Como já foi explicitado, o termo Teorias Crítico-reprodutivistas é assim denominado por Saviani como o segundo grupo das teorias pedagógicas brasileiras, que são: [1] a Teoria do Sistema de Ensino Enquanto Violência Simbólica; [2] o Aparelho Ideológico do Estado; [3] a Teoria da Escola Dualista.
Para Saviani (1984) as teorias não-críticas de educação, reguladas em uma concepção de mundo liberal são constituídas pela pedagogia tradicional, pedagogia nova e tecnicista. No sistema capitalista, os conflitos sociais e a pobreza colocam em risco uma pretensa estabilidade.
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Libâneo (1985) apresentou a seguinte classificação: Pedagogias Liberais, sendo subdivididas em: Tradicional, Renovada Progressista, Renovada Não Diretiva e Tecnicista e Pedagogias Progressistas que se subdividem em: Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos.
Entende-se a teoria crítico-reprodutivista como um movimento intelectual de tendência crítica baseado na produção intelectual marxista, e que se desenvolveu nos anos de 1960 e 1970 na Europa, principalmente na França. Esse movimento tratou de pensar a educação baseada em seus condicionantes sociais.
São três as Pedagogias ou Escolas que contemplam as teorias não-críticas: Pedagogia Tradicional; Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.
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As categorias Indústria Cultural, Racionalidade Instru- mental, Pensamento Unidimensional, Experiência Formativa, Semiformação, entre outras, são exemplos do esforço intelectual crítico e da postura emancipatória da própria teoria sobre temas e questões que desafiam a humanidade.
Questão 8 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão De acordo com os estudos de Saviani (2008), quais as Pedagogias que compõem a concepção teórica não crítico ou liberal? ... Tecnicista, Histórico-crítica e Escola Nova.
O que e quais são as Teorias Crítico-Reprodutivistas. As teorias crítico-reprodutivistas são as teorias que, para Saviani (2013), consideram que não é possível compreender a educação sem levar em consideração seus condicionantes sociais.
Saviani denomina a tendência reprodutora de teoria crítico-reprodutivista da educação, uma vez que aborda a educação a partir de seus determinantes, mas a vê somente como elemento destinado a reproduzir seus próprios condicionantes, sem agir ou propor ações à educação (p.
Inversamente a esse posicionamento o conjunto de teorias do segundo grupo, denominado de Teorias Crítico-Reprodutivistas, que engloba a Teoria do Sistema de Ensino como Violência Simbólica, Teoria da Escola como Aparelho Ideológico de Estado (AIE) e Teoria da Escola Dualista, apresentam um posicionamento crítico sobre ...
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
Paulo Freire. Uma das principais referências da educação brasileira, amplamente discutido e estudado na área acadêmica, é o educador e filósofo Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997). ... Maria Montessori. ... Jean Piaget. ... Vygotsky. ... Celestin Freinet. ... Antônio Gramsci. ... Henri Wallon. ... John Dewey.
Teorias não-críticas:
-Entende a educação como um instrumento de equalização social e, portanto, de superação da marginalidade. Ela reforça os laços sociais, promove a coesão e garante a integração de todos os indivíduos no corpo social (é fundamentalmente educativa). Nesta perspectiva, a educação é autônoma.
Por isso, Saviani classifica as teorias educacionais em dois grupos: as teorias não- críticas e as teorias crítico-reprodutivistas.
Pois Saviani afirma que "ela se diferencia da visão crítico-reprodutivista, uma vez que procura articular um tipo de orientação pedagógica que seja crítica sem ser reprodutivista". E o empenho em analisar e compreender a questão educacional a partir do desenvolvimento histórico.
A educação formal reprodutivista trata-se da educação fundamentada em privilégios, isto é, uma educação que se distingue entre as classes. Assim, a escola é tratada como uma reprodutora do sistema, visto que preparam melhor a classe dominante.
Uma educação transformadora se baseia no rompimento das fronteiras do conhecimento, o que nada mais é do que aproximar a educação da vida real. Por exemplo, o estímulo à leitura é uma habilidade indispensável para provas de Língua Portuguesa, mas também é o que determina a análise correta de um enunciado de Matemática.
Entende-se por reprodução social o processo mediante o qual uma sociedade, através de diversos mecanismos, reproduz a sua própria estrutura.
Os principais autores da corrente crítico-reprodutivistaRosa Maria Bortolotti de Camargo Universidade Federal de Santa Maria.Gabriela Fontana Gabbi Universidade Federal de Santa Maria.João Loredi Lemes Universidade Federal de Santa Maria.Carmen Eloísa Berlote Brenner Universidade Federal de Santa Maria.
A pedagogia histórico-crítica compreende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, fundada no modo de produção capitalista, é dividida em classes com interesses opostos, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade.
O movimento, também chamado de Escolanovismo ou Escolanovista, surge como forma de questionamento e contraposição aos moldes tradicionais utilizados na educação até então. Foi baseado em ideias de Jean-Jacques Rousseau, Heinrich Pestalozzi, John Dewey e Freidrich Fröebel.
Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
Baseado na teoria marxista, a pedagogia crítica é ligada à democracia radical, o anarquismo, o feminismo, e outros movimentos que lutam pelo que descrevem como justiça social.
Na Pedagogia Liberal Tradicional, há a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Há a exposição e demonstração verbal da matéria.
A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.
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