Exemplos de explosivos elevados incluem ANFO (mistura de nitrato de amônio e fuelóleo), dinamite, nitroglicerina, PETN (tetranitrato de pentaeritritol), ácido pícrico e TNT (trinitrotolueno). Eles fornecem a força explosiva entregue por granadas de mão, bombas e conchas de artilharia.
Considerado como a substância química mais explosiva já criada, a aziroazida azida é composta por moléculas com 14 átomos de nitrogênio, a maioria deles ligados entre si por meio de ligações sucessivas extraordinariamente instáveis.
Definição de Explosivos
Uma substância explosiva é uma substância sólida ou líquida (ou mistura de substâncias) que é, por si só, capaz por reação química de produzir gás a tal temperatura e pressão ea uma velocidade tal que cause danos ao ambiente.
EXEMPLOS: pólvora, explosivos em geral, munições de qualquer calibre ou finalidade, fogos de artifício, etc. RISCOS: rompimento do corpo e válvula do cilindro, explosão, incêndio, congelamento, asfixia, envenenamento, etc. EXEMPLOS: GLP, GNV, butano, propano, spray em geral, freon, C02, nitrogênio líquido, 02, etc.
Deflagração: queima rápida, com rajada mínima. Explosão: ignição subsônica e rajada de vento (explosivo de baixo grau) Detonação: ignição supersônica e onda de explosão (explosivo de alto grau)
42 curiosidades que você vai gostar
Os efeitos das explosões dividem-se em: fisiológicos, térmicos e mecânicos. Os efeitos fisiológicos são os que afectam os indivíduos ao nível de olhos, tímpanos, pulmões, coração, etc. Os efeitos térmicos provêm do aumento de temperatura provocado pela libertação de energia.
Explosivos podem ser classificados em uma das quatro grandes categorias: explosivos primários, baixos, altos, e nucleares. Explosivos primários: Os explosivos primários são geralmente usados para disparar outros explosivos.
O que causa o risco de explosão? Em geral, os locais que apresentam risco de explosão são chamados de áreas classificadas. São ambientes que possuem uma atmosfera explosiva, ou seja, possuem substâncias no ar (como gases e poeiras) que, ao entrarem em contato com uma fonte de ignição, geram explosão.
Existem diferentes tipos, de variadas composições químicas, mas todos eles são feitos de substâncias inflamáveis que, uma vez incendiadas, liberam gases de alta temperatura com uma pressão violenta. ... Para torná-la mais segura, a substância passou a ser misturada com outros componentes.
A explosividade, também designada por inflamabilidade, consiste no desencadeamento de um processo de combustão (reação de uma substância com o oxigénio) ao ultrapassar uma determinada temperatura (ponto de inflamação), por ação do calor ou de catalisadores.
É a Tsar Bomba. Trata-se de uma bomba termonuclear com duas detonações (fissão e fusão nuclear). Também chamada de “Grande Ivan” ou bomba H, ela libera uma energia explosiva tão alta que foi usada uma única vez, em 30 de outubro de 1962, em um arquipélago no Oceano Ártico.
Já a norma ABNT NBR 7505 , a qual se refere á armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis, considera como inflamável: “Aquele que possuir ponto de fulgor inferior a 37,8ºC e pressão de vapor absoluta igual ou inferior a 2,8 kgf/cm2.”
A nitroglicerina é uma substância amarelo-esverdeada, líquida à temperatura ambiente, descoberta pelo italiano Ascanio Sobrero em 1847 – e um dos explosivos químicos mais potentes que existem.
O sódio é um dos metais alcalinos altamente reativos. Na sua forma pura, o metal macio e brilhante reage com a água para formar hidróxido de sódio (NaOH) e hidrogênio gasoso (H₂). A reação também libera muito calor, o suficiente para queimar o gás hidrogênio – por isso ocorre a explosão.
São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.
Despeje um pouco de peróxido de hidrogênio em uma garrafa de refrigerante. Pegue uma garra PET de 2 litros e despeje um pouco de peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Quanto mais forte (em concentração ou porcentagem) for o peróxido de hidrogênio utilizado, maior será a explosão...
O TNT é o trinitrotolueno, um composto sólido e amarelo muito utilizado como explosivo militar e em demolições.
A pólvora clássica (explosiva) é constituída por 75% de Salitre, 15% de carvão e 10% de enxofre. O principal componente - o salitre ou Nitrato de Sódio, cuja composição química é NaNO3, possui alto poder de combustão e explosão.
O cérebro também seria seriamente ferido: médicos das Forças Armadas dos EUA afirmam que os efeitos de uma explosão em nosso corpo fazem com que o sangue e os fluídos corporais sejam forçados em direção ao crânio, da mesma forma que acontece durante o ato de apertar um tubo de pasta de dente.
Explosivos primários incluem:Hexametileno-triperóxido-diamina (HMTD)Azida de chumbo.Estifnato de chumbo.Picrato de chumbo.Fulminato de mercúrio.Tricloreto de nitrogênio.Tri-iodeto de nitrogênio.Azida de prata.
19.3.1 Para fins desta Norma, considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.
Os primeiros explosivos, criados há séculos, eram misturas de carvão e salitre com cera mineral, resinas e areias petrolíferas com a finalidade de produzir fumaça, incêndios e fogos de artifício. Somente a partir do século XIV passou a ser usado em guerras.
Eventos de alta energia nos quais um líquido ou sólido é rapidamente convertido em gás podem ocorrer em 3 etapas: Deflagração: queima rápida, com rajada mínima. Explosão: ignição subsônica e rajada de vento (explosivo de baixo grau) Detonação: ignição supersônica e onda de explosão (explosivo de alto grau)
As estrelas se transformam em supernovas quando ficam sem combustível e entram em colapso com sua própria gravidade, alimentando uma enorme explosão de carbono. Para que isso aconteça, eles devem ser grandes o suficiente (8 a 15 massas solares).
Os explosivos mais utilizados na mineração são o ANFO (nitrato de amônio e combustível), emulsões e a pólvora negra.
Quando tira o piercing do umbigo fica a marca?
Como identificar bloqueio de ramo esquerdo?
Como funciona o pagamento de fatura de cartão de crédito?
Como fica o organismo depois da retirada da vesícula?
O que é Inteligência Artificial e Big Data?
Qual o melhor antivírus para notebook gratuito?
Como preservar uma rosa como recordação?
Como fica o alistamento militar com a pandemia 2021?
O que é para Foucault o panóptico?
Quanto ganha uma pessoa que trabalha de carteira assinada?
Como faço pra saber a viscosidade do óleo do motor?
Como fica o local picado por escorpião?
Como classificar gestante de alto risco?
Como fica o penhor da Caixa na pandemia?