões conforme a estrutura e o sentido determinados.
Conjunções coordenativas conclusivas
Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.
As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.
Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.
Existem três conjugações principais: a 1. ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em -ir.
Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);
As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc. Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.
Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa. A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo: Ele venderá brinquedos ou revistas.
Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.
As orações coordenadas são classificadas em: sindéticas e assindéticas. - Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção. Exemplo: Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado. - Assindéticas: são as orações coordenadas que não são introduzidas por conjunção.
A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.
...
Veja alguns exemplos:Como acordei tarde, cheguei atrasada no serviço.Júlia estuda muito como eu.Como foi determinado, não haverá plantão.
As conjunções são unidades da língua que apresentam as funções de conectar ou transpor orações e outros termos do enunciado.
Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).
Como limpar cadinho de alumina?
Como surgiu a propriedade privada Segundo Rousseau?
Em que Éon surgiu o primeiro ser vivo?
Como excluir um amigo no Discord?
Qual a origem da saudação de Spock?
Como se formou a Cruz Vermelha Internacional?
Quando surgiu a vigilância em saúde?
Quando surgiu a Psicologia Humanista?
Como surgiu o dia da Consciência?
O que é democracia direta onde surgiu e como funcionava?
Quando posso fazer empréstimo no PagSeguro?